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O glossário definitivo do Marketing Digital

Entenda os principais termos utilizados por profissionais de marketing digital e vire um expert no assunto.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você é um profissional de marketing que está pesquisando as principais tendências do mercado para fazer o seu negócio evoluir. Neste processo, inevitavelmente descobriu o que é marketing digital e como uma presença ativa na web pode ser determinante para o crescimento das suas vendas. Agora o próximo passo é agendar um bate-papo com uma agência de marketing digital para entender melhor como fazer um bom gerenciamento de redes sociais, como criar anúncios no Google e como melhorar o desempenho do seu site, por exemplo.

Enfim o pessoal da agência chegou. “Agora sim eu vou entender todas as vantagens do marketing digital. Que alegria!”. No início da conversa, já começa um turbilhão de termos em inglês que você nunca tinha ouvido falar. Inbound, Outbound, SEO, Leads, SQL e blá blá blá. Logo surgem as seguintes questões na sua cabeça: “Mas o que é Inbound Marketing? Que raios são esses leads qualificados que estão me prometendo?”. Das duas, uma. Ou você balança a cabeça positivamente para fingir que está entendendo tudo ou corre para o Google te salvar mais uma vez.

Quem nunca passou por uma situação parecida, não é mesmo? Mas fique tranquilo. Desenvolvemos um glossário completo com os principais termos utilizados pelos profissionais de marketing digital. O intuito é te preparar para situações como a descrita acima e introduzir um aprendizado sobre esse rico mercado que só cresce a cada dia. Vamos lá!


Marketing Digital

Qual a função do Marketing? Se a sua resposta é atrair potenciais clientes e fidelizá-los, definir estratégias para aumentar a força da sua marca, produtos e serviços e, consequentemente, aumentar as vendas, você está corretíssimo. Em resumo, o marketing digital visa exatamente esses mesmos objetivos só que utilizando o ambiente virtual e as inúmeras tecnologias disponíveis como um meio para atingi-los. A facilidade de personalização da comunicação e de mensurar todos os resultados de cada ação desenvolvida são algumas das principais vantagens do marketing digital.


Outbound Marketing

Toda e qualquer comunicação em que a empresa inicia a conversa com o público. É a marca quem manda a primeira mensagem. Exemplos: comerciais na TV, anúncios em revista, folheteria, e-mail marketing… Entre algumas características do Outbound Marketing estão: o uso de veículos que têm acesso ao público-alvo; objetivo de despertar desejo incentivando a tomada de decisão; e a comunicação em grande volume, mas com pouca personalização (seu comercial de TV pode impactar milhões de pessoas, entre elas provavelmente alguém que faça parte do perfil desejado, mesmo que você não saiba exatamente quem ela é).


Inbound Marketing ou Marketing de Atração

Antes é preciso entender que com os rápidos avanços da internet e com os consumidores cada vez mais informados sobre as inúmeras ofertas do mercado, o outbound marketing pode funcionar, mas já não é suficiente. No atual cenário a prioridade não é mais ser visto, mas sim SER ENCONTRADO. É aí que entra o Marketing de Atração, o famoso Inbound Marketing. Agora é o consumidor quem inicia a conversa. O objetivo da empresa é aparecer para o usuário no momento em que ele procura sanar algum problema que a sua marca pode solucionar. Exemplos: site corporativo, anúncios no Google, conteúdo para redes sociais e blogs, impulsionamentos no Facebook…

Entre algumas características do Inbound Marketing estão: a possibilidade de trabalhar com nichos menores, atendendo desejos e necessidades mais específicas de forma personalizada; e a comunicação bidirecional (o foco é participar de uma conversa constante com o usuário para ele identificar a empresa como uma solucionadora dos seus problemas).


Leads

Os leads são usuários que interagiram com a sua marca em algum momento dentro do ambiente virtual. Se eu entrei no seu site e preenchi um formulário de contato, baixei um e-book, fiz uma ligação ou qualquer outra ação motivada pelas ações digitais de uma marca, eu me tornei um lead daquela empresa, uma oportunidade de negócio que deve ser muito bem trabalhada para virar um cliente no futuro. O objetivo das estratégias de inbound marketing é transformar visitantes em leads e leads em clientes.


