Blog Uptown - Marketing Digital

Infográficos: grande tendência para atrair leads qualificados

Você sabe o que é Infográfico? Por que esse recurso visual é uma baita oportunidade para atrair leads? Por onde começar para montar um Infográfico eficiente? Fique por aqui para descobrir!

Quando pensamos em Inbound Marketing para atrair leads qualificados, existem inúmeras estratégias e tipos de conteúdos que podem ser explorados na tentativa de chamar atenção de um usuário em busca de resolver um problema específico, mas que fica perdido diante das milhares de opções disponíveis na web. Um artigo informativo e bem escrito, uma imagem chamativa nas redes sociais, um link patrocinado, ou qualquer outra ferramenta de atração no ambiente digital, pode fazer toda a diferença para este potencial cliente considerar a sua empresa, e não a do concorrente, como uma provável solução para ajudá-lo. 

Em um mundo onde o mercado online cresce vertiginosamente, com milhões de internautas navegando todos os dias, recursos visuais conseguem impactar consumidores na internet com mais facilidade e são absorvidos por eles de forma mais rápida. Existe um elemento gráfico super em alta no marketing digital e que tem sido cada vez mais solicitado aos designers das agências de publicidade. Você já ouviu falar nos famosos Infográficos? 

Sim, os Infográficos são ótimos para passar uma mensagem de forma visual, objetiva e confiável, despertar o interesse de um usuário e, assim, motivá-lo para executar uma ação que sua empresa espera dele. Vamos falar um pouco mais sobre o assunto agora. 

 

Afinal, o que é Infográfico?

O Infográfico é uma ferramenta de Marketing de Conteúdo que oferece uma visão apurada, objetiva e fácil de memorizar combinando diversos elementos para passar informações, curiosidades e dados numéricos sobre determinado assunto. Para isso, ele possibilita inúmeras composições visuais, com formatos inusitados e criativos, para abordar temas diversos, muitas vezes de difícil compreensão se fossem apresentados de outra forma. São ótimas alternativas para ilustrar resultados para o chefe, incluir em apresentações de trabalho ou então servir como chamarizes para atrair leads nas redes sociais, em anúncios, dentro de e-books, e-mails personalizados, entre outros. 

Os Infográficos podem ser formados através de uma mistura entre dois, três ou mais elementos. Entre eles, temos:

  • Gráficos (coluna, pizza, linhas…)
  • Linhas do tempo
  • Imagens 
  • Cores
  • Textos pontuais
  • Diagramas
  • Números em destaque
  • Ícones
  • Mapas
  • Animações

Com os Infográficos, é possível contar incríveis histórias sobre uma marca sem necessidade de um conteúdo mais robusto e cansativo. Se trabalhado com criatividade e na hora certa, será um poderoso “imã” para capturar leads e alavancar os seus resultados.

 

Os principais motivos para usar Infográficos

Você já entendeu o que é Infográfico, certo? Então, agora vamos compreender por que ele é utilizado por empresas de todos os setores para despertar o interesse das pessoas, além de sua importância como estratégia de negócio. Existem diversos usos para esse popular recurso visual. Listamos alguns deles a seguir: 

1. Desenvolver reconhecimento de marca, exibir informações relevantes e aumentar engajamento em estratégias de marketing digital;

2. Oferecer um resumo, uma visão geral, sobre determinado tema com dinamismo e fácil assimilação;

3. Simplificar informações, processos e dados complexos. Notem que a palavra é “simplificar”. Muitos designers, ou por determinação do briefing ou por mera inspiração criativa, fazem infográficos visualmente poluídos, com informações em excesso, que acabam confundindo mais a cabeça do leitor. Isso não é recomendado; 

4. Expor informações e dados de pesquisas de forma amigável, divertida e objetiva;

5. Ilustrar resumidamente textos longos, como relatórios, artigos, notícias, materiais didáticos, entre outros;

6. Fazer comparativos criativos entre dois ou mais elementos; 

7. Chamar mais atenção para determinado tema social ou de utilidade pública, gerando maior impacto e conscientização.

Seja qual for o seu motivo para criar um Infográfico, o mais importante é sempre organizar bem as informações que deseja divulgar e, principalmente, passar confiança para a pessoa que visualizar, ainda mais se seu objetivo é conquistar leads qualificados. 

 

05 dicas para montar o seu Infográfico

É muito importante saber o que é Infográfico, mas você precisa entender por onde começar para criar um. Aqui vão algumas importantes dicas:

1) Responda perguntas básicas antes de pôr a mão na massa

O primeiro passo para não errar é pensar em algumas perguntas que devem ser respondidas para começar um esboço de Infográfico. As principais são:

  • “Para qual Persona vou criar meu Infográfico?” (saiba mais sobre Personas clicando aqui); 
  • Quais são as principais dores da minha Persona? O que ela está buscando? Meu conteúdo vai ajudá-la nesta busca?”
  • “Qual o objetivo da minha empresa com este Infográfico? Conquistar mais leads qualificados? Gerar credibilidade nos ambientes digitais? Aumentar o tráfego do meu site?” São inúmeras as possibilidades, mas você precisa saber exatamente qual a sua para aumentar as chances de êxito.  

2) Organize as informações

Coletadas as informações sobre sua Persona e objetivos, você pode começar a preparar o seu esboço da forma que preferir, mas é necessário colocar no papel as suas ideias, prioridades de assunto, o peso de cada elemento e suas ordens (títulos, números, subtítulos, gráficos, etc). 

Caso esteja sem tempo ou com dificuldade, não tenha receio de pedir ajuda de profissionais capacitados para criar um Infográfico visualmente atrativo e objetivo. Preparar um briefing com suas sugestões é muito bem-vindo nesta hora. 

3) É hora de criar!

Além das dicas que já demos anteriormente, atentar-se para a criação do Infográfico é essencial. Seja feito por você ou por terceiros, na hora de desenvolver este recurso não se esqueça: mais do que expor alguns dados e informações relevantes, o infográfico é uma ótima ferramenta de divulgação da sua própria marca. Por isso, tente sempre manter a sua identidade visual quando for preparar os elementos. Lembre-se! O Infográfico é uma forma de publicidade como qualquer outra. 

Também utilize cores, tamanhos de fonte e backgrounds que facilitem a visualização para não dificultar a leitura e assimilação do público. Contraste é tudo!

4) CTAs (Call to Action)

Quando o seu Infográfico estiver pronto para ser divulgado na web, não esqueça de inserir botões que motivem os usuários a repassar o seu conteúdo adiante. Ícones de compartilhamento são essenciais para motivar as pessoas a se engajarem e também para mostrar sua autoridade ao falar de determinado tema. Quanto maior o seu alcance, maior a chance do seu objetivo definido lá no início do processo se concretizar. Não perca a oportunidade de utilizar um CTA atrativo. 

5) Fontes confiáveis 

No Marketing de Conteúdo, a credibilidade é essencial. Uma dica é sempre utilizar (e divulgar) fontes confiáveis e imparciais, e jamais distorcer dados. Lembre-se! O consumidor online é muito desconfiado e tem recursos suficientes para descobrir se determinada informação está mascarada ou equivocada. 

 

E aí, aprendeu o que é Infográfico e as utilidades deste recurso? A Uptown conta com um time de marketing digital e de criação que, em conjunto, podem te ajudar a planejar bons Infográficos e outras estratégias para atrair leads qualificados. Vamos conversar? =)