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O que é Lead Magnet e seu poder na conversão de leads

Onde encaixar um formulário? Como despertar curiosidade no público? Você sabe o poder de um bom lead Magnet? Converter Leads não é trabalho fácil, por isso é importante trabalhar suas estratégias de atração da melhor forma possível.

O que é um Lead Magnet?

Antes de explicar o que é Lead Magnet, é importante revisar brevemente o que é um Lead. Uma definição comumente utilizada é a de que um Lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, o conjunto de dados de um possível cliente. Mas como esses dados podem ser obtidos? Bom, é aí que entram os Lead Magnets. 

Lead Magnet é justamente o que se oferta em troca desses dados, como uma recompensa pela conversão. Conquistar a confiança de um possível cliente e convertê-lo em um Lead por vezes é muito difícil. É por isso que os Leads Magnets são tão importantes. 

Mas fique tranquilo porque vamos explicar todos os passos para você criar seus próprios Lead Magnets e aumentar a conversão de leads de seu negócio.

 

Por que sua empresa precisa aplicar essa estratégia

Uma questão super importante é que os Lead Magnets são necessários e aplicáveis para qualquer segmento de negócio, mas por que essa troca entre loja e cliente é tão vantajosa? Bom, para entender a necessidade dessas recompensas, precisamos ter em mente a primeira etapa da jornada de compra de um cliente, o período de atração. 

É certo dizer que conquistar um cliente não é um trabalho simples e rápido, pelo contrário, demanda estudo e paciência. É preciso entender as necessidades do público e se comunicar da forma adequada no momento adequado. 

Existe um exemplo muito comum na área de comunicação que expressa bem a utilidade dos Lead Magnets. Por um momento vamos enxergar a relação entre loja e cliente como um relacionamento em que a conversão de venda seria como um pedido de casamento. Bom, não se pede uma pessoa desconhecida em casamento. Antes é necessário um período de namoro ou encontros. É aí que entram os Lead Magnets. Para que você consiga construir a fidelidade de um cliente com sua marca, é preciso se relacionar em doses corretas com seu público. Antes de arriscar um “não” com um pedido de casamento (venda direta), é melhor optar pelos Lead Magnets, que trarão informações úteis para estratégias mais assertivas, proporcionando um aumento na margem de conversões de vendas.

 

Como criar um Lead Magnet

Agora, como criar um Lead Magnet? Como criar uma recompensa atrativa para meu público? Vamos começar com a definição de Público. Assim como qualquer outra estratégia de Marketing a definição de um público-alvo e de uma Persona são itens que ditarão a comunicação mais assertiva, seja quanto ao conteúdo, formato ou abordagem. Portanto, estude seu público e defina suas Personas.

Com sua Persona definida é hora de traçar uma estratégia, o que pode variar de acordo com seu segmento, mas aqui será necessário definir qual a recompensa mais atrativa para seu público, seja um e-book, uma assinatura de newsletter, descontos na sua loja, etc. O importante é entregar algo de valor, como uma dica prática, um conhecimento sobre algum assunto ou valor agregado à sua marca. A definição da recompensa será o passo inicial para se construir o conteúdo com uma comunicação clara.

Chegou a hora de colocar a mão na massa e construir o conteúdo para sua campanha de atração. Como já foi dito, é importante trabalhar uma comunicação clara. O que isso quer dizer? Para que seu público se sinta atraído, ele precisa entender a mensagem e a recompensa que está sendo ofertada, portanto, faça promessas objetivas e, principalmente, entregue o conteúdo esperado. De nada adianta converter centenas de Leads se os mesmos se sentirão enganados e, assim, perderão o interesse por sua marca.

 

Leads Magnets mais utilizados

Agora que você já sabe o que é um Lead Magnet, separamos alguns modelos que tendem a gerar boas conversões e são muito utilizados como recompensas para conversões. Em sua maioria são infoprodutos, que acabam por ser mais fáceis de desenvolver, uma vez que você estará criando esses conteúdos sobre seu próprio segmento de atuação:

1. E-book

Aqui temos uma das formas mais comuns de Lead Magnet, mas que ainda gera bastante conversões, principalmente para o segmento B2B. Como se trata de uma prática comum, a criação de e-books da sua marca deve sempre se destacar pela qualidade do conteúdo ofertado.

2. Webnar

Uma prática também muito conhecida. Seu formato dinâmico em vídeo pode agregar muito valor no conteúdo. Além disso, nesse modelo você também pode optar por um minicurso ou até mesmo uma amostra grátis de algum conteúdo mais completo.

3. Podcast

Outra forma de entregar conteúdo é no formato de áudio. Com o crescimento da modalidade, um audiobook pode ser muito bem aceito pelo seu público.

4. Assessoria

Outra forma de recompensa, e até mesmo de ter um contato próximo com seu possível cliente, é oferecendo uma assessoria, uma consultoria ou qualquer outro suporte inicial. Esse meio de Lead Magnet ajuda não apenas a otimizar as conversões, mas também a gerar credibilidade para sua marca.

5. Infográfico

Um modelo super dinâmico também são os infográficos. A entrega de conteúdo já se consagrou enquanto forma de recompensa e de fato a originalidade está na qualidade do conteúdo e no modelo de apresentação. Pensando nisso, infográficos podem ser muito úteis para compactar informações importantes de uma forma agradável aos olhos e dinâmica.

6. Descontos

No caso de varejo e e-commerce, talvez seja interessante utilizar uma abordagem mais prática, o bom e velho desconto. Hoje em dia ele pode ser aplicado de formas muito criativas, como um cupom de desconto enviado por e-mail, frete grátis, desconto na próxima compra para fidelização e, nos casos de serviços online, até mesmo uma amostra grátis por determinado período.

 

Lead Magnets é uma estratégia muito recomendada para qualquer segmento de negócio e, como você pode ver, simples de aplicar. Que tal iniciar sua estratégia e aumentar a conversão de Leads da sua empresa? Se surgir qualquer dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer contribuir com seu projeto.