Kick-off

Quando iniciamos um trabalho com marketing digital, a primeira etapa que deve ser considerada é um planejamento prévio envolvendo os profissionais de marketing digital e o cliente, em que será feito um estudo das necessidades e dores para executar as ações da melhor forma, visando encontrar os melhores meios de atingir o potencial cliente em todas as etapas do funil de vendas do Inbound Marketing (definição a seguir). Essa etapa é chamada de Kick-off.


Funil de Vendas do Inbound Marketing

Você deve se perguntar: na prática, como funciona o Inbound Marketing?
Todas as ações executadas dentro de uma estratégia digital são baseadas em 04 etapas dentro de um “funil”. Cada uma delas tem papel fundamental para atingir o grande objetivo de gerar vendas. Resumidamente, as etapas do funil são:

Atração: Fase que visa as estratégias para transformar desconhecidos em visitantes do seu site, blog, landing page, etc…

Conversão: Fase que visa transformar os visitantes em leads.

Relacionamento: Fase de nutrição de informações, de gerar um relacionamento bidirecional com o lead, aumentando as chances de transformá-lo em um cliente.

Vendas: A fase que todo mundo gosta. A hora quando o lead finalmente efetuou a compra e virou um cliente.


Topo de Funil – Top of funnel – ToFu

Toda ação desenvolvida para inbound marketing que visa as fases de Atração e Conversão do Funil de Vendas é considerada uma ação detopo de funil (ToFu).


Meio de Funil – Middle of funnel – MoFu

Toda ação desenvolvida para inbound marketing que visa a fase de Relacionamento do Funil de Vendas é considerada uma ação de meio de funil (MoFu).


Fundo de Funil – Botton of funnel – BoFu

Toda ação desenvolvida para inbound marketing que visa a última etapa do Funil de Vendas é considerada uma ação de fundo de funil (BoFu).


Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a base de uma eficiente estratégia de Inbound Marketing. Visa aumentar o engajamento com clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdos relevantes sobre os seus assuntos de interesse para que ele sempre enxergue determinada marca como uma autoridade no que fala, aumentando, assim, a possibilidade de gerar mais negócios. Um bom marketing de conteúdo traz mais tráfego para sites, lembrança de marca (brand awareness), impulsiona a geração de leads e ensina o mercado, tendo como consequência alavancar as vendas. Principais formatos: Blog posts, e-books, infográficos, vídeos, podcasts, artigos em redes sociais…


MQL e SQL – Leads qualificados

MQL e SQL são dois termos utilizados para nomear leads que estão em estágios mais avançados para se tornarem clientes efetivos. São leads qualificados, ou seja, aqueles mais propensos a adquirirem o seu produto e/ou serviço. Sigla de Marketing Qualified Leads, o MQL é um lead que já tem consciência de um problema que possui e o tipo de empresa que pode solucioná-lo. Em algum momento ele já baixou o seu e-book, já leu algum artigo do seu blog ou já assistiu aos vídeos das suas plataformas digitais. Cabe à equipe de marketing da empresa continuar nutrindo esse lead de informações relevantes para ele finalmente se tornar um SQL.

O SQL (Sales Qualified Leads) é o estágio final do lead antes de realizar uma compra. Esse usuário já está suficientemente nutrido de informações e já sabe que a sua empresa pode ser uma solução para o que ele procura. É possível que esse lead até já tenha entrado em contato para solicitar um orçamento, por exemplo. Agora é a vez do time comercial brilhar! A equipe de marketing deve identificar os MQL que já chegaram ao nível de um SQL e enviar seus contatos para a equipe de vendas fechar negócio. Quanto mais rápido esse processo acontecer, maiores as chances de ganhar um novo cliente.


