Blog Uptown - Marketing Digital

A importância e significados das cores de fachadas

Você sabia que existe um significado para as cores de fachadas? Sabe qual a relação e influência das cores no seu negócio? Neste artigo explicaremos um pouco melhor sobre o assunto. 

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Então, isso também funciona com as cores do seu estabelecimento comercial. A fachada da sua loja é a porta de visita, o primeiro contato do cliente com o seu negócio. Ela pode atrair atenção de forma positiva ou negativa, aproximando ou afastando possíveis consumidores. Por este fato, a identidade visual é um fator de extrema importância e deve ser adequada para o seu tipo de negócio. 

Existem alguns aspectos psicológicos que aumentam o poder de reconhecimento de uma marca, dentre eles, estão as cores. Definir cores de fachadas é o primeiro passo para tornar sua imagem atrativa. As cores permitem projetar ambientes confortáveis na visão do cliente e, quando usadas da forma correta, deixam o local mais agradável, podendo melhorar o ânimo das pessoas e, consequentemente, influenciar a decisão de compra.

 

 

Mas por que isso acontece? 

As cores possuem um significado e mudam as percepções humanas. A utilização das cores de fachadas pode auxiliar no aumento da produtividade, melhorar a rotina e favorecer o equilíbrio no seu estabelecimento. 

Uma análise de setor e o alinhamento de valores são recomendados antes da escolha de cor da sua fachada. Há estilos e cores recomendadas para cada ambiente. A seguir explicaremos um pouco sobre os impactos das cores, seus significados e a relação com o ambiente de negócio. 

 

 

Cores num aspecto cultural

As preferências de cores também são muito influenciadas por um contexto sociocultural. As crenças e costumes dão simbologia às cores e produzem sensações e emoções diferentes para cada pessoa.

Um exemplo claro de variação é a expressão “tudo azul”. Em alguns lugares do Brasil, quer dizer que tudo vai bem. Já no hemisfério norte, dia azul representa uma data triste do ano. No Brasil, o branco muitas vezes representa a paz, enquanto no oriente é a cor do luto. Percebem as diferenças por conta de costumes e crenças? 

Antes de escolher cores de fachadas ou para qualquer outra área do seu negócio, vale a pena entender o que cada cor representa e as variáveis que influenciam cada cultura. 

Lembre-se de que o seu público-alvo deve ser estudado para que as escolhas sejam assertivas. O simbolismo de cada cor é influenciado pelo contexto da situação e pode mudar de acordo com o tempo.  

 

 

Cores de acordo com as idades

Existem diversas explicações científicas sobre como o cérebro humano associa as cores. A realidade é que cada tom estimula partes diferentes do cérebro e, por isso, os efeitos de cada um deles é diferente para o ser humano, as sensações que provocam são distintas. 

A preferência de cores pode variar muito de acordo com a idade, grupos sociais ou gênero do público-alvo. De acordo com um estudo do Joe Hallock, realizado em 2003, sobre comparação de preferência de cores por gênero, o azul costuma ser a cor mais comum de preferência entre homens e mulheres, e está presente em todas as fases de desenvolvimento com alto nível de aceitação. O que muda são as tonalidades, que podem variar quando a idade avança. Ainda de acordo com o estudo, a preferência de cores dos homens deu-se na seguinte ordem: azul, verde e preto. Já a das mulheres: azul, roxo e verde. Para ambos os sexos, as cores menos aceitas foram marrom e laranja. 

O estudo “A Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, feito pelo psicólogo J. Bamz, conta que a idade também pode ser considerada um fator de influência quanto à preferência de cores. Em seus estudos, Bamz traz uma tabela mostrando as preferências mais frequentes por faixa etária: 

  • 01 a 10 anos: O vermelho é a preferência. Idade da espontaneidade e efervescência.
  • 10 a 20 anos: Laranja se sobressai. Idade da aventura, imaginação e excitação. 
  • 20 a 30 anos: Amarelo é mais bem aceito. Idade da arrogância, força e potência.
  • 30 a 40 anos: O verde se destaca. Idade da diminuição do fogo juvenil. 
  • 40 a 50 anos: A preferência é o azul. Idade da inteligência e pensamento.
  • 50 a 60 anos: Lilás é a opção para a idade da lei, juizo e misticismo. 
  • Acima de 60 anos: O roxo aparece em destaque. Idade da benevolência, do saber, da experiência. 

Percebe como os gostos variam ao longo do tempo? Relacionar as cores e significados de acordo com a faixa etária pode resultar no aumento de vendas e na atratividade da sua empresa. 

De qualquer maneira, estamos falando de preferências mais comuns e não de regras. Vale realizar uma análise antes de decidir as cores de fachadas para o seu negócio, ok?

