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Automação de Redes Sociais. Vale a pena? 

Você sabe como funciona a automação de redes sociais? Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar essa estratégia? Neste artigo abordaremos esses pontos para clarear seu entendimento. 

O crescimento do marketing digital já não é segredo. Com tantas mídias disponíveis no mercado, entre elas as redes sociais, muitas vezes fica complicado gerenciar com assertividade todos os pontos de contato do cliente com a empresa na internet. A automação de redes sociais é uma das ferramentas que auxilia justamente nessa questão. Parece um tema complexo, não é? Mas na realidade, é simples de entender.

Diversas funções manuais de interação com o usuário foram evoluindo para facilitar os processos dentro das empresas e otimizar as tarefas e tempo dos colaboradores. Ao automatizar redes sociais, procuramos soluções ágeis e eficientes para extrair os melhores resultados em marketing digital. Para isso, o mercado disponibiliza ferramentas, programas e aplicativos que justamente auxiliam no processo de envio de respostas automáticas no WhatsApp, Facebook, Instagram, etc, além de outras funcionalidades importantes para otimizar as ações nessas mídias. 

Com a digitalização avançada, a competitividade entre as empresas aumentou ainda mais e todos querem tirar o máximo proveito das vantagens da inteligência artificial. Programação de e-mails e postagens, respostas prontas e rápidas para atender ao consumidor 24 horas por dia, hoje os softwares executam tarefas como essas e muitas outras estratégias digitais. Quando falamos em automação de redes sociais, alguns cuidados devem ser tomados para sua correta execução. Vamos entender um pouco mais sobre o tema.  

 

 

Como funciona a automação de redes sociais? 

Se você trabalha com Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, WhatsApp ou alguma outra rede social, automatizar redes sociais pode ser muito útil para agilizar tarefas múltiplas ou individuais. Ela substitui atualizações manuais e otimiza o tempo. Você pode agendar posts nas redes sociais que permitam utilizar chatbots (robôs que enviam respostas automáticas) para diminuir o tempo de espera do seu cliente, dar boas-vindas a um novo usuário ou até anunciar promoções. Algumas ferramentas até interagem com os usuários, seguem de volta, dão likes em perfis reais, etc. Esse tipo de automação deve ser usado com cautela no marketing de relacionamento. A maioria das pessoas ainda prefere que o contato seja humano.

Além do que citamos acima, é possível enviar diversos e-mails personalizados de forma automática, definindo um horário de disparo em que seu público esteja mais engajado, consiga prestar atenção e se envolver com o conteúdo proposto. São muitas as possibilidades de aumentar a produtividade sem perder a eficácia das ações. A seguir, citaremos algumas vantagens e desvantagens da automação de redes sociais.

 

 

Vantagens

1) Ganhar tempo. Se sua empresa trabalha multicanais, a automação de redes sociais auxiliará muito no atendimento, tornando todo o processo mais ágil. Você consegue atingir diversos públicos que navegam em horários diferentes; fazer postagens aos finais de semana ou feriados, dia ou noite; enviar respostas automáticas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todo o seu público-alvo consegue interagir com os seus conteúdos, produtos e/ou serviços. 

2) Automatizar redes sociais permite que você receba relatórios com dados relevantes para compor um conteúdo específico para a sua persona. As apresentações podem vir em gráficos facilmente interpretados visualmente, gerando diversos insights. Alguns softwares permitem que você analise os horários de maior engajamento e as publicações com maior interação. Estudando essas informações corretamente, você consegue melhorar seus conteúdos e estratégias e, consequentemente, obter melhores resultado. 

3) A análise dos dados ocorre de forma imediata, possibilitando bons resultados em menor tempo. 

4) Você consegue, através dos dados citados acima, compreender o estilo de post que agrada seu usuário (imagem, vídeo, frases ou carrossel). Assim, a otimização de conteúdo fica muito mais simples.

5) A automação de redes sociais auxilia na redução de alguns erros, por conta da precisão dos softwares, além de tornar maior sua presença digital. Com a estratégia, você economiza tempo e consegue otimizar diversos outros processos da empresa. 

