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Marketing de Produto: uma estratégia que sua empresa precisa aplicar

Você já aplicou uma estratégia de Marketing de Produto? Conhece as vantagens que ele pode trazer para sua empresa? Descubra como criar uma estratégia de Marketing de Produto e comece a aplicar agora mesmo em seu negócio.

Primeiro, o que é Marketing de Produto?

Marketing de Produto é um conjunto de estratégias de marketing dedicadas exclusivamente a estudar a relação entre produto e cliente, a fim de garantir que essa relação seja a mais saudável possível, e o mais rentável possível, visto que são partes essenciais de qualquer empresa ou negócio.

A título de exemplo, sua empresa pode ter um produto de qualidade incrível e que traz uma solução clara, mas se isso não for evidente e a comunicação não for assertiva na vitrine, seja virtual, em loja física, etc, sua marca pode não ter o impacto desejado. Essa comunicação entre produto e potencial cliente, ainda que rápida, determina se sua marca irá adquirir um novo cliente ou se ela vai passar despercebida nesse determinado momento. Mas não se assuste! O Marketing de Produto vai justamente nos ajudar a definir a melhor forma de realizar essa comunicação.

Colocando em termos mais simples, o Marketing de Produto nada mais é do que um estudo estratégico sobre como apresentar determinado produto a seu público, a fim de otimizar as vendas, claro. No entanto, para que isso seja possível, é preciso também estudar tudo o que está em volta desse produto. Pois é, apesar do termo, quando falamos de Marketing de Produto, temos muito mais a levar em conta do que apenas o produto em si, e aqui você vai ver cada ponto a ser considerado para aplicar o marketing de produto no seu negócio.

 

Todo produto tem sua jornada

Antes de pontuar as etapas do Marketing de Produto é importante entender que todo produto passa por um ciclo de vida. Compreender esse ciclo e suas fases de acordo com o seu segmento é indispensável para que você consiga criar uma estratégia de marketing de produto eficiente. 

Mas por que o ciclo de vida de um produto é tão determinante para o marketing de produto? Bom, se colocarmos numa linha do tempo, ciclo de vida do produto é todo o período em que o produto está no mercado. Já o marketing de produto é todo o estudo que está por trás de seu lançamento.

Mas calma, isso não significa que que o marketing de produto só pode ser aplicado para produtos ainda não lançados. O ponto é que ele é sempre determinante para o ciclo de vida de um produto a partir de quando é aplicado Um exemplo disso seria um reposicionamento de produto no mercado, a mudança de seu layout, entre outros. Voltando ao ciclo de vida do produto, conheça suas etapas:

 

  • Desenvolvimento

 

Essa é a primeira etapa de qualquer produto, seu desenvolvimento. Acontece quando a empresa determina a criação e passa a desenvolver um produto. Por isso, nessa etapa o produto não está no mercado, não está gerando lucro, mas carece do investimento da empresa.

 

  • Introdução

 

Aqui ocorre o lançamento do produto. Junto com ele se iniciam as vendas e o processo de aceitação do público. Mas como na etapa anterior foi necessário investimento direto da empresa, nessa fase de introdução as vendas ainda não geram lucro, o que é normal até aqui.

 

  • Crescimento

 

Aqui ocorre a definição de um posicionamento do produto no mercado e sua aceitação. Nessa fase as vendas aumentam de forma rápida e, por fim, o lucro também passa a aumentar.

 

  • Maturidade

 

Já na maturidade, falamos de um produto que alcançou seu público potencial, sendo assim, atingiu também o ápice de seu crescimento em vendas. Qual o impacto disso para a marca? Como as vendas não seguem crescendo, o lucro consequentemente é menor e o produto precisa passar por novos estudos e mais investimento em Marketing.

 

  • Declínio

 

Como o nome diz, aqui temos a fase de queda, em que as vendas tendem a cair juntamente com os lucros. Falamos aqui de produtos que não atendem mais seu público ou perderam espaço para novas soluções.

