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Entenda como utilizar o LinkedIn para empresas e alavancar suas estratégias de negócios

Você sabe como funciona o LinkedIn para empresas? Sabe a importância da ferramenta no mundo corporativo? Veja neste artigo 04 motivos para utilizar o LinkedIn.

O LinkedIn já concentra milhões de usuários espalhados pelo mundo. É uma plataforma focada no ambiente corporativo e, quando usada corretamente, pode ser uma grande aliada aos seus negócios. A ferramenta permite contatos profissionais, trocas de experiências, divulgação de produtos e serviços, além de dar muita visibilidade à sua empresa. No LinkedIn também é possível trabalhar prospecções e unir novos contatos profissionais promissores para cada negócio.

Por esses e outros motivos, o LinkedIn para empresas é extremamente valioso e deve ser considerado em estratégias de marketing digital que desejem obter o máximo de sucesso em seus resultados. 

 

Para que serve o LinkedIn?

  • Conectar perfis profissionais do mundo todo 
  • Compartilhar conteúdos relevantes ao mundo corporativo
  • Compartilhar experiências do mercado de trabalho
  • Promover um perfil profissional pessoal
  • Promover empresas e serviços
  • Network 
  • Facilitar uma busca refinada de profissionais capacitados e ligá-los a empresas que buscam pessoas para integrarem o time

O LinkedIn permite cadastro de usuários ou páginas de empresas, onde são inseridas descrições de cargos e funções, quando falamos de pessoas físicas, e produtos, serviços e valores, por exemplo, no caso das empresas. 

 

O LinkedIn para empresas deve ser utilizado em todo tipo de organização? 

A resposta é sim, desde que a organização saiba tratar a rede com cautela. O LinkedIn para empresas exige uma abordagem diferente das outras redes sociais por se tratar de uma plataforma corporativa. O LinkedIn com toda certeza aumentará a visibilidade da sua marca. 

As dicas são para que compartilhe conteúdos que estejam relacionados com o posicionamento estratégico da sua empresa. Conte marcos da história da organização, as ações planejadas e as realizadas, compartilhe futuros eventos, palestras e workshops a serem ministrados, além de depoimentos de clientes ou colaboradores. Imagine que é a imagem da sua marca que está em jogo.

O objetivo do LinkedIn para empresas é criar network na rede e se aproximar de pessoas, sejam colaboradores, futuros talentos ou clientes em potencial. Outra dica para reforçar o posicionamento da sua marca e criar conteúdo relevante aos usuários é produzir artigos que estejam dentro do seu segmento de mercado, com intuito de informar e fortalecer relacionamentos. 

 

A plataforma tem foco em B2B?

O LinkedIn é uma plataforma corporativa, como já mencionamos, então o foco são os negócios. No caso de empresas Business to Business (B2B), é uma possibilidade maior de atingir o público-alvo, já que a plataforma conta com milhares de usuários ativos diariamente, usuários que procuram conteúdos relevantes ou novos negócios. De qualquer forma, uma empresa Business to Consumer (B2C) também pode e deve estar presente na rede social para consolidar sua marca. A melhor forma é trazer conteúdos informativos e relevantes para mostrar o potencial de relacionamento da organização. Informar pessoas também é um ponto forte e importante na construção do branding e na credibilidade de uma empresa.

 

Como anunciar no LinkedIn? 

Já explicamos acima que o LinkedIn é uma rede social. A diferença é o foco corporativo e, consequentemente, a linguagem mais formal, assim como os objetivos das postagens. Como todas as redes sociais, o LinkedIn para empresas também oferece anúncios pagos dentro da plataforma, como uma maneira de promover sua empresa no mercado e dentro de um contexto profissional. 

Os anúncios podem ser variados. Podem tratar de vagas abertas para atrair talentos, artigos produzidos pela organização como forma de promover e trazer conhecimento ou credibilidade à marca, para gerar leads, etc. Uma das vantagens de separar um valor no orçamento para este tipo de ação é justamente trazer uma capacidade de segmentação maior e com maiores resultados organizacionais do que as outras redes sociais. Os seus conteúdos serão entregues para profissionais que tenham relação ou interesse com o segmento da sua empresa e com as suas estratégias. 

Os formatos de anúncios são variados e podem diferir das outras redes sociais também. O LinkedIn para empresas conta com:

  • Conteúdos patrocinados no feed de usuários;
  • Mensagens inbox promovendo ofertas de serviços ou relacionamento com a marca;
  • Anúncios nas barras laterais da plataforma;
  • Entre outros tipos de publicidade.

Basta analisar o que se enquadra mais no contexto da sua estratégia de marketing. Com o andamento das postagens, você terá dados fornecidos do LinkedIn Analytics, como horário em que seu público mais engaja, dados demográficos, entre outros, para otimizar e favorecer suas próximas campanhas. O LinkedIn para empresas é uma ferramenta extremamente poderosa para fortalecer o marketing digital corporativo.

 

04 razões para aderir ao LinkedIn para empresas

Já citamos algumas vantagens da ferramenta, mas falaremos de 04 pontos específicos para adotá-la:

1- Consolidação de reputação de marca: O próprio LinkedIn afirma que 3 a cada 4 usuários acreditam que a plataforma seja uma confiável fonte de dados sobre empresas, justamente por seu contexto mais formal e institucional.

2- Relacionamentos comerciais e com oportunidade de negócios: Os usuários da plataforma já ingressam com objetivos profissionais. É uma ótima oportunidade para engajar pessoas e gerar novos negócios. 

3- Aumento de leads e conversões: É a ferramenta ideal para captar novos prospects e aumentar sua lista de e-mails. 

4- Interações com as pessoas certas: Muitos dos usuários presentes na plataforma são responsáveis por áreas da empresa que podem gerar negócios para a sua organização. Como a plataforma entrega dados de cargos e posições, você consegue contato direto com usuários que tenham poder de decisão e de compra. Além disso, os anúncios do LinkedIn para empresas são customizáveis e segmentados, trazendo pessoas específicas do seu segmento de mercado. 

 

E aí, curtiu? Já utiliza o LinkedIn para empresas? Se precisar de uma ajudinha, lembre-se de que estamos aqui para isso!