 

 

Desvantagens

1) Perder a humanização da sua marca. Muitos consumidores ainda prezam pelo atendimento humano durante uma jornada de compra, principalmente em suas etapas mais avançadas. A automação de redes auxilia em muitos processos, mas quando dosada corretamente. A interação com o público ainda é indispensável, ok? 

2) Em um contato direto com seus clientes fica mais simples entender suas preferências e dores, e ser mais assertivo na hora de montar novas estratégias para estreitar os laços de relacionamento. Nem sempre respostas automáticas em redes sociais permitirão isso. 

3) Se durante um chamado o cliente deseja negociar, mas possui uma dúvida que seu chatbot não consegue solucionar, você poderá perder a conversão desse lead caso não esteja atento a essas ações. 

4) Público desqualificado. Quando você utiliza ferramentas de automação de redes sociais para ganhar seguidores, por exemplo, precisa tomar cuidado com o público que está atraindo. Nem sempre esses seguidores serão sua persona. De nada adiantam os números se não houver engajamento com o conteúdo publicado. Por isso, fique atento. 

5) Nem todos os conteúdos são programáticos. Algumas pautas acabam surgindo de última hora. É importante que você esteja antenado a isso também, mesmo que trabalhe com a automação de mídias na web.

 

 

Ferramentas utilizadas para automação de redes sociais 

Selecionamos uma lista com algumas ferramentas utilizadas nessa estratégia e explicaremos brevemente como funcionam:

 

1) RD Station Marketing

Essa ferramenta possui interface intuitiva, o que torna a navegação mais amigável. Permite gerenciar uma boa estratégia de marketing digital. É possível automatizar e-mails, produzir fluxos de interação com o usuário, fazer análises SEO para melhorar a busca orgânica, além de permitir análise de leads. Conta com suporte ativo também para qualquer tipo de dúvida que seja gerada durante a usabilidade da plataforma. 

 

2) Hubspot Marketing

Tem basicamente as mesmas funções do RD Station, proporcionando uma estratégia estruturada de inbound marketing. O dashboard da ferramenta é customizável, podendo se adaptar às preferências do cliente.

 

3) Mailchimp

É uma ferramenta que possibilita utilização gratuita e apresenta funcionalidades relativamente personalizáveis. É possível montar campanhas profissionais de marketing digital, apesar de possuir algumas limitações nos planos mais básicos.

 

4) SharpSpring 

Ferramenta brasileira de automação que vem ganhando seu espaço no mercado. Com ela também é possível criar fluxos de automação de e-mails e integrar softwares, mas ainda não é possível utilizá-la para uma completa automação de redes sociais por falta de algumas funcionalidades. Você consegue apenas gerenciar um calendário de planejamento com os fluxos de postagens.

Existem muitas outras ferramentas habilitadas para automação de redes. Vale verificar qual atende melhor às necessidades da sua empresa.

 

 

Para utilizar bem a estratégia de automatizar redes sociais

Para começar uma estratégia de automação de redes sociais, esteja sempre antenado sobre as dúvidas mais frequentes do mercado em que atua e sobre assuntos pertinentes e relevantes para o seu público. Em alguns casos, é importante compartilhar atualizações de fatos marcantes em tempo real, de forma que produza boas interações com a sua marca. 

Lembre-se que, por mais que utilize automação de redes na sua estratégia, sua empresa precisa estar atenta ao que está acontecendo e em como seus usuários se engajam com o conteúdo ou ferramenta apresentada. 

Como dica para ter bons resultados, procure conhecer bem o seu público-alvo para poder adequar seus conteúdos e estratégias digitais. Use a automação com equilíbrio e esteja em constante avaliação para evoluir de forma assertiva. As ferramentas de automação de redes sociais de fato economizam muito tempo, mas avalie periodicamente cada estratégia adotada para saber o que funciona e o que não. 

Investir em estratégias de marketing digital cria possibilidades de aumentar relacionamento, vendas e, consequentemente, os resultados financeiros do seu negócio, além de reter mais clientes por um custo consideravelmente menor. Basta entender o que vale a pena para o seu negócio, ok?

Ainda tem dúvidas ou dificuldades para trabalhar com automação de redes sociais? Deseja saber qual é a ferramenta com melhor custo-benefício? A Uptown te ajuda! Vamos bater um papo =)