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Marketing Digital é para todo mundo e para todos os bolsos. Podemos provar!

Como aproveitar as vantagens do marketing digital em negócios de pequeno e médio porte? Como fazer inbound marketing para pequenas empresas? Posso competir com grandes empresas que investem mais do que eu? O que é o índice de qualidade do Google? Descubra agora.

Vamos pensar no seguinte cenário: Rafaela é dona de um novo negócio muito promissor na área de cosméticos. Sua empresa atua com produtos ecologicamente corretos com diferenciais perceptíveis em relação à concorrência, mas ninguém sabe disso ainda. A primeira coisa que vem à cabeça para resolver o problema é aquele tão cobiçado quarto “P” do marketing, a Promoção. É preciso divulgar a marca. No entanto, a empresa está em fase inicial, ainda é pequena se comparada aos principais players do mercado e conta com uma verba de publicidade muito restrita para competir com as grandes marcas de cosméticos, que aparecem diariamente nos comerciais da TV e já têm centenas de lojas espalhadas pelo Brasil. E agora? Será que é melhor desistir? É claro que não! Você precisa conhecer uma das principais vantagens do inbound marketing para pequenas empresas. 

O exemplo acima tem sido uma das principais dificuldades de pequenas e médias empresas quando precisam divulgar produtos e serviços. Hoje em dia o questionamento mais comum que esse tipo de cliente faz para as agências de publicidade é qual a melhor forma de se promover com eficácia e saber se seus investimentos estão de fato trazendo retorno. Até porque, para empresas de pequeno e médio porte, cada centavo é valioso. A resposta já não é mais segredo. Que tal destinar parte do seu investimento para o marketing digital? 

 

Com os avanços tecnológicos e as pessoas cada vez mais informadas através da internet, um excelente caminho para uma marca é fazer de tudo para ser encontrada no exato momento que um potencial cliente está procurando por uma solução que ela pode oferecer. São as famosas ações de Inbound Marketing. Se um internauta encontrar o site da Rafaela na primeira página do Google ao digitar “perfumes sustentáveis” na barra de busca, aumentaram as chances desse potencial cliente acessar o site e descobrir que aqueles cosméticos ecologicamente corretos são perfeitos para suprir a sua necessidade.

E se eu te falar que para esse cenário acontecer nem sempre é necessário ter mais dinheiro do que o seu concorrente? A grande vantagem do marketing digital, em especial das ações de Inbound Marketing para pequenas empresas, é proporcionar uma competição por espaço bem mais democrática. Há diversos outros fatores relevantes que os buscadores consideram para avaliar se um negócio deve ou não aparecer nas primeiras páginas de busca, como a relevância do site, a velocidade de carregamento, a qualidade dos conteúdos e textos disponibilizados na página de destino… 

Quanto mais conteúdo rico e relevante for produzido, maiores as chances da sua marca ser vista como uma autoridade no assunto e, consequentemente, alcançar uma posição de destaque nas buscas orgânicas (aquelas que não são pagas). Para preparar as suas plataformas digitais para uma eficiente estratégia de otimização de conteúdos (o chamado SEO) e alavancar suas ações de Inbound Marketing, contar com o auxílio de uma boa agência de marketing digital é uma ótima solução.

Anúncios online para empresas menores

Supondo que você já tenha um site rico de informações, com um SEO redondo e repleto de gatilhos para captar leads, além de redes sociais ativas e cheias de engajamento, o cenário perfeito para investir em Google Ads (plataforma de anúncios pagos do Google) e fazer impulsionamentos em mídias sociais. Porém, ainda sofre com o problema do budget reduzido. Será que preciso gastar o mesmo que o meu concorrente? Não necessariamente. Antes de mostrar o porquê, ressalto que uma das vantagens do Inbound Marketing, como anúncios no Google e redes sociais, é a possibilidade de uma divulgação regionalizada. Por exemplo: uma empresa de pequeno porte que atua na cidade de Santo André (SP) pode destinar a verba das ações digitais apenas para potenciais clientes de Santo André e regiões próximas, uma boa estratégia para otimizar campanhas pagas e limitar a competição dentro da web. 

 

Agora vamos focar no famoso leilão de palavras-chave. O Google considera relevância e qualidade de conteúdos como uma das variáveis para vencer o leilão, ou seja, uma empresa de menor porte consegue atingir resultados semelhantes ou melhores do que um concorrente até com menos investimento (o mesmo vale para outros buscadores). Também deve-se levar em consideração que nas ações de Inbound Marketing você investe o quanto quiser, a hora que quiser, da forma que quiser, podendo personalizar os seus anúncios de acordo com a sua necessidade, o seu budget e o tamanho do seu negócio. E ainda melhor! Todos os resultados de ações de marketing digital são mensuráveis em tempo real. Dá para calcular de forma precisa o retorno sobre investimento. O Google, por exemplo, utiliza a métrica de CPC (custo por clique). Você só paga se o usuário clicar no seu anúncio. 

 

Ad Rank = Índice de Qualidade x Custo por Clique

Vamos clarear ainda mais a sua mente em relação a todas as vantagens do marketing digital descritas acima e como alguém que gasta menos ainda assim pode aparecer na frente de um concorrente nos resultados das buscas. Quando o Google Ads faz o leilão de palavras-chave ele não considera apenas o investimento feito, mas cruza esse valor com o chamado Índice de Qualidade. 

O Índice de Qualidade consiste em uma nota de 0 a 10 que o Google dá para um anúncio levando em conta sua relevância, as palavras-chaves e a qualidade da página de destino. Se os fatores avaliados atendem perfeitamente um usuário interessado no assunto daquele anúncio, a sua nota será alta e a chance de aparecer mais bem ranqueado nas páginas de busca é muito maior. 

Para o Google não é quem paga mais que leva o objeto leiloado (no caso, o melhor ranqueamento na busca). Toda vez que um internauta procura por algum termo, o Google faz um “leilão particular” em que o anúncio com o maior Ad Rank conquista a primeira posição. E o que é Ad Rank? Simples. É a multiplicação entre o CPC máximo ofertado para o anúncio e o seu Índice de Qualidade. Veja a tabela abaixo para entender na prática, novamente com a empresa de cosméticos da Rafaela como exemplo:

Note que o anúncio da Rafaela é o que menos investiu no lance do CPC (R$3,70), mas por ter um Índice de Qualidade maior que os seus concorrentes, o Ad Rank de 37 levou a sua empresa à primeira posição na busca do Google. Os concorrentes maiores, que normalmente dão lances mais altos de CPC, podem ter menos destaque que uma empresa com menor investimento. Provavelmente a Rafaela fez um ótimo trabalho de SEO na sua página de destino, selecionou palavras-chave relevantes para o conteúdo oferecido e elaborou uma estratégia assertiva de Google Ads, melhor do que os concorrentes “X” e “Y”.  

Perceberam por que o marketing digital é para todos? O que está esperando para entrar de vez no ambiente virtual, conquistar milhares de leads e, é claro, VENDER, VENDER e VENDER! Qualquer um pode fazer um trabalho lucrativo com Inbound Marketing. Basta dedicar um tempo sagrado para um bom planejamento, preparar as ações certas e ficar ligado diariamente para avaliar os resultados. O investimento é muito mais de tempo, dedicação e suor do que dinheiro. 

Nós da Uptown podemos te ajudar a fazer o melhor anúncio em busca de um bom ranqueamento e gerenciar todas as suas ações de marketing digital. Vamos conversar? =)