Blog Uptown - Marketing Digital

Padronização de lojas e franquias: 05 pontos de atenção ANTES de inaugurar sua loja física. 

Você já pensou em padronizar sua rede de lojas? Sabe que existem alguns importantes fatores para considerar antes de iniciar um projeto de padronização de lojas e franquias ou qualquer outro tipo de negócio físico? Fique atento a esses 05 pontos de atenção que preparamos para você.

Quando pensamos em redes de lojas com a mesma bandeira ou franquias, imaginamos que todos os estabelecimentos tenham o mesmo padrão visual, de iluminação, a mesma ambientação e o mesmo padrão de atendimento. Esse é o mundo perfeito! (caso você queira se aprofundar mais no assunto e entender tudo o que envolve um projeto de padronização, clique aqui).

No entanto, antes de iniciar qualquer projeto de padronização de lojas e franquias, é necessário atentar-se para alguns pontos importantes, que muitas vezes não são levados em consideração pelas empresas e lojistas por parecerem menos relevantes, mas que, na verdade, fazem toda a diferença quando pensamos em uma loja perfeita. E isso vale tanto para franquias, revendas e redes de loja quanto para um estabelecimento comercial independente. Fatores como conhecer bem o seu cliente, a localização, elementos visuais extra, limpeza e manutenção são pontos de atenção simples, mas que, se não antecipados, podem impactar consideravelmente o fluxo dentro da loja e reduzir as vendas, mesmo que o estabelecimento esteja moderno, padronizado, com produtos incríveis e profissionais capacitados. 

Vamos nos aprofundar mais a seguir com 05 respostas fundamentais para o sucesso do seu negócio.

 

1 – Quem é você e quem é o seu cliente? 

Toda a estrutura física de uma loja, seja sua fachada ou seu interior, precisa estar diretamente ligada à imagem que você quer passar para o seu cliente.

Entenda seu negócio: A loja precisa refletir o seu negócio. Se você vende artigos de luxo, por exemplo, a fachada, a escolha dos mobiliários e até o vestuário dos funcionários precisam transmitir a mesma sensação para o cliente. Por outro lado, uma loja muito luxuosa pode intimidar clientes de rendas inferiores. Entenda qual o seu tipo de negócio e o tipo de público que você deseja atrair antes de começar qualquer projeto. 

Entenda seu cliente: O segundo passo é entender seu cliente. Saber definir o seu cliente ideal é fundamental. O que ele busca na sua loja? O que mais chama a sua atenção? Essas respostas podem influenciar na escolha dos elementos para desenvolver um projeto de padronização de lojas e franquias, assim como identificar desde os produtos de vitrine até a comunicação que estará na entrada da loja. Não se esqueça de treinar sua equipe para atender este público da melhor forma, a padronização física é sim muito importante, mas um bom atendimento também fará toda a diferença no posicionamento da sua marca.

 

2 – Qual a localização da sua loja? 

Atente-se à localização e aos arredores de cada loja. Dependendo do endereço, algumas adaptações devem ser antevistas em um projeto de padronização. 

Visualização da fachada: Verifique a forma como o cliente normalmente visualiza a sua fachada pela primeira vez. Se sua loja é de esquina, o cliente passa mais por qual rua? Seu logotipo tem que ficar na frente ou na lateral? Dica: A primeira visualização QUASE NUNCA é frontal. 

Fluxo de pessoas: Sua loja fica em uma rua com alto fluxo de pessoas a pé ou em uma rodovia que só passam carros? As pessoas circulam por ali de dia e de noite? Essas questões podem definir, por exemplo, qual a dimensão, altura e posição ideais dos elementos de sua fachada, o que comunicar nela e se vale a pena iluminá-la à noite. 

Barreiras visuais: Em frente à sua loja tem uma árvore, um poste ou qualquer outra barreira visual? Um bom projeto de padronização deve se adaptar às particularidades de cada local. Assim, o arquiteto responsável estudará alternativas para a melhor exposição dos elementos da sua fachada.

 

3 – O que aplicar na fachada? 

Tamanho não é sinal de eficiência. Para uma padronização de lojas e franquias, deve-se sempre considerar as particularidades prediais de cada loja e as leis restritivas da sua cidade antes de instalar a fachada.

