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O que você precisa saber sobre Dropshipping

Já ouviu fala sobre Dropshipping? Sabe o que é e quais suas vantagens? Descubra tudo o que precisa saber sobre Dropshipping, um novo modelo para vendas online.

O que é Dropshipping?

Afinal, o que é Dropshipping? Dropshipping nada mais é do que uma estratégia para logística de e-commerce, que possui diversos pontos positivos. Por esse motivo, ganhou popularidade e acabou se tornando um modelo de negócio.

Um e-commerce, como você já deve saber, consiste na venda de produtos através de lojas virtuais. O Dropshipping segue o mesmo modelo, mas com uma diferença fundamental: a ausência de estoque por parte da loja.

Vamos nos aprofundar um pouco no tema. Os maiores desafios para abertura de um e-commerce convencional atualmente são: administração de estoque, logística de envio, atendimento, pós-venda, entre outros itens que carecem de altos investimentos, seja na compra de produtos ou com a contratação de equipe. Com todas essas barreiras iniciais, o Dropshipping acaba sendo uma opção muito mais acessível, uma vez que ele elimina essas preocupações.

Isso mesmo, o Dropshipping é a construção de uma loja online que faz a venda de produtos de terceiros, ou seja, o investimento que esse modelo de e-commerce necessita se concentra em estratégias para atrair o máximo de clientes para sua vitrine e efetivar as vendas, sendo que a produção, estoque e envio dos produtos vendidos são terceirizados. 

 

Principais Vantagens do Dropshipping

O Dropshipping possui inúmeras vantagens se comparado com o modelo convencional de e-commerce, vantagens percebidas até mesmo pelos gigantes do e-commerce como Mercado Livre e Amazon, que já aplicam essa estratégia há um bom tempo. A seguir vamos esclarecer um pouco das principais vantagens de optar por esse modelo de loja:

  • Baixo investimento

Como já foi dito no início, o Dropshipping elimina algumas etapas do trabalho de montar um e-commerce, o que ajuda a reduzir consideravelmente o investimento necessário para se abrir uma loja. Sem a necessidade de compras antecipadas de produtos para estoque, por exemplo, é possível começar a vender rapidamente.

  • Independência de local físico

A principal função do lojista que optar por trabalhar com Dropshipping será intermediar as vendas com seus fornecedores desde o período de atração do cliente, o que, somado ao fato de que não é necessário um local para estoque, nos traz a conclusão de que basta possuir um dispositivo com acesso à internet para se administrar um e-commerce nesse formato.

  • Fácil administração

A ausência de algumas etapas como produção, envio e atendimento, no Dropshipping acaba favorecendo também a administração geral da loja, permitindo que seja possível investir na variedade de produtos vendidos e até mesmo na expansão do negócio. É possível investir no crescimento de seu negócio sem os esforços que uma loja convencional exigiria.

 

Mas como funciona o Dropshipping na prática?

1. Encontrar fornecedor

Vamos do começo porque, afinal, encontrar um bom fornecedor não se resume em encontrar o produto ideal para vender, o que faz a escolha dos fornecedores uma etapa fundamental e importantíssima para garantir o sucesso de sua loja. É preciso lembrar que além de ter um bom produto, o fornecedor é responsável pelo envio e atendimento, ou seja, prazos de entrega, qualidade de pacotes e embalagens, timing e qualidade no atendimento. Enfim, a operação do fornecedor deve ser avaliada detalhadamente, pois é uma decisão de extrema importância. Nessa etapa é importante que todos os valores envolvidos na parceria sejam definidos para saber as margens de lucro que serão trabalhadas em sua loja. Resumidamente, precisa ser uma parceria saudável e lucrativa para ambas as partes. 

2. Criar uma loja

Fornecedores definidos! Está na hora de montar sua loja, outra etapa importantíssima. Tudo precisa estar ajustado e preparado para a clientela. Para que isso seja possível, você vai precisar se atentar a alguns itens. O primeiro deles é definir sua marca. É fundamental registrar seu domínio e qual será a plataforma de hospedagem de e-commerce que irá usar. Existem diversas opções no mercado e será preciso estudar qual se encaixa melhor para seu segmento. Com a casa arrumada, basta alinhar com seu fornecedor questões como atualização de estoque e envio para garantir que tudo corra bem.

3.Divulgação

Talvez seja o passo mais importante. Podemos até mesmo dizer que a divulgação é a chave para o modelo de Dropshipping ganhar a proporção que tem hoje. Afinal, a principal responsabilidade da loja será atrair clientes, portanto é hora de colocar em prática estratégias de marketing digital. Temos diversos materiais sobre esse assunto em nosso site, você pode acessar clicando aqui

A etapa de divulgação vai depender do seu segmento, mas, de forma geral, podemos citar Google Ads, Facebook ads, SEO para que seu site ganhe potência orgânica, entre outras ferramentas que irão te ajudar muito no processo de divulgação. 

4. Compra feita pelo cliente

Por fim, é necessário acompanhar o processo de venda. Grande parte desse processo pode ser automatizado, como o lançamento do pedido para o fornecedor e atualização de estoque, mas é importante fazer a gestão do processo de vendas para garantir que tudo está correndo bem, principalmente quanto ao lançamento de pedidos e garantia de envio. Apesar do fornecedor cumprir algumas etapas, sua loja está à frente do processo de vendas, por isso tudo precisa correr bem para que se conquiste clientes satisfeitos.

 

Dropshipping é ideal para o seu negócio?

O Dropshipping trouxe muitas novidades e soluções para o mundo do e-commerce. Apesar disso, possui também algumas desvantagens, como, por exemplo, apesar de sua aplicação e funcionamento serem práticos, o lucro acaba sendo baixo, justamente pelo fato de algumas etapas serem de responsabilidades de terceiros juntamente com a produção. Outro fator que pode ser um desafio é o controle de qualidade, seja quanto a fabricação dos produtos ou até mesmo seu envio, em questão de estado e proteção do pacote e quanto a agilidade, rastreamento de pedido, etc. 

Dropshipping possui diversas vantagens e desvantagens. Para se iniciar um e-commerce nesse modelo, tome alguns cuidados, como pesquisar com muito cuidado os fornecedores, estudar a qualidade dos serviços oferecidos e também se atentar aos termos de contrato da parceria. Pode dar trabalho, mas esse estudo sobre fornecedores vai valer muito a pena. E aí, o Dropshipping é ideal para o seu negócio?

 

Dropshipping é uma boa alternativa para e-commerce online, mas se ainda tiver dúvidas de que esse é o modelo ideal para o seu negócio, pode entrar em contato com a gente. Será um prazer colaborar com seu projeto.