 

Vamos à prática! Como aplicar Marketing de Produto

Tendo em mente qual o objetivo do Marketing de Produto e o ciclo de vida de um produto, vamos falar sobre os itens que compõem essa estratégia. Como falamos no começo, as estratégias vão muito além do produto em si. Por isso, listaremos os principais estágios para que você consiga criar uma boa estratégia para sua empresa:

 

1. Público-alvo / Personas

 

Ok, ok, esse é um ponto presente em diversos temas quando o assunto é marketing e comunicação, certo? Bom, isso só destaca a importância de ter um público-alvo bem definido. Assim como para outras estratégias de marketing, definir uma Persona pode fazer toda a diferença para o lançamento de sua campanha, afinal é preciso saber com quem se está falando para então definir a melhor mensagem. Para te ajudar nessa missão tão importante, temos um artigo detalhado sobre o assunto, para acessar, é só clicar aqui.

 

2. Posicionamento

 

O posicionamento também é uma etapa importante e indispensável para o marketing de produto. Essa etapa tem como objetivo definir de maneira sólida o lugar do seu produto no mercado, ou seja, a marca precisa reunir informações que esclareçam qual a solução que o produto traz, quem a empresa espera que faça o uso do produto e, por fim, quais são os diferenciais que o produto traz ao mercado frente à concorrência. Com esse estudo realizado, fica muito mais fácil definir itens como slogans, rótulos, layouts, mensagens, campanhas e afins. A empresa passa a ter todo o material necessário para definir as melhores formas para se comunicar com seu público.

 

3. Plano de lançamento

 

Essa é uma das maiores etapas do processo e a que envolve mais departamentos dentro da empresa. É aqui que o método de lançamento é definido, juntamente com os prazos e a delegação de tarefas. Nessa etapa é importante determinar quais mídias serão utilizadas, orçamentos, ações para campanhas, parcerias, etc. Os itens a serem revisados e definidos aqui variam muito de acordo com o segmento do seu negócio, da categoria de produtos que disponibiliza. Aqui em nosso blog você vai encontrar diversos conteúdos que certamente vão te ajudar nessa etapa.

 

4. Criação

 

Acredito que essa seja uma etapa muito familiar. Basicamente é onde todo o estudo e definições até aqui criam forma. Nessa hora todo o enxoval de comunicação, seja para campanha ou lançamento de produto, deve ser concluído. Materiais de ponto de venda, Landing Pages, textos, indentidade visual (KV), banners, conteúdo para mídias sociais, entre outros, tudo de acordo com a sua necessidade. Aqui você pode ler sobre material de ponto de venda, e aqui sobre estratégias de Marketing digital. Aproveite! 

 

5. Preparação da equipe

 

Uma etapa geralmente não aplicada pelas empresas, mas assim como as demais, de muita importância para o sucesso de uma estratégia de Marketing de produto. 

Podemos enxergar essa etapa com uma revisão de tudo o que foi feito até aqui. Setor por setor deve ser revisado na intenção de se certificar de que tudo o que precisava ser feito foi concluído com sucesso. Para o marketing de produto é importante que o cenário interno, toda empresa, esteja alinhada com as definições sobre o lançamento. Por exemplo, o departamento de SAC deve estar alinhado com o produto para que consiga transparecer o posicionamento da marca em seu atendimento. Resumindo de forma simples, essa etapa serve para colocar todos “na mesma página”.

 

6. Lançamento

 

Por fim chegamos ao tão esperado lançamento (lembrando que as etapas não se aplicam apenas em caso de lançamento de produto, mas para qualquer campanha ou rebranding, beleza?). Essa etapa é quando todo o planejamento enfim é aplicado. Importante que a data esteja definida e programada em todas as mídias que serão utilizadas e que a equipe interna esteja ciente porque é quando os clientes vão começar a aparecer. Mas se você cumpriu todos os passos até aqui, não terá problemas com o lançamento do seu produto.

 

Agora que você sabe como elaborar uma estratégia de marketing de produto é só começar seu planejamento estratégico. E se ficar com qualquer dúvida no meio do caminho, pode entrar em contato com a gente. Será um prazer colaborar com seu projeto.