Você já pensou em padronizar sua rede de lojas? Sabe que existem alguns importantes fatores para considerar antes de iniciar um projeto de padronização de lojas e franquias ou qualquer outro tipo de negócio físico? Fique atento a esses 05 pontos de atenção que preparamos para você.
Quando pensamos em redes de lojas com a mesma bandeira ou franquias, imaginamos que todos os estabelecimentos tenham o mesmo padrão visual, de iluminação, a mesma ambientação e o mesmo padrão de atendimento. Esse é o mundo perfeito! (caso você queira se aprofundar mais no assunto e entender tudo o que envolve um projeto de padronização, clique aqui).
No entanto, antes de iniciar qualquer projeto de padronização de lojas e franquias, é necessário atentar-se para alguns pontos importantes, que muitas vezes não são levados em consideração pelas empresas e lojistas por parecerem menos relevantes, mas que, na verdade, fazem toda a diferença quando pensamos em uma loja perfeita. E isso vale tanto para franquias, revendas e redes de loja quanto para um estabelecimento comercial independente. Fatores como conhecer bem o seu cliente, a localização, elementos visuais extra, limpeza e manutenção são pontos de atenção simples, mas que, se não antecipados, podem impactar consideravelmente o fluxo dentro da loja e reduzir as vendas, mesmo que o estabelecimento esteja moderno, padronizado, com produtos incríveis e profissionais capacitados.
Vamos nos aprofundar mais a seguir com 05 respostas fundamentais para o sucesso do seu negócio.
1 – Quem é você e quem é o seu cliente?
Toda a estrutura física de uma loja, seja sua fachada ou seu interior, precisa estar diretamente ligada à imagem que você quer passar para o seu cliente.
Entenda seu negócio: A loja precisa refletir o seu negócio. Se você vende artigos de luxo, por exemplo, a fachada, a escolha dos mobiliários e até o vestuário dos funcionários precisam transmitir a mesma sensação para o cliente. Por outro lado, uma loja muito luxuosa pode intimidar clientes de rendas inferiores. Entenda qual o seu tipo de negócio e o tipo de público que você deseja atrair antes de começar qualquer projeto.
Entenda seu cliente: O segundo passo é entender seu cliente. Saber definir o seu cliente ideal é fundamental. O que ele busca na sua loja? O que mais chama a sua atenção? Essas respostas podem influenciar na escolha dos elementos para desenvolver um projeto de padronização de lojas e franquias, assim como identificar desde os produtos de vitrine até a comunicação que estará na entrada da loja. Não se esqueça de treinar sua equipe para atender este público da melhor forma, a padronização física é sim muito importante, mas um bom atendimento também fará toda a diferença no posicionamento da sua marca.
2 – Qual a localização da sua loja?
Atente-se à localização e aos arredores de cada loja. Dependendo do endereço, algumas adaptações devem ser antevistas em um projeto de padronização.
Visualização da fachada: Verifique a forma como o cliente normalmente visualiza a sua fachada pela primeira vez. Se sua loja é de esquina, o cliente passa mais por qual rua? Seu logotipo tem que ficar na frente ou na lateral? Dica: A primeira visualização QUASE NUNCA é frontal.
Fluxo de pessoas: Sua loja fica em uma rua com alto fluxo de pessoas a pé ou em uma rodovia que só passam carros? As pessoas circulam por ali de dia e de noite? Essas questões podem definir, por exemplo, qual a dimensão, altura e posição ideais dos elementos de sua fachada, o que comunicar nela e se vale a pena iluminá-la à noite.
Barreiras visuais: Em frente à sua loja tem uma árvore, um poste ou qualquer outra barreira visual? Um bom projeto de padronização deve se adaptar às particularidades de cada local. Assim, o arquiteto responsável estudará alternativas para a melhor exposição dos elementos da sua fachada.
3 – O que aplicar na fachada?
Tamanho não é sinal de eficiência. Para uma padronização de lojas e franquias, deve-se sempre considerar as particularidades prediais de cada loja e as leis restritivas da sua cidade antes de instalar a fachada.