Estabelecimento: Existem estabelecimentos de todos os tipos. Se sua loja fica em um terreno muito recuado da calçada, um bom complemento para melhorar a visualização das pessoas é a instalação de um totem; utilizar uma bandeira, elemento visual perpendicular à fachada, pode favorecer a visualização das pessoas que estão afastadas; entre outras soluções que otimizam a exposição da sua marca.

Leis restritivas: Muitas cidades possuem leis que restringem a comunicação visual dos estabelecimentos. Algumas, dependendo do tamanho do seu prédio, só permitem uma área de 4 m2 para a comunicação na fachada. Outras determinam uma proporção em relação ao tamanho da fachada. Por isso, sempre faça o projeto baseado na lei da sua cidade e, para evitar multas e problemas, aprove previamente junto aos órgãos competentes, como a subprefeitura da sua cidade. Quer saber mais sobre leis restritivas? Clique aqui.

 

4 – Como executar o seu projeto?

Para escolher os materiais certos, nem sempre o mais caro é o melhor ou o mais eficiente. Cada caso é um caso. 

Custo x Durabilidade: Existem alternativas de materiais para todos os bolsos na hora de executar um projeto de padronização. É necessário apenas saber escolher conforme o seu objetivo. Utilizar ACM, por exemplo, exige um investimento maior do que a Lona, mas também garante mais durabilidade e acabamento. Dica: Saber escolher bem o material ideal para sua loja reduzirá consideravelmente os custos. Se aprofunde mais no tema clicando aqui.

Legibilidade: Seja adesivo, letra caixa ou impressão em lona, é fundamental que todos os elementos que compõem a sua fachada sejam legíveis e de fácil compreensão para não confundir o cliente. Avalie tamanho e tipo de fonte, espaçamentos dos elementos, clareza e objetividade dos textos, contraste de cores, entre outros. 

Arquitetos: Uma ótima dica é contratar agências de arquitetura especializadas em padronização de lojas, com fornecedores homologados por todo o país. Não só para a criação de projetos personalizados, esse tipo de profissional também saberá indicar os materiais e fornecedores que se adequam ao seu projeto, além de quantificar corretamente todos os itens que deverão ser orçados e instalados.

 

5 – Como manter a sua loja impecável? 

A fachada é o primeiro contato com o cliente e pode ser fator determinante para fazê-lo entrar ou não na sua loja. 

Limpeza: Após a finalização do projeto, você não pode esquecer de manter a sua loja sempre limpa, com aparência de nova. Ações simples como uma limpeza periódica da fachada, nos equipamentos e na parte interior são essenciais para passar uma boa impressão aos seus clientes. 

Manutenção: Alguns materiais exigem manutenção. Lonas impressas sofrem desgaste com os raios do sol e devem ser trocadas depois de um tempo; pinturas pedem retoques de vez em quando; lâmpadas queimam e devem ser trocadas imediatamente (lojas escuras são pouco convidativas)… Mantenha sua loja sempre bem conservada.

 

Padronização de lojas e franquias ajuda a atrair clientes

Um ambiente convidativo chamará a atenção dos consumidores para pelo menos entrarem na loja. O design do estabelecimento, a disposição do mobiliário, a decoração e a organização de cada item tornarão a experiência de compra eficaz e única. 

Quando o cliente se sente acolhido pelo ambiente, pela equipe de atendimento, ele entende que houve uma preocupação com a qualidade da sua experiência com a marca, o que reforça a credibilidade do seu negócio no mercado. 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre padronização de lojas e franquias e no que pensar antes de executar qualquer projeto, deve estar se perguntando “Por onde devo começar?”. Bom, nos colocamos à disposição para ajudá-lo em todas essas etapas, do início ao fim. A Uptown Arquitetura e Publicidade é uma agência especializada em padronização de lojas e franquias com equipe de arquitetos e designers que sabem como proporcionar uma excelente experiência de compra para o cliente dentro do seu estabelecimento comercial. Nós oferecemos:

  • Padronização de fachadas
  • Padronização interna
  • Fornecedores homologados
  • Projetos de arquitetura de varejo personalizados
  • Projetos de showroom
  • Projetos executivos
  • Manual de padronização

Inclusive, temos também uma solução exclusiva para ajudar empresas a motivar funcionários e manter suas lojas sempre impecáveis e padronizadas, sejam de grandes ou pequenas redes. Já ouviu falar no nosso Programa de Excelência no Varejo? Não?! Clique aqui para conhecê-lo ou entre em contato conosco.