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Mídia digital paga funciona? Conheça 5 motivos para investir. 

Você já se perguntou sobre mídia digital paga? Se os resultados são realmente efetivos ou se os retornos de investimentos são reais? Bom, se já se viu nesse tipo de questionamento, este artigo foi feito para você! 

Em primeiro lugar, vamos entender o cenário atual. A mídia digital paga vem sendo muito adotada nas estratégias de Inbound Marketing. Isso porque o alcance orgânico das mídias digitais (aquele que não precisa de investimento) nem sempre é o suficiente por diversos motivos, que, muitas vezes, não dependem exclusivamente da empresa.

O investimento em mídias digitais pagas facilita a visibilidade das empresas no ranking do Google, por exemplo, funcionando como um ótimo complemento ao SEO neste aspecto. A grande vantagem é poder alcançar maiores públicos, com a vantagem de poder contar com uma segmentação adequada. Mas calma, nem tudo é tão simples como parece! De nada adianta investir o maior valor se você não entende a Persona ideal para o seu negócio. Além disso, conhecer cada etapa da jornada do usuário também é essencial. Quando você oferta conteúdos em mídias, precisa estar atento à receptividade do leitor. Cada etapa exige uma linguagem diferente e personalizada. 

Esses processos de planejamento, quando bem executados, podem fazer toda a diferença nos seus resultados digitais com as mídias pagas. Ainda não se sente totalmente familiarizado com o assunto? Então continue lendo este artigo que te explicaremos melhor.

 

Para começar, o que é mídia digital paga? 

O nome já é bem sugestivo, não é? Mídia digital paga pode ser considerada uma estratégia de marketing executada através de pagamentos. É um investimento que aumenta a visibilidade de uma empresa, acelerando o processo de reconhecimento da marca, ou seja, você paga um valor para ficar em evidência. É uma prática comum entre pequenos e grandes negócios justamente por não exigir valores altos iniciais de investimento. Em ações de links patrocinados ou anúncios em redes sociais, por exemplo, você pode começar com uma quantia muito baixa de investimento e em alguns casos, o valor investido não será determinante para o sucesso da sua ação (Clique aqui e descubra por que o marketing digital funciona para negócios de todos os portes).

 

5 motivos para investir em mídia digital paga: 

Agora que você já entende o que é a mídia digital paga, daremos 5 motivos para investir e impulsionar seu negócio na web. Vamos lá!

 

 1. Aumentar a visibilidade da sua marca 

Sabe aquela expressão que diz que quem não é visto, não é lembrado? É exatamente por esse caminho. Investir em mídia digital paga significa o aumento da visibilidade do seu negócio. Você consegue maior alcance ao público potencial e, segmentando esses usuários de forma adequada, aumenta as chances de conversões. Promover sua marca, seu site ou sua campanha através de anúncios digitais com conteúdos relevantes e de qualidade torna mais fácil o reconhecimento e credibilidade e, consequentemente, trará melhores resultados. 

 

2. Identificar seu público-alvo 

Um dos erros mais constantes na adoção de mídias digitais pagas é não conhecer a fundo o público-alvo. Caso sua empresa ainda não entenda o comportamento do seu público, o indicado é que trabalhem com mídia digital paga como forma de teste para validar e entender as características que formarão as preferências de cada público. É uma forma de analisar os perfis que mais interagem com a sua marca e, assim, otimizar as futuras campanhas para alcançar ainda mais leads qualificados. A mídia digital paga precisa ser segmentada e funciona muito melhor quando você conhece as dores e preferências do usuário. Campanhas de Google Ads ou impulsionamentos em redes sociais, por exemplo, permitem segmentar o seu alcance através de geolocalização, gênero, faixa etária, horários, assuntos de interesse, entre outras características. Vale muito a pena!

 

3. Formatos de anúncios variados 

Diferentes personas, diferentes formatos. Para atingir seu público no momento certo da jornada, você precisará produzir conteúdos em diversos formatos de mídia. A mídia digital paga pode proporcionar isso para a sua marca, oferecendo formatos em vídeos, imagens, carrossel, gráficos, postagens em texto, etc. Você pode adaptar formatos de acordo com o canal de mídia e os objetivos que deseja atingir com cada campanha. Além disso, cada anúncio feito possui um link que permite o direcionamento do usuário para onde você desejar. Seja para uma página do seu site, um artigo de blog, uma Landing Page, ou até mesmo sua vitrine de produtos online, escolha o conteúdo mais adequado para gerar leads e convertê-los. 

