Blog Uptown - Marketing Digital

Bora tropicalizar! Descubra como adaptar seu manual de padronização visual para o mercado brasileiro.

Está difícil encontrar no Brasil os materiais descritos no manual de padronização visual da sua empresa multinacional? Nós entendemos a sua dor. Contaremos a solução neste artigo.

No artigo passado, apresentamos cinco dicas de ouro para empresas com muitos PDVs em todo o país gerenciá-los de forma prática e segura, especialmente quando falamos de aspectos visuais e controle de qualidade. Se você ainda não leu, clique aqui. Em um dos tópicos listados, mencionamos sobre a importância de um manual de padronização física para ajudar as lojas a seguirem sempre, nos mínimos detalhes, as práticas determinadas pela “marca mãe”. 

Agências de arquitetura especializadas em desenvolver projetos para inúmeros estabelecimentos comerciais de mesma bandeira têm que estar preparadas para todas as situações, se adaptar a cada cenário que o mercado oferece. É muito natural encontrar multinacionais com centenas de pontos de venda em solo brasileiro, mas com sedes em outros países, em outros continentes. 

Uma situação comum, e que nos fez abordar esse tema, é que esse tipo de companhia muitas vezes já possui manuais de padronização física e identidade visual completos (os famosos “guide books”). Isso é ótimo, não é mesmo? Bom, depende da empresa que você contratará para tocar esses projetos. Mas você deve estar se perguntando: “Mas por que isso pode ser um problema? O que pode afetar no trabalho da arquitetura?”. 

Como adaptar um manual de padronização internacional?

Guides de padronização física que vêm de fora, além de estarem em outro idioma (fazer a tradução correta é fundamental), na grande maioria das vezes também especificam materiais que vêm de fora para as fachadas das lojas, mobiliários, pintura, entre outros itens, que podem ser muito difíceis de encontrar, inviáveis de adquirir ou até mesmo não serem fabricados no Brasil. E o que fazer nesse caso? Sentar e chorar? Jamais!

Uma empresa precisa ter ao lado parceiros de confiança, como uma agência de arquitetura especializada em “tropicalizar” qualquer manual de padronização internacional, ou seja, adaptá-lo com itens fáceis de encontrar no país e que sejam praticamente iguais (ou bem semelhantes) aos materiais listados no guide book da multinacional, tanto no aspecto quanto na qualidade. E não basta apenas fazer esse intenso trabalho de pesquisa e seleção. 

Nos projetos executivos, aqueles documentos que detalham o projeto para os responsáveis por sua execução, os “novos” materiais devem ter um nível de detalhamento super preciso. A Uptown é uma agência de arquitetura acostumada a lidar com todo tipo de manual de padronização e identidade visual, de várias partes do mundo, com equipe de profissionais preparada para deixar o trabalho do cliente mais fácil, sem jamais abrir mão do padrão de excelência exigido. 

Veja a seguir alguns exemplos de como especificamos os materiais para o projeto executivo de estabelecimentos comerciais.

Exemplo de descrição de materiais em manual de padronização “tropicalizado”

    • Alumínio: Alumínio Tecbond Poliéster – Amarelo – 3 mm;
    • Adesivos: Adesivo 3M Scotchcal série BR7300 opaca – Cores: Amarelo Girassol (BR 7300 – 25); Vermelho Tomate (BR 7300 – 13);
    • Iluminação: Refletores LED – Brilia 36W – 3 unidades;
    • Lona: Lona Vinílica Sanlux Vill Gl – Sansuy – Cor Amarelo S102 – 2000 mm;
    • Pintura: Tinta acrílica externa Suvinil – Amarelo Sol – R026; Tinta acrílica externa Suvinil – Preto Absoluto;
    • Luminoso: Em Alumínio tipo frontlight: Tecbond Poliéster – Amarelo (Ref. Day Brasil) – 3 mm;
    • Letras caixa: PVC expandido com 5 cm de profundidade, acabamento em pintura branca;
    • Placas: Placa mono face – 300 cm x 80 cm x 8 cm de espessura; confeccionada em perfil de aço galvanizado; revestimento de face em alumínio composto (ACM) preto acetinado; e adesivos em recorte eletrônico;

Essa linguagem é fundamental para os parceiros responsáveis pelas obras executarem o trabalho com exatidão, diminuindo a chance de qualquer eventual equívoco na hora de transformar um projeto de arquitetura em um PDV incrível e no padrão.

Com esse nível de detalhamento, adaptando qualquer item de manuais internacionais para materiais fáceis de encontrar localmente, a sua multinacional pode ficar tranquila se quiser abrir suas lojas em território nacional. O seu padrão de qualidade será mantido, com as adaptações necessárias pensadas caso a caso.

A Uptown pode fazer o trabalho de “tropicalização” do seu manual de padronização e muitos outros serviços voltados a arquitetura comercial, arquitetura de varejo e projetos de lojas, revendas ou franquias. Vamos conversar? =)