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O passo a passo de como vender online. Comece agora!

Você já se adaptou às vendas pela internet? Sabe como vender online e ganhar muito dinheiro? Esta é uma ótima hora para começar! Se você ainda não entende como montar um canal de vendas na web, este artigo dará uma ajudinha. 

O varejo digital vem se expandindo cada vez mais nos últimos tempos. Nesta fase em que as pessoas evitam sair de casa, as vendas online foram a salvação de muitos pequenos, médios e até grandes negócios, inclusive de lojistas e empreendedores que dependiam de pontos de venda físicos para sobreviver. No segmento online, com boas estratégias de marketing digital, é possível atingir o mercado através de diversos canais e a qualquer hora do dia, algo mais difícil para um varejo presencial, por exemplo. Os lucros podem ser significativamente maiores, e sua marca pode atingir novos horizontes com uma estratégia online. Falaremos mais sobre isso durante o texto. Vamos lá!

 

Qual é a importância de vender online?

Bom, daremos muitas dicas de como vender online, um passo a passo para que você inicie e tenha sucesso no segmento, mas antes vamos entender a importância dessa adaptação ao digital. 

As empresas em geral precisam se reinventar e se adaptar para proporcionar uma experiência inovadora aos seus consumidores. Com a instabilidade econômica que enfrentamos no último ano, muitas delas descobriram isso na marra. Em um mundo tão conectado, as pessoas buscam por acesso facilitado, por informações claras de produtos, por serviços e soluções práticas, personalizadas, 24 horas por dia. O varejo online atende muito bem a esta demanda.

Seguindo as tendências do mercado, muitas empresas já incluíram e-commerces em suas estratégias de venda, justamente pela acessibilidade e eficiência que a tecnologia proporciona aos clientes, aumentando os lucros da organização. 

Lojas que não se adaptam ao novo cenário acabam perdendo espaço no mercado e rentabilidade. É claro que começar a vender na internet não é uma tarefa que carece de esforço, mas fique tranquilo! O processo pode ser bem mais simples e eficaz se você efetuar um bom planejamento, escolher as ferramentas certas e procurar a ajuda de profissionais capacitados para executar a migração e/ou integração do offline para o online. Confira algumas dicas a seguir. 

 

Passo a passo de como vender online 

O mercado digital é um dos mais promissores. Não à toa que em 2020 os números de vendas no comércio eletrônico cresceram 68% em relação a 2019 segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Para aproveitar todo esse potencial de crescimento e evitar perdas financeiras, é necessário seguir alguns passos:

  • Planejamento de negócio

Para entender como vender online, é necessário saber que tudo requer planejamento. Se você deseja montar um e-commerce ou vender produtos/serviços em plataformas como redes sociais e marketplaces, precisa organizar todas as ações que se farão necessárias neste processo. Antes de iniciar, entenda suas finanças, organize sua equipe, avalie os produtos que deseja vender, confira seu estoque, defina o seu cliente ideal (Persona) também para as plataformas digitais e estude a melhor forma de se comunicar com ele no ambiente online.

  • Faça uma análise de concorrência

Estude seus concorrentes. Faça uma lista de empresas que competem no seu segmento de mercado e se aprofunde nas pesquisas. Entenda como elas se posicionam, como se comunicam e como é o relacionamento com os clientes no digital. Descubra em quais plataformas estão presentes e quais são os pontos fortes e fracos das suas estratégias no segmento online. Isso poderá trazer insights de como sua marca pode atuar.  

  • Adapte a sua estratégia de vendas

As vendas online não são como as presenciais. Por isso, adapte sua estratégia e treine seu time de vendas para ficarem especialistas em como vender online. Seus concorrentes estão a poucos cliques, por isso, atente-se às suas ofertas e não perca oportunidades. Entenda as dores do seu consumidor virtual e adapte o timing do seu comércio eletrônico para fazer gestão de estoque, proporcionar melhores condições de pagamentos, etc. Contar com o auxílio de plataformas de Inbound Marketing e CRM (como a RD Station) para organizar e trabalhar os leads que chegam pode ser um baita diferencial competitivo. 

  • Estude as plataformas e escolha a que mais se adapta ao seu negócio

Existem muitos canais de vendas online hoje em dia. Caso queira investir, você poderá montar sua própria loja virtual (e-commerce). Existem diversas plataformas eficientes para esse fim, como o próprio WordPress (através do plugin WooCommerce), Shopify, PrestaShop, Tray, entre outras.