Público Alvo x Personas

Público-alvo é uma palavra mais do que conhecida pelos profissionais de marketing. Trata-se de um grupo amplo de pessoas que estão mais propícias a adquirirem o seu produto ou serviço. Se eu vendo roupas sociais femininas acima de R$500,00, o meu provável público-alvo é composto por mulheres empresárias, entre 25 e 55 anos, com um alto poder aquisitivo. O público-alvo é mais amplo e normalmente utilizado para estratégias de outbound marketing. Quando trabalhamos com marketing digital o público-alvo dá lugar às Personas.

Como mencionado anteriormente, uma das vantagens do Marketing Digital é a facilidade de personalizar a comunicação. É exatamente por isso que nas estratégias para web trabalhamos com o conceito de Persona ao invés de público-alvo. As Personas exigem um conhecimento mais intenso sobre o tipo de pessoa que queremos impactar, muito além do gênero, idade, renda e profissão. Para defini-las, é necessário muita pesquisa visando entender também detalhes sobre comportamentos, hábitos e trabalho, descobrindo, assim, o cliente ideal.

Vamos a um exemplo prático com a mesma empresa de roupas sociais femininas. Depois de um estudo aprofundado para atuar com marketing digital, chegamos à conclusão que o cliente ideal é a Manuela. A Manuela é uma gerente de contas proativa, ambiciosa e independente, que busca todos os dias crescer profissionalmente. Ela é antenada às tendências do mercado e da moda, passa grande parte do seu dia conectada e acredita que postura e elegância são importantes complementos para alcançar os seus objetivos na carreira. Você acha que a Manuela está disposta a comprar roupas sociais femininas mais chiques? Acho que sim, não é mesmo? São mulheres como ela que a minha empresa precisa conversar.


Busca Orgânica

Quando um usuário procura por uma palavra em buscadores como o Google, aparece uma lista de resultados referentes àquele termo. Todos os links que não possuem a palavra “Anúncio” na frente são fruto da busca orgânica. São os resultados que o Google considera mais relevantes, os que melhor resolverão o problema daquele usuário naquele momento, sem a necessidade de aporte financeiro para isso. Quanto mais acima o seu site aparece na busca, mais relevante ele é. Para uma empresa conseguir uma posição de destaque nos buscadores, um trabalho bem feito de SEO é fundamental.


SEO

Impossível falar de Inbound Marketing sem falar em SEO (Search Engine Optimization – tradução: Otimização para Mecanismos de Busca). Em resumo, trata-se de um conjunto de otimizações de conteúdo em sites, blogs e páginas diversas, visando um bom ranqueamento orgânico em buscadores como o Google. Uma estratégia de SEO bem feita trará visibilidade para sua empresa na internet e aumentará o tráfego orgânico do seu site. O SEO passa pela presença natural das palavras-chave nos diversos conteúdos do seu site; pela qualidade e tamanhos dos textos; pela otimização de imagens; pelo tempo que o usuário permanece em determinada página; entre muitos outros fatores. Diversas empresas contratam uma agência de marketing digital para ajudá-las com a criação e otimização de conteúdo visando o SEO.


SEO On Page x SEO Off Page

Existem dois tipos de SEO que os profissionais de marketing de conteúdo levam em consideração em uma estratégia de Inbound Marketing. O SEO On Page diz respeito basicamente a todas as melhorias de conteúdo a serem feitas dentro do seu site para aumentar sua relevância para os buscadores (ex: palavras-chave nos textos, velocidade de carregamento, URLs, title tag, meta description, etc…). Já o SEO Off Page é aquele que não considera as melhorias internas do seu site, mas sim o que outros sites, blogs, páginas e influenciadores em geral falam sobre você. Se o link do seu site está presente em diferentes domínios, por exemplo, o Google avalia que o seu negócio tem uma boa presença na internet e que deve ser relevante, favorecendo, assim, o seu ranqueamento.


