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“Como incentivar minhas lojas a melhorar sempre?”. Conheça o sistema exclusivo do Programa de Excelência.

Entenda neste artigo como funciona o sistema do Programa de Excelência no Varejo, que vai ajudá-lo a padronizar, avaliar e premiar suas lojas em todo o Brasil.

A pergunta do título é uma dúvida bastante comum entre profissionais de trade marketing que precisam vistoriar diversos estabelecimentos comerciais, muitas vezes espalhados por todo o Brasil, mas que dificilmente encontram uma forma eficaz para fazer um controle de qualidade individual. Como avaliar se suas lojas seguem o padrão de excelência pré-estabelecido se muitas delas estão longe da matriz da sua empresa? E se eu te contar que isso é perfeitamente possível? 

Redes de franquias, revendas com uma mesma bandeira, distribuidores exclusivos, entre outros tipos de negócio com este mesmo perfil, normalmente precisam seguir regras rígidas de padronização de fachada, padronização interna, atendimento, treinamento de funcionários, entre outros fatores, para adquirir credibilidade perante o mercado e aumentar os lucros. No entanto, além de ser muito difícil fazer essa vistoria, muitas empresas têm dificuldade em achar uma forma de incentivar suas lojas a cumprirem com suas exigências. Apenas cobrar toda hora o lojista pode desgastar os profissionais envolvidos e abalar a relação entre as partes. É aí que entra um programa de excelência! 

A seguir, vamos te contar uma forma de avaliar inúmeros pontos de venda, não importa o segmento, e incentivar que cada loja faça as melhorias que você precisa. Todos saem ganhando! Mas como? Através de um sistema que desenvolvemos de forma personalizada para os clientes que querem implementar o Programa de Excelência no Varejo na cultura da sua empresa. Continue lendo este texto para entender o que podemos oferecer para suas lojas, revendas e franquias.

Como funciona o nosso sistema em 05 etapas

01 – Questionários de avaliação das lojas

A primeira parte do sistema do Programa de Excelência consiste em um questionário virtual, que pode ser preenchido através do celular ou desktop, com uma série de perguntas objetivas de respostas binárias (ex: SIM ou NÃO). Quais e quantas perguntas? Isso é definido em conjunto com o cliente. 

O objetivo deste questionário é que um assessor, representante ou avaliador regional visite as lojas da empresa para fazer uma primeira avaliação. Ele responde todas as perguntas e, após finalizar, envia para o sistema. Também existe a opção da própria loja se autoavaliar caso o cliente ache interessante.

As questões jamais devem ser subjetivas, e sim perguntas facilmente respondidas de forma objetiva só de bater o olho. Veja dois exemplos abaixo:

    • “A fachada da loja está bonita?” ERRADO
    • “A fachada da loja está limpa?”CERTO
    • “A fachada da loja está desbotada?”CERTO
    • “A fachada da loja está no padrão correto?”CERTO
    • “O funcionário da loja está bem apresentado?”ERRADO
    • “O funcionário da loja está de uniforme?” CERTO
    • “O uniforme está limpo e bem conservado?”CERTO

O mais legal é que em todas as perguntas do nosso Programa de Excelência o avaliador pode anexar uma foto para comprovar determinada resposta.

02 – Planos de ação

Quando o avaliador envia o questionário preenchido, o sistema vai gerar automaticamente uma série de planos de ação para cada loja executar ao longo de um período pré-determinado. 

Cada plano de ação já vem com uma data sugerida para sua execução. A loja tem a opção de “concluir” (anexando uma foto para comprovar), “reagendar”, caso queira executá-lo mais para frente, ou até “cancelar”, caso não queira executar naquele momento. Essas definições ficam a critério de cada cliente. 

Vamos explicar como funciona na prática:

    • Pergunta do questionário: “O banheiro da loja está limpo?”
    • SIM: pontos são computados e nenhum plano de ação é gerado
    • NÃO: gera o plano de ação “Limpar o banheiro da loja”. 
    • Pergunta do questionário: “Os funcionários estão uniformizados?”
    • SIM: pontos são computados e nenhum plano de ação é gerado
    • NÃO: gera o plano de ação “Uniformizar os funcionários”

É interessante perceber que no programa de excelência existem muitos planos de ação que são extremamente simples de executar, que não exigem grandes investimentos por parte do lojista, mas que fazem toda a diferença para um ponto de venda. Os dois exemplos acima se enquadram nestes casos.

03 – Ranking e pontuação

Mas como eu garanto que as lojas executem os planos de ação? Através de incentivos, é claro! Junto com o cliente, conseguimos definir pontuações para cada plano de ação executado. Quando o avaliador preenche e envia o questionário, o sistema já calcula a pontuação daquela loja automaticamente gerando um ranking. Quando uma loja conclui um plano de ação, o sistema também computa uma pontuação e, assim, ela pode subir ou não de posição.

Após um período, sua empresa pode premiar as lojas mais bem ranqueadas, fazer uma competição para ver quem são as “melhores lojas do ano”, entre outros tipos de reconhecimentos que estimulem seus parceiros comerciais a se engajar por livre e espontânea vontade. O mais importante nisso tudo é que aos poucos o lojista crie a “cultura da melhoria contínua no ponto de venda” para atingir o padrão de excelência que você espera. Dá muito certo, pode confiar!

Mas para onde vão os planos de ação gerados e como a loja poderá visualizar o ranking? O próximo item vai esclarecer. 

04 – Dashboard das lojas

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Todo participante do Programa de Excelência pode acessar através de um login e senha o Dashboard de Loja, uma área administrativa individual onde ele poderá conferir diversas informações atualizadas em tempo real. Ficam concentrados em um só lugar:

  • Planos de ação gerados
  • Quantidade de planos de ação agendados, atrasados, concluídos…
  • Ranking das lojas 
  • Pontuação e posição da loja no ranking
  • Melhor área da loja / Pior área da loja
  • Gráficos comparativos (ex: comparar o desempenho da sua loja em relação ao desempenho Brasil) 

Listamos apenas algumas possibilidades do dashboard de lojas, mas podemos personalizá-lo caso a caso, incluir outras funcionalidades que o cliente ache relevante, inserir conteúdos auxiliares para download, etc…

05 – Dashboard da empresa

Para finalizar, podemos disponibilizar também um dashboard exclusivo para você ou qualquer outro profissional da sua empresa acompanhar o desempenho das lojas de forma geral. Diferente do dashboard de loja, neste dashboard você poderá ter uma visão ampla de todos os inscritos no sistema, também com comparativos, ranking, status dos planos de ação e o que mais você quiser visualizar sobre o Programa de Excelência no Varejo.

Implementar o Programa de Excelência na sua empresa pode ser a melhor forma para você incentivar os seus pontos de venda a manterem um padrão de excelência visual e de atendimento ao cliente. Através de um sistema prático e intuitivo, suas lojas estarão sempre motivadas para cumprir essa missão. Vamos conversar?