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O que é email marketing e qual o poder dessa ferramenta em uma estratégia digital

Quer descobrir o que é email marketing? E como aplicar essa estratégia digital em 2021? Muita calma que já explicaremos com detalhes. 

O email marketing é atualmente uma das principais estratégias do marketing digital. É um meio de comunicação para atingir seu público-alvo, nutrir leads gerados ou até mesmo aumentar o número de vendas de uma empresa.

Mas cuidado, os disparos de e-mails podem ser considerados invasivos ou spam. Por isso, é preciso se atentar aos conteúdos enviados e fazer com que eles cheguem às pessoas certas.

Pensando nisso, explicaremos a seguir o que é email marketing e como nutrir essa estratégia da forma correta para atingir bons retornos de investimento (ROI).


Afinal, o que é email marketing?

Email marketing é uma forma de estreitar o relacionamento com o público-alvo, nutrindo-os com conteúdos relevantes. É uma estratégia de disparos para uma lista específica de leads. Normalmente os envios são feitos através de plataformas de automação que permitem personalização de alguns dados, como nome, por exemplo.

Os e-mails se tornaram muito eficientes para divulgar produtos, serviços ou informar consumidores sobre assuntos relevantes relacionados a determinada marca. Como citamos anteriormente, é muito importante que ao utilizar essa estratégia você seja cauteloso para que o receptor não se sinta invadido. As mensagens precisam ser entregues no momento certo da jornada e para os consumidores ideais.

Algumas medidas podem ser adotadas para que seu endereço não caia na caixa de spam dos usuários. Uma delas é pedir permissão para envios e segmentar sua base de leads para disparar apenas conteúdos que sejam relevantes e personalizados para cada público.


Por que utilizar uma estratégia de email marketing?

Agora que você já sabe o que é email marketing, citaremos alguns pontos importantes que te farão repensar essa estratégia: 

1. Alcance de pessoas. A maioria dos usuários de internet utilizam e-mails em suas atividades cotidianas. O alcance dessa comunicação é muito grande.

2. O alcance é previsível e mensurável. Você seleciona a quantidade de contatos para receber sua mensagem.

3. Canal próprio da sua empresa. Seus e-mails transmitem apenas a identidade da sua marca, tornando a comunicação muito mais pessoal. Ao contrário das redes sociais, em que os algoritmos decidem o que é relevante, no e-mail marketing é você quem decide o que e quando entregar ao seu público.

4. Bom retorno financeiro. O investimento não costuma ser alto perto de outras estratégias, e as taxas de conversão são mais altas. E aí, vale o seu tempo, não acha?

 

Como o email marketing pode auxiliar na sua estratégia digital?



O email marketing pode ser utilizado para atingir diversos objetivos. Vamos entender a seguir quais estratégias você pode adotar durante um planejamento de disparos:

Vendas: Explore os e-mails para ofertar produtos e levar o lead à compra com apenas um clique.

Promover um bom pós-venda: Utilize o e-mail para fazer pesquisas de satisfação e otimizar a experiência do seu cliente. Mantenha um relacionamento através de conteúdos relevantes nesta etapa da jornada.

Estreitar o relacionamento cliente/empresa e educar os leads: Entregue um conteúdo personalizado para se aproximar do seu cliente. Crie uma comunicação relevante e promova valor. Eduque seu público sobre sua área de atuação e, assim, o reconhecimento da sua marca será muito mais efetivo.

Promover o marketing de conteúdo: Como nos blogs, por exemplo, você pode notificar seus leads por e-mail quando houver novas publicações. 

 

Como planejar uma estratégia de email marketing?

Para iniciar uma estratégia, além de entender muito bem o que é email marketing, você precisará pensar em alguns pontos importantes:

  • Entender seu público-alvo, conhecer a fundo sua persona;
  • Definir um bom objetivo de campanha para essa estratégia; 
  • Como será feita a construção dos contatos? De onde sairá sua base de leads? Pelo site, blog, landing page ou por outro canal?;
  • Busque bons critérios de segmentação para entregar conteúdos relevantes para cada receptor (etapa do funil, nível de interação, interesses, etc); 
  • Qual será sua frequência de envios? Prepare um cronograma para se organizar nesse aspecto e não peque pela falta ou pelo excesso de envios;
  • Prepare bons conteúdos, pense em formatos atrativos e inovadores;
  • Pense nas métricas relevantes para os seus objetivos (taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, ROI…); 

 

Erros na estratégia de email marketing


Nem tudo são flores no marketing digital. A estratégia traz bons resultados? Sim, desde que você saiba usá-la. Observe os principais erros nos disparos de e-mails para não correr o risco de falhar nos resultados:

1. Listas de e-mails irrelevantes ou compradas: As listas de disparos devem ser para pessoas que se interessam e interagem com a sua marca. Listas compradas só te farão investir em e-mails que não trarão resultados. Não prejudique sua imagem com isso, ok?

2. Pecar na frequência: Não deixe de enviar emails. As pessoas que se inscrevem para receber seus conteúdos sentirão falta, mas também não exceda os limites para não se tornar invasivo. O exagero nunca é bom!

3. Prometer algo que não pode cumprir: Seja transparente nas entregas. Coloque um título que tenha a ver com o conteúdo do email. Não frustre seu público. Isso também pode prejudicar sua imagem ou fazer com que os receptores rejeitem seus próximos conteúdos. 

 

Já deu para entender o que é email marketing? Curtiu o conteúdo? Se precisar de uma ajudinha, estamos aqui, ok?