Busca Paga / Links Patrocinados

Como o próprio nome já diz, diferente da busca orgânica, a busca paga é aquela que a empresa investiu para aumentar as chances de aparecer primeiro para o usuário no momento de uma busca. São os resultados que aparecem a palavra “Anúncio” na frente da URL ou que ficam posicionados do lado direito como “Patrocinados”. Assim como na busca orgânica, o Google também avaliará a relevância e o SEO da página destino do anúncio, mas dessa vez também considerará o valor investido. É importante ter em mente que nem sempre quem paga mais tem vantagem no leilão por posições mais altas nos buscadores.


Palavras-chave

As palavras ou termos que o usuário escreve na barra de busca do Google para pesquisar sobre determinado assunto.


SERP

Sigla de Search Engine Results Page, SERP é a página de resultados de um buscador da internet. Quando digito a palavra-chave “marketing digital” na busca do Google, serei encaminhado para uma SERP com os diversos sites que têm relação com marketing digital, e por aí vai.


Domínio

Em português claro, é o nome dado para cada site. Exemplo: o domínio do site da Uptown é www.uptown.com.br.


URL

URL significa Universal Resource Locator. É todo texto que compõe qualquer endereço de um site. Exemplo: a URL da homepage do site Uptown é http://www.uptown.com.br. Já a URL da nossa página de portfólio é www.uptown.com.br/projects, e assim por diante.


Backlinks

Links que levam o usuário de uma página para outra, inclusive de terceiros. Os backlinks são muito importantes para uma boa estratégia de SEO Off Page.


Title Tags

Sabe a lista de resultados que aparece quando fazemos uma pesquisa no Google? Aqueles títulos na cor azul, a primeira linha de cada resultado, são chamados de title tags.


Meta Description

Continuando nos resultados das buscas do Google, todo o texto de descrição na cor cinza que aparece logo abaixo da URL é chamado de meta description.


Landing Pages ou Páginas de Captura

São páginas de destino criadas com um único objetivo: converter visitantes em leads. Normalmente as Landing Pages são focadas em uma oferta específica, contêm menos elementos do que um site, possuem formulários para adquirir informações de contato e CTAs chamativos para incentivar a ação do usuário. O objetivo é não dispersar a atenção com nada que motive o visitante a abandonar aquela página antes de converter. O que ele procura estará ali de forma clara, objetiva e chamativa.


CTA – Call to Action

Os CTAs são botões ou textos que convidam o usuário para uma ação. São os famosos BAIXE AGORA, ACESSE NOSSO SITE, ENTRE EM CONTATO, etc… CTAs chamativos, com textos no imperativo e de fácil entendimento tendem a funcionar melhor.


Teste A/B

O Teste A/B é essencial em uma estratégia de inbound marketing. Trata-se de um teste realizado em determinada ação digital para comparar dois elementos e entender qual deles é mais efetivo. Por exemplo: Posso criar duas Landing Pages com o objetivo de incentivar usuários a preencherem um formulário. A estrutura e conteúdo das duas são idênticos. A única coisa que varia de uma para a outra é a cor do botão do CTA (um é vermelho e o outro, verde). Então, ativo ambas na rede e, depois de determinado tempo, percebo que a LP com botão verde converte mais do que a LP com botão vermelho. Pronto! Está feito um teste A/B onde identifiquei que a cor do CTA influencia na conversão. Recomenda-se testar apenas um elemento de cada vez para a obtenção de resultados de análise mais precisos.


CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization, CRO diz respeito à estratégia que profissionais de marketing digital utilizam para melhorar o desempenho de um site, incentivando usuários a converterem mais, ou seja, a fazerem uma ação pré-determinada, como o download de um material por exemplo.


Taxa de Conversão

Métrica utilizada para avaliar resultados de ações digitais. É o resultado da divisão do total de conversões geradas pelo número de acessos. As conversões representam a quantidade de pessoas que executaram uma ação esperada. O número de acesso é o total de visitantes do meu site. Se multiplicarmos esse resultado por 100, temos a taxa de conversão em porcentagem. Exemplo: Criei um CTA para as pessoas baixarem um e-book. No último mês, 1000 visitantes estiveram no meu site. Desses 1000 visitantes, 100 baixaram o meu e-book. Ou seja, tive 10% de taxa de conversão.


