Blog Uptown - Marketing Digital

10 ferramentas Gratuitas do Google para alavancar o seu negócio

Você sabe quais são as ferramentas gratuitas do Google? Para que servem? Quando utilizá-las? Vem que a gente te explica neste artigo.

Que o Google é o maior site de pesquisas, todos já sabem, mas a preocupação da maioria dos profissionais é encontrar respostas para as seguintes perguntas: “como o meu site vai aparecer nas primeiras posições do ranking de buscas?” ou “como conseguirei bons resultados diante de toda a concorrência?”.

O fato é que existem muitas ferramentas gratuitas do Google para que você faça sua gestão de marketing digital de forma assertiva. O buscador mais famoso da internet disponibiliza diversos recursos para que as empresas consigam atingir o sucesso com uma boa estratégia, mesmo que não possuam capital para investir inicialmente. 

A variedade de ferramentas é grande. Tudo o que você precisa fazer é conhecê-las e utilizá-las constantemente, buscando otimizar seus canais para atingir bons resultados. A seguir citaremos alguns desses recursos:

 

1- Google Analytics

É um dos sistemas mais conhecidos e utilizados por profissionais de marketing. Para atingir bons resultados, nada melhor e mais eficaz do que analisar os dados constantemente. Essa ferramenta gratuita do Google tem essa função. O Google Analytics monitora o tráfego do seu site e fornece diversas métricas essenciais para que você o otimize da forma correta. Permite que você compreenda o comportamento do usuário que navega pelos seus conteúdos, a página que deu início à navegação e a página onde ela foi encerrada. Mostra o tempo de permanência do usuário no seu site, taxas de conversões, quais conteúdos desempenharam melhor, etc. A ferramenta é bem completa, vale a pena explorar!

Acesse clicando no link > Google Analytics

 

2- Google Trends

Para quem trabalha com conteúdo, essa é umas das ferramentas gratuitas do Google que se torna uma “mão na roda”, inclusive para o planejamento de estratégias de SEO. Para produzir algo que atraia o seu público, você precisa estar antenado nas tendências de assuntos relevantes. O Google Trends te mostra os assuntos e palavras-chave mais buscados ao longo do tempo. Você consegue, inclusive, fazer um filtro de meses para visualizar de forma mais específica o que trará bons resultados para o seu negócio. Com essa ferramenta, é possível identificar o que está sendo mais falado na área de atuação da sua empresa. É uma maneira de buscar dados para a sua estratégia de marketing e atrair um público qualificado para o seu site. 

Acesse clicando no link > Google Trends

 

3- Google Search Console

É um serviço que o Google disponibiliza para que você possa monitorar e otimizar seu site a fim de melhorar sua presença no ranking de resultados de pesquisa. Essa plataforma mostra basicamente como a ferramenta de busca do Google enxerga os conteúdos do seu site e sugere dicas para resolver possíveis problemas presentes. O Google Search Console te ensina a entender quais as pesquisas que trazem tráfego aos seus conteúdos e mostra o desempenho atualizado do seu site. 

Acesse clicando no link > Google Search Console

 

4- Google Keyword Planner

Outra das ferramentas gratuitas do Google, muito eficiente, mas não tão fácil de implementar nas estratégias de marketing, é o Google Keyword Planner (ou Planejador de Palavras-chave, em português). Ele auxilia na adequação dos seus anúncios, na sua produção de conteúdo e no SEO do seu site. Mas como? 

Bom, você consegue buscar as palavras-chave com tráfego mais alto para sua próxima publicação. Ao inserir um termo, o Google Keyword Planner sugere muitas outras ideias pertinentes para melhorar as palavras-chave do seu conteúdo. É possível monitorar os dados desses termos para decidir de forma assertiva. Gaste muito tempo usando essa ferramenta se quiser obter os melhores resultados. 

Acesse clicando no link > Google Keyword Planner

 

5- Google AdSense

As ferramentas gratuitas do Google te ajudam a ganhar dinheiro, viu? Prova disso é que com o Google AdSense você consegue monetizar o seu site com cliques em anúncios. Basta que você insira o código do seu site para que o Google AdSense sugira anúncios relevantes que combinem com o conteúdo oferecido pelo seu negócio. Caso você tenha uma estratégia de marketing focada em geração de tráfego, essa ferramenta funcionará muito bem. Não dá para deixar de lado, né?

Acesse clicando no link > Google AdSense

 

6- Google Drive

A maioria já conhece essa, não é mesmo? É uma das ferramentas gratuitas do Google que tem mais utilidade para profissionais da área de marketing. Além de possibilitar o armazenamento de arquivos, o Google Drive permite que você acesse, edite e compartilhe com terceiros os documentos inseridos. É possível criar documentos, planilhas ou apresentações dentro do Drive. Você consegue acessá-los de qualquer lugar ou dispositivo, sem necessidade de fazer download. 

Acesse clicando no link > Google Drive

 

7- Google Agenda

Tem muitos compromissos e não sabe como administrar seu dia? O Google te ajuda com isso também. A agenda do Google permite compartilhamento com usuários, incorporamento a sites e define alertas para que você não perca nenhum dos seus compromissos. Uma ótima maneira de se manter organizado, não acha?

Acesse clicando no link > Google Agenda

 

8- Google Mail

É um provedor que possibilita o envio e recebimento de e-mails. Também conhecida por Gmail, essa ferramenta é gratuita e possui diversos filtros relevantes que podem facilitar o dia a dia do seu negócio.

Acesse clicando no link > Google Mail

 

9- Google Meu Negócio

Já falamos sobre essa ferramenta gratuita do Google em outro artigo (leia clicando aqui), mas, para quem ainda não leu, é uma das principais ferramentas utilizadas para o sucesso de negócios locais. Com o Google Meu Negócio você consegue gerenciar toda a presença digital da sua empresa, expor as principais informações e pontos fortes do seu negócio nos resultados de busca do Google, além de poder interagir com o público-alvo do seu segmento. Vele muito a pena testar.

Acesse clicando no link > Google Meu Negócio

 

10- Youtube

Por último, mas não menos importante, temos o Youtube, que dispensa explicações detalhadas. Até porque esse serviço do grupo Google já faz parte do nosso dia a dia. A ferramenta permite compartilhamento de vídeos interativos com milhares de usuários ativos na plataforma. Existem muitas formas eficazes de utilizá-la para alavancar o seu negócio, basta estudar bem suas estratégias de marketing para atingir seu público em potencial.

Acesse clicando no link > Youtube (colocar link para a ferramenta)

 

Conclusão

Citamos apenas algumas das principais ferramentas gratuitas do Google. São infinitas as possibilidades de utilização para organização de rotinas de trabalho, melhorar o tráfego e trazer mais público ao seu site. Utilize-as com sabedoria para obter grandes resultados e crescimento para a sua marca. 

 

Precisa de uma ajudinha? A Uptown está pronta para te atender. Entre em contato e vamos bater um papo =)