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O glossário definitivo do Merchandising no ponto de venda

Você sabe uma ótima forma de incentivar a venda dos produtos dentro de sua loja? Qual as principais ferramentas do merchandising no ponto de venda? Vamos te contar tudo agora neste super glossário.

A Uptown é uma agência de trade marketing que atua diariamente para fortalecer e alavancar as receitas dos mais variados estabelecimentos comerciais em todo o Brasil. Entre as inúmeras soluções que oferecemos para empresas com lojas próprias, revendas ou franquias, estão o Programa de Excelência, conteúdos para treinamentos, projetos de arquitetura de fachadas e interior de lojas e, é claro, o Merchandising no ponto de venda.

Mas afinal, você sabe o que é merchandising? Não? Então vamos começar o nosso glossário justamente com o significado dessa palavra que nos motivou a desenvolver esse texto.

Merchandising no ponto de venda, ou Visual Merchandising, é o nome que se dá a uma série de ações e técnicas para intensificar a comunicação dentro de um PDV, com o intuito de chamar a atenção dos clientes dentro do estabelecimento e motivá-los a comprar determinado produto.

 

Agora que você já entendeu o conceito por trás desse importante braço da publicidade, que tal conhecer as inúmeras possibilidades de materiais que o merchandising no ponto de venda pode oferecer para sua empresa? 

A seguir listaremos algumas delas, mas sempre vale ressaltar que a criatividade é a grande aliada para destacar um produto dentro de uma loja ou, então, se diferenciar em um local que expõe também marcas da concorrência. Nada impede que sua empresa, em conjunto com a agência de trade marketing, crie novas soluções mega inovadoras! Esse artigo é só o começo para você se inspirar. Sem mais delongas, vamos ao glossário!

Materiais de merchandising no ponto de venda de A a Z

Adesivo de Chão

Como o próprio nome diz, é um adesivo colado no chão do PDV para chamar a atenção do cliente ou guiá-lo para determinado local onde seus produtos estão expostos.

Backlight

Trata-se de um painel com uma iluminação interna para destacar alguma mensagem ou imagem publicitária. Normalmente são feitos em estrutura metálica. 

Balcão de Degustação

Sabe quando um promotor de venda, atrás de um balcão, aborda você dentro do supermercado para experimentar algum produto? Esse é o principal intuito do balcão de degustação, que é muito efetivo para fazer o cliente adquirir produtos que ele não planejou em um primeiro momento.

Blister

Tipo de embalagem em formato de cartela, geralmente de papel resistente ou plástico, com o produto exposto atrás de um revestimento plástico transparente. Muito utilizada para itens menores por sua praticidade e fácil exposição.  

Bandeirola

Sabe as bandeirinhas de festa junina? Esse tipo de material de merchandising no ponto de venda segue o mesmo princípio. São artes fixadas em uma corda pendurada no topo do estabelecimento. O objetivo principal é chamar atenção do cliente.

Banner Impresso

Normalmente retangulares, os banners desse tipo são impressos em lona, podendo ser pendurados na parede ou em estruturas metálicas apoiadas no chão (banner roll-up). Também podem ser feitos em formato de faixa, muitas vezes fixados na fachada das lojas para comunicar alguma promoção especial.

Box Pallet

Muito utilizada em mercados de grande porte, é um tipo de display em formato de caixa para transportar e expor vários produtos de uma vez, que pode ser personalizado conforme a sua necessidade. 

Centro de Pneus

Peça de merchandising no ponto de venda feita exclusivamente para pneus. Trata-se de um material em formato circular com hastes especiais para fixação no centro dos pneus, preenchendo totalmente aquele buraco no meio do produto.

Cubo Promocional

Uma peça muito criativa que possibilita comunicação em seis faces. Proporciona diversas aplicações, em diferentes tamanhos: vários cubos empilhados no chão; cubos de mesa; cubos pendurados no teto por um fio…

Display

Podemos chamar de display qualquer material de merchandising no ponto de venda com o objetivo de promover, demonstrar ou ajudar na venda de um produto. Pode ser de chão, de mesa, suspenso em gôndolas…

Display Cross

Um tipo de display que é positivado nas gôndolas de produtos complementares, ou seja, que têm relação direta ou indireta com o produto exposto. 

Display de Balcão / Display de mesa

Um tipo de display pequeno que pode ser apoiado em um balcão ou mesa, normalmente destinado a produtos/comunicações menores ou para armazenar folhetos.

Display de Chão

Ao contrário do display de mesa, esse tipo de display é maior, apoiado no chão, e construído com materiais mais resistentes, uma vez que no geral é feito para suportar produtos pesados ou uma grande quantidade de itens. Pode ter inúmeros formatos e, além da criação do designer gráfico, normalmente precisa do trabalho de profissionais de arquitetura para desenvolver projetos executivos detalhados. A Uptown é especialista no desenvolvimento de projetos de displays como esse.

Faixa de Gôndola

É muito comum ver esse tipo de material de merchandising nas gôndolas dos PDVs. São faixas fixadas na parte frontal das prateleiras, que dão ainda mais destaque aos produtos expostos nelas. 

Fita Cross / Clip Cross

Uma espécie de fita fixada verticalmente nas intersecções das prateleiras para expor itens que têm relação direta com os produtos expostos na gôndola.

Gancheira

É um acessório com diversos ganchos para expor produtos em blisters ou saquinhos com um furo no topo.

Gôndola

Nada mais é do que a área onde os produtos ficam expostos, normalmente em formato de prateleiras. Em alguns casos, a empresa pode criar gôndolas especiais e personalizadas para expor apenas o seu produto.

Ilha

Um material de merchandising no ponto de venda comum em supermercados. As ilhas ficam no meio dos corredores, possibilitando que os clientes tenham acesso aos produtos pelos quatro lados do expositor.

Ponta de Gôndola

Sabe aqueles produtos que ficam expostos nas extremidades das gôndolas, com muito mais destaque do que qualquer parte do mercado? A ponta de gôndola é uma das áreas mais nobres para uma empresa expor produtos porque, além da possibilidade de maior personalização, o cliente normalmente “dá de cara” com ela quando entra no local.

Stopper

Um material de merchandising no ponto de venda fixado na prateleira de modo que fique perpendicular a ela. O objetivo é justamente estar “no meio do caminho” do cliente, facilitando sua visualização.

Totem

Uma peça vertical apoiada no chão, longilínea (muitas vezes da altura do cliente), que possibilita fazer comunicações da marca dos dois lados. 

Totem Lamá

Um tipo de totem especial, em formato curvo de ambos os lados, com tecnologia “dobrável”, facilitando o transporte. 

Windflag

Como se fosse uma bandeira, a windflag é uma peça fixada em áreas externas que se movimenta com a ação do vento, chamando atenção das pessoas para uma marca ou produto.

Wobbler

Peça gráfica produzida com uma tecnologia de haste flexível que faz a comunicação “saltar” em frente aos produtos expostos, como se estivesse pendurada.

Pronto! Você agora já está craque em identificar diferentes tipos de materiais de merchandising no ponto de venda. O mais importante é que todos os itens listados acima podem ter variações de formatos, estilos e materiais. O briefing do cliente, a inventividade da agência e as leis da física (rs) determinarão até onde você pode chegar.

A Uptown atua na melhoria contínua dos PDVs, sempre em busca da venda perfeita. Precisa de ajuda para criar o seu enxoval de merchandising? Entre em contato com a gente!