Web Analytics

Outro importante benefício do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar os resultados de todas as ações elaboradas. Mas como mensurar resultados digitais? Através de inúmeras ferramentas de web analytics, que medem, coletam e analisam dados de navegação e interações diversas através de relatórios completos e muito fáceis de gerar. Alguns exemplos dessas ferramentas: Google Analytics, SemRush e WooRank.


Google Ads (antigo Adwords) 

Quando alguém falar sobre Adwords com você, é nada mais nada menos do que o nome da ferramenta de anúncios pagos do Google, onde definimos as palavras-chave mais relevantes para o nosso negócio, o investimento e como será o anúncio que vamos criar. Aliás, embora ainda muito usado, o Google já não utiliza o termo Adwords. Agora o nome da plataforma é Google Ads.


Head Tails x Long Tails

Quando desenvolvemos estratégias de conteúdos pensando em SEO ou para criar um grupo de anúncios no Google Ads, um dos primeiros passos é definir Head Tails e Long Tails, nomenclaturas que os profissionais de marketing digital dão aos tipos de palavras-chave mais relevantes para o cliente. Head Tails são termos mais curtos e abrangentes que darão origem às Long Tails. Confuso? Fique tranquilo que será fácil entender com o exemplo a seguir.

A Uptown é uma agência de marketing digital localizada em Santo André, São Paulo. Queremos anunciar no Google para as pessoas conhecerem a empresa e as nossas soluções em marketing digital. Para começar, preciso entender quais palavras-chave os internautas pesquisariam para me encontrar. A etapa 01 é definir a head tail do meu anúncio, ou seja, o termo mais curto que define o meu negócio. Talvez “marketing digital”, certo? Agora o próximo passo é definir as long tails, termos de pesquisa mais longos gerados a partir da head tail. Veja abaixo:

Head Tail
marketing digital

Long Tail
agência de marketing digital
agência de marketing digital em santo andré
agência de marketing digital em são paulo
consultoria de marketing digital
consultoria de marketing digital em santo andré
consultoria de marketing digital em são paulo
marketing digital agência
marketing digital como fazer

Note que as long tails podem ser inúmeras. Basta entender a necessidade da sua empresa, um pouco de criatividade e pronto! O seu grupo de palavras-chave para o anúncio está definido.

Embora tenham um volume menor de busca em relação às head tails, as long tails garantem um anúncio mais eficiente. Sabe por quê? Se uma pessoa procura por “marketing digital” ela pode se deparar com anúncios e dezenas de opções de sites que não tenham necessariamente a ver com os negócios da Uptown. Agora imagina se a mesma pessoa procura por “agência de marketing digital em santo andré”. Agora a Uptown tem muito mais chances de aparecer para ela e atender exatamente a sua necessidade, ou seja, a probabilidade de transformar esse usuário em um cliente é bem maior.

É muito importante que as head tails e long tails também apereçam nos textos do seu site e blog posts, pois aumentam as chances da sua empresa ranquear bem nas buscas do Google. Definir head tails e long tails é justamente um dos trabalhos de uma agência de marketing digital.


Impulsionamento / Dark Post (ou Ghost Post)

Sabe quando estamos navegando no feed do Facebook ou Instagram e, de repente, somos impactados por um post de um perfil que não seguimos? Se essa publicação estiver com a palavra “Patrocinado” abaixo do título, ela é fruto de um anúncio pago. Aquele perfil investiu dinheiro para o post aparecer no seu feed. São os chamamos impulsionamentos em redes sociais. Os Dark Posts seguem o mesmo princípio. A diferença é que não são fruto de impulsionamento de um post feito na página. São anúncios pagos que não aparecem no feed do anunciante, mas apenas para o público que ele definiu previamente.


CPC x CPM x CPA

São três formas de cobrança de anúncios online pagos. Como o próprio nome já diz, no Custo por Clique (CPC) o pagamento é feito a cada clique do usuário no seu anúncio. É o método utilizado pelo Google Ads, por exemplo.