 

 

O impacto das cores de fachadas para o seu negócio

Recursos visuais normalmente possuem grande impacto sobre as marcas. Por exemplo, 80% das pessoas creem que a cor correta aumenta o reconhecimento de alguma marca (fonte: site www.viverdeblog.com/psicologia-das-cores). Fica mais fácil de lembrar quando a marca possui uma boa identidade visual. As cores possuem significados e acabam gerando lembranças aos consumidores que as associam com algo bom ou ruim. Isso pode impactar no momento de decisão de compra. As cores da sua fachada precisam representar os valores e transmitir os ideais da sua empresa. Lembre-se de que a fachada é a vitrine do seu negócio, a primeira impressão do cliente, então, atente-se às melhores cores e materiais. Mas como saber qual a cor ideal para o meu estabelecimento? 

 

 

Cores de fachadas e aplicações indicadas


Vermelho

O vermelho é uma cor vibrante. Representa energia, urgência e normalmente é uma cor que aumenta a atenção de quem a vê. Por ser atrativo, pode ser utilizado em promoções, negócios de artigos esportivos, setor automotivo, jogos ou bebidas, setores que remetam à energia… Mas utilize com cuidado! O excesso do vermelho pode provocar nervosismo, o que não causará boa impressão ao seu público-alvo.



Laranja

O laranja está ligado à criatividade, a processos comunicativos. É uma das cores de fachada mais vibrantes e possui grande poder estimulante de compra. É uma cor que auxilia também no apetite do consumidor. Pode ser utilizada em diversos materiais de fachada. Basta escolher um que se adeque ao seu negócio e torne-o mais moderno e atrativo.



Amarelo

Os diversos tons de amarelo costumam gerar conforto quando a ideia é convívio social. As combinações mais indicadas são cores que complementem o amarelo, para gerar certo contraste ou utilizar tons sobre tons. O amarelo normalmente causa sensações de alegria, fome, juventude, etc.



Roxo

Roxo também é uma cor ligada a criatividade e ao misticismo. Possui boas vibrações e boa espiritualidade, o que acaba destacando um lado artístico e a sofisticação do negócio. Roxo é uma das cores de fachadas muito bem aceitas por pré-adolescentes. Promoções voltadas para esse público tendem a atingir o sucesso com essa cor. Também é utilizada no segmento feminino, como roupas, produtos cosméticos, etc.



Marrom

Cor bem utilizada para promover produtos do ramo alimentício, mais especificamente doces. Funciona muito bem, pois produz sensação de confiabilidade. É uma das cores de fachadas que pode ser utilizada em marcas que queiram transmitir seriedade em sua identidade visual. Também passa a sensação de durabilidade.



Branco

Pode ser relacionado à tecnologia, produtos de limpeza ou serviços da área da saúde. O branco proporciona sensação de pureza e bondade. É uma cor que se associa à luz e que representa um pouco de cada cor, tanto em seus aspectos positivos, quanto negativos.



Rosa

Muito utilizado em estabelecimentos que remetam à romance, ou aspectos femininos de forma cultural. Pode traduzir sensualidade, amor ou a beleza do sexo feminino. O rosa transmite empatia, delicadeza e compaixão quando utilizado em tons mais claros. Quando utilizado em tons mais escuros e intensos, costuma ser uma cor de aspectos mais íntimos e românticos.



Verde

Naturalmente o verde simboliza natureza. Costuma ser muito associado a produtos orgânicos e naturais. Transmite sensação de tranquilidade e equilíbrio. Também é indicado a ambientes educativos, pois promove concentração. Se você deseja equilíbrio e boas energias para o seu negócio, com certeza o verde, com as misturas e materiais corretos, será uma decisão assertiva.



Azul

É uma cor com grande potencial para mudar o estado de espírito, aumentar produtividade e, ainda sim, transmitir tranquilidade. O azul é muito utilizado em produtos de linhas medicinais, produtos de limpezas ou segmentos que remetam à água. Também é indicado para ambientes relacionados a estudos. A sugestão é sempre combinar com outros tons ou cores.



Preto

O preto acaba sendo uma união de todas as outras cores. Remete à sofisticação, apesar de ser uma cor bem técnica. Representa um tom de mistério e é extremamente indicado para áreas ligadas à arte. Proporciona um bom contraste com outras cores, podendo gerar um efeito bem bacana. O preto é muito utilizado em fachadas, em ACM fosco ou mais brilhante. Fica excelente!

 

 

Para criar sua fachada

Existem diversos materiais e cores de fachadas indicadas para deixar seu negócio mais moderno e atrativo, basta que você organize informações relevantes para definir os mais adequados. Para saber mais sobre materiais de fachadas, clique aqui.

A fachada deve ser pensada de forma estratégica para atingir seu público-alvo e transmitir a imagem correta do seu estabelecimento. Não existe uma regra para cores, mas vale investir um tempo de estudo para não errar.



Precisa de orientações com as cores de fachadas? A Uptown conta com um time especializado para a construção da sua fachada, mantendo altos padrões de qualidade. Vamos bater um papo? =)