Estabelecimento: Existem estabelecimentos de todos os tipos. Se sua loja fica em um terreno muito recuado da calçada, um bom complemento para melhorar a visualização das pessoas é a instalação de um totem; utilizar uma bandeira, elemento visual perpendicular à fachada, pode favorecer a visualização das pessoas que estão afastadas; entre outras soluções que otimizam a exposição da sua marca.
Leis restritivas: Muitas cidades possuem leis que restringem a comunicação visual dos estabelecimentos. Algumas, dependendo do tamanho do seu prédio, só permitem uma área de 4 m2 para a comunicação na fachada. Outras determinam uma proporção em relação ao tamanho da fachada. Por isso, sempre faça o projeto baseado na lei da sua cidade e, para evitar multas e problemas, aprove previamente junto aos órgãos competentes, como a subprefeitura da sua cidade. Quer saber mais sobre leis restritivas? Clique aqui.
4 – Como executar o seu projeto?
Para escolher os materiais certos, nem sempre o mais caro é o melhor ou o mais eficiente. Cada caso é um caso.
Custo x Durabilidade: Existem alternativas de materiais para todos os bolsos na hora de executar um projeto de padronização. É necessário apenas saber escolher conforme o seu objetivo. Utilizar ACM, por exemplo, exige um investimento maior do que a Lona, mas também garante mais durabilidade e acabamento. Dica: Saber escolher bem o material ideal para sua loja reduzirá consideravelmente os custos. Se aprofunde mais no tema clicando aqui.
Legibilidade: Seja adesivo, letra caixa ou impressão em lona, é fundamental que todos os elementos que compõem a sua fachada sejam legíveis e de fácil compreensão para não confundir o cliente. Avalie tamanho e tipo de fonte, espaçamentos dos elementos, clareza e objetividade dos textos, contraste de cores, entre outros.
Arquitetos: Uma ótima dica é contratar agências de arquitetura especializadas em padronização de lojas, com fornecedores homologados por todo o país. Não só para a criação de projetos personalizados, esse tipo de profissional também saberá indicar os materiais e fornecedores que se adequam ao seu projeto, além de quantificar corretamente todos os itens que deverão ser orçados e instalados.
5 – Como manter a sua loja impecável?
A fachada é o primeiro contato com o cliente e pode ser fator determinante para fazê-lo entrar ou não na sua loja.
Limpeza: Após a finalização do projeto, você não pode esquecer de manter a sua loja sempre limpa, com aparência de nova. Ações simples como uma limpeza periódica da fachada, nos equipamentos e na parte interior são essenciais para passar uma boa impressão aos seus clientes.
Manutenção: Alguns materiais exigem manutenção. Lonas impressas sofrem desgaste com os raios do sol e devem ser trocadas depois de um tempo; pinturas pedem retoques de vez em quando; lâmpadas queimam e devem ser trocadas imediatamente (lojas escuras são pouco convidativas)… Mantenha sua loja sempre bem conservada.
Padronização de lojas e franquias ajuda a atrair clientes
Um ambiente convidativo chamará a atenção dos consumidores para pelo menos entrarem na loja. O design do estabelecimento, a disposição do mobiliário, a decoração e a organização de cada item tornarão a experiência de compra eficaz e única.
Quando o cliente se sente acolhido pelo ambiente, pela equipe de atendimento, ele entende que houve uma preocupação com a qualidade da sua experiência com a marca, o que reforça a credibilidade do seu negócio no mercado.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre padronização de lojas e franquias e no que pensar antes de executar qualquer projeto, deve estar se perguntando “Por onde devo começar?”. Bom, nos colocamos à disposição para ajudá-lo em todas essas etapas, do início ao fim. A Uptown Arquitetura e Publicidade é uma agência especializada em padronização de lojas e franquias com equipe de arquitetos e designers que sabem como proporcionar uma excelente experiência de compra para o cliente dentro do seu estabelecimento comercial. Nós oferecemos:
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