Caso ache o investimento alto para o seu negócio, você também pode optar por outras soluções, como vender pelo Instagram, pelo Facebook, WhatsApp ou outras redes sociais. Existem também marketplaces que trabalham com vendas por taxas/comissão: Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon…

São diversas as opções para comercializar seus produtos online e expandir as vendas da sua marca. A vantagem de um e-commerce próprio é dar sua identidade aos negócios e conquistar seu espaço, além de não ter que dividir parte de seus lucros com terceiros. Já os benefícios dos marketplaces estão na economia de custos com desenvolvimento, na rapidez para começar a vender e na possibilidade de atingir um público de compradores fiel, que já tem familiaridade com essas plataformas. Nada impede de unir as estratégias também, ok? Aliás, isso é bastante comum. Tudo será definido de acordo com o seu negócio e suas demandas. 

  • Otimize a gestão de estoque e a logística

Analise os históricos de compras dos seus clientes para calcular a média de demanda e montar seu estoque. Acompanhe a movimentação de produtos e sempre atualize suas plataformas de vendas online para que não haja frustração por parte do cliente. Ninguém merece comprar um produto e não receber por falta de estoque, não é mesmo?

Sobre a logística, estruture com sua equipe processos de recebimento de pedidos, separação de encomendas e empacotamento, tudo com muito cuidado e com atenção aos detalhes para proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente. 

Caso tenha uma empresa contratada para fazer entregas, se organize para cumprir o prazo definido e informado ao cliente. O mesmo serve para envios pelos Correios. Faça uma previsão, mas mantenha sempre os consumidores informados sobre o trajeto de suas compras. Caso opte pelos marketplaces para vender online, normalmente eles já contam com este processo de entregas. 

  • Marketing digital faz toda a diferença

Imagine que vendendo online você alcançará públicos de diversas localidades. O marketing digital otimizará sua comunicação online com os clientes e permitirá melhores performances e resultados. Soluções inovadoras, promoções e ações pensadas no público online são importantes. Saiba se adaptar à linguagem do seu potencial cliente e aos canais que eles buscam informações. Se comunique!

Você pode utilizar o Instagram, o Facebook, o próprio Mercado Livre (se seus produtos são vendidos lá) e outras redes para promover sua marca e atingir novos mercados. Avalie as possibilidades.

  • Atendimento Multicanal

Falamos de redes sociais e isso envolve atendimento multicanal. Prepare seu time para atender com cordialidade, de maneira imediata (sempre que possível) em todos os canais que seu público estiver conectado. Isso envolve telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais ou nas plataformas que decidir vender, seja em um e-commerce próprio via chat ou em marketplaces. 

Se souber atender de forma personalizada, a fidelização desses clientes será muito mais fácil.

Caso precise de ajuda com esses passos, existem muitas empresas especializadas que te auxiliarão na operação da sua loja online, no anúncio de produtos e na experiência do seu consumidor, mostrando as melhores práticas e ferramentas a serem adotadas. A Uptown é uma delas.

 

Vamos falar de vantagens?

Você já entendeu como vender online, vamos explicar a vantagem do comércio eletrônico:

  • Autonomia de negócio: Vender pela internet abre um leque imenso de oportunidades. Você pode oferecer produtos novos e também aqueles que estão parados em seu estoque. Sempre haverá alguém, em algum lugar, que precisa dos seus produtos. Você terá autonomia para otimizar suas vendas e lucrará mais com isso. Pense que a internet é um canal que agregará valor à sua marca.
  • Horários flexíveis: Mesmo que sua loja opere em horário comercial, a internet funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isso atrai consumidores que desejam praticidade em suas compras. Seu produto estará disponível mesmo que você não esteja atendendo naquele momento, ou seja, as chances de vendas são muito maiores e seu negócio se adapta ao seu público. 
  • Automatização de processos: Como informamos acima, com a internet é possível vender em qualquer horário sem demandar da disponibilidade integral de colaboradores. Existem muitas automatizações em canais de atendimento que facilitam a forma de como vender online e auxiliam seu cliente durante um processo de compra. No fim, isso diminuirá seus custos e trará altos retornos financeiros. 
  • Menor custo em operações: Com isso, entramos em nosso último tópico. Se você já possui uma loja física, sabe que isto envolve muitos gastos, como aluguel, energia elétrica, mobília especializada, equipamentos que auxiliem seus processos e a contratação de uma equipe especializada. Já o comércio online dispensa muitos desses custos. Além de atender melhor aos seus consumidores, você precisará investir apenas em uma equipe qualificada e em comunicações efetivas para atingir seu público-alvo e aumentar suas vendas.

 

Conclusão

Se você ainda não sabe como vender online, pode estar perdendo um grande espaço no mercado. As demandas por este segmento aumentaram muito, então, vale a pena se adaptar. Como explicamos, nem sempre é necessário que você invista no desenvolvimento de um e-commerce de imediato. Existem outras alternativas de vendas. Vale a pena estudar a melhor estratégia para o seu negócio. O importante é não ficar de fora e se reinventar. 

 

E aí, curtiu aprender como vender online? Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para começar? Entre em contato conosco!