No Custo por Mil Impressões (CPM), o anunciante paga cada vez que o seu anúncio simplesmente aparecer para 1.000 pessoas (não precisa ser necessariamente clicado por nenhuma delas). Uma impressão equivale a uma visualização.

Já o CPA, Custo por Aquisição, é quando o anunciante paga apenas quando o usuário fez a ação que ele gostaria (baixar um catálogo, concretizar uma venda online…). Por ser mais eficaz, o CPA tende a ser mais caro do que as demais formas de cobrança.


SLA – Service Level Agreement

No marketing digital, o SLA é um acordo de nível de serviço que deve ser feito entre a equipe de marketing e de vendas de determinada empresa, a fim de trabalharem em sinergia, consolidando as metas e definições previamente discutidas no planejamento. Em resumo, o marketing deve se comprometer em enviar um número de leads qualificados para a equipe de venda que, por sua vez, deve garantir ao marketing rapidez e qualidade dos contatos com potenciais clientes. É um documento que firma um trabalho integrado, visando o êxito completo da estratégia digital.


LGPDP – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Em 2018, o Brasil passou a fazer parte do grupo de países que possuem Lei de Proteção de Dados na Internet. A sigla completa significa Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A Lei nº 13.709/2018 é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet. A LGPDP estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para seu não cumprimento. A lei estabelece 10 bases legais para legitimação do tratamento de dados pessoais e garante direitos aos titulares dos dados como: acesso, correção, eliminação, portabilidade e revogação do consentimento. Desta forma, empodera o consumidor e garante a indenização na ocorrência de danos causados ao titular.


Growth Hacking

Growth Hacking é o marketing orientado a experimentos. Simples e objetivamente, trata-se de pilotar o marketing digital e todas suas ações orientado a dados através de experimentos. O profissional que atua nesta área é responsável por encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso de uma marca, além de criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa. Sean Ellis inventou o termo growth hacking para descrever o que ele mesmo vinha realizando pelas empresas por onde passava. Em português, growth hacking não possui tradução direta. Trata-se de uma expressão, e expressões não podem ser traduzidas literalmente sem estar dentro de um contexto. Porém, analisando as palavras separadas já dá para ter uma ideia:

Growth: crescimento
Hack: brecha ou espaço
Hacking: encontrar e explorar essas brechas e espaços

De maneira simples, é possível entender o growth hacking como a prática de encontrar “gatilhos” que promovem um crescimento acelerado. Como toda novidade que evolui, aos poucos começaram a aparecer cargos relacionados à Growth Hacking, gerando mais 05 termos interessantes para conhecermos:


Chief Growth Officer

Coordena e direciona as receitas para a equipe. É um gestor de finanças, avaliado pelo desempenho financeiro. Não é apenas um CMO Digital enlouquecido com métricas de vaidade.


Quant

É um jargão financeiro. O quant é a pessoa especializada em aplicações matemáticas e métodos estatísticos – tais como técnicas numéricas ou quantitativas – de problemas financeiros e de gestão de risco.


Designer

Guru da empatia, design thinking, sabe como criar design para as pessoas (e não demografias) e pensa na conversão antes, durante e depois do design.


Hacker

Um programador que pode construir todos os tipos de programas automatizados que ajudam o marketing a escalar o crescimento de clientes.


Gurus de Canais

Profundo conhecedor tático e estratégico de caminhos nos canais de distribuição pagos (Google Ads, anúncios no Facebook, retargeting, etc.) e orgânicos (SEO, social, Inbound).


Parabéns!
Se você chegou até aqui já deve estar mais do que familiarizado com a maioria dos termos de marketing digital e preparado para iniciar uma estratégia digital nos seus negócios. Precisa de ajuda para começar? A Uptown é uma agência de marketing digital com profissionais preparados para auxiliar o cliente com o planejamento de marketing digital, gerenciamento de redes sociais, criação de anúncios no Google, mensuração de resultados em tempo real e muito mais! Vamos conversar? =)

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