 

4. Valores flexíveis de investimento 

Quando pensamos em mídias digitais pagas, imaginamos valores exorbitantes de investimento. Calma, não é assim. Como já mencionamos anteriormente, você consegue atingir bons resultados com um valor muito flexível. Não existe um valor ideal pré-definido. Decida de acordo com o porte de sua empresa, seus objetivos comerciais e sua estratégia de marketing digital. Essa é uma das grandes vantagens das mídias pagas e, por isso, é indicada para pequenos, médios e grandes negócios. 

 

5. Fácil mensuração e resultados mais rápidos

Uma das principais vantagens da mídia digital paga é a mensuração de resultados, as famosas métricas. Você consegue acompanhar todo o desempenho dos anúncios feitos e otimizar as campanhas em tempo real para atingir resultados melhores. Nesse processo, você aprende a compreender o comportamento e as preferências do seu consumidor, entende quais são as mídias que mais fazem sentido e quais são os canais mais acessados por ele. Cada campanha permite um tipo de avaliação, métricas e indicadores. Falaremos mais sobre isso ao decorrer do texto. Além de conseguir avaliar o desempenho dos seus anúncios, os resultados com mídias digitais pagas tendem a ser melhores e mais rápidos.

 

 

Formatos de mídia digital paga: 

Citamos acima que as mídias digitais são flexíveis e permitem vários formatos de anúncios. Vamos conhecer agora alguns deles: 

  • Links patrocinados: Sabe aqueles anúncios que aparecem nas primeiras posições em uma busca no Google?  Então, esses são os links patrocinados, uma das mais famosas estratégias de mídia digital paga. São campanhas estruturadas pelo Google Ads que atingem resultados imediatos, que talvez uma busca orgânica demore mais para alcançar.

 

  • Campanha de Remarketing: São anúncios exibidos em outras fontes para um público que já teve algum contato com o seu site. Isso impacta aquele usuário e relembra sua marca. Esses anúncios podem ser veiculados com Google Ads ou com a rede de parceiros Google. 

 

 

  • Campanhas de Display: A Rede de Display é composta por sites parceiros do Google que permitem veiculação de publicidades pagas através do Google ADS. É uma forma de aumentar o alcance dos seus conteúdos pois com essa estratégia, seus anúncios estarão em destaque em sites importantes. Com a devida segmentação, você conseguirá atenção de um público bem qualificado para o seu negócio. 

 

 

  • Anúncios em redes sociais: Neste caso em específico, você deve avaliar quais são as redes em que seu   está mais presente e propenso a interagir com a sua marca para então traçar sua estratégia de investimento em mídia paga. São muitas as possibilidades para ser visto pelo seu potencial cliente. Veja a seguir: 

 

 

Instagram:

Atualmente é uma das redes com mais usuários da internet. Já imaginou quantos potenciais clientes você pode estar perdendo por não utilizar todo o potencial da ferramenta? Pois é, os anúncios do Instagram tendem a ser mais visuais, focar em imagens chamativas com pouco ou nenhum texto, tanto no feed quanto no stories, o que pode trazer grande visibilidade ao seu negócio. Basta que antes você avalie se o seu público é receptivo aos conteúdos que oferece por essa rede. Mas tome cuidado! Tanto o Facebook quanto o Instagram diminuem o alcance de imagens com muito texto (imagens com menos de 20% de texto têm um desempenho maior nestas redes).

 

Facebook:

Ótima plataforma para utilizar mídia digital paga. Permite ampliar sua visibilidade e estreitar o relacionamento com o cliente. O Facebook propõe diversos tipos de interação, o que facilita a comunicação personalizada com cada segmento e perfil de usuário. Quando falamos de impulsionamentos, uma vantagem do Facebook é que você pode divulgar também a página da sua empresa e não apenas uma publicação específica como no Instagram.

 

LinkedIn:

Para o mundo corporativo, anúncios no LinkedIn são indicados, justamente por possibilitar um trabalho focado nas relações B2B. Traz um público voltado para negócios e permite conhecer mais a fundo o perfil do usuário, facilitando a segmentação qualificada dos seus anúncios patrocinados.

 

YouTube:

Se o melhor formato para o seu público-alvo são os vídeos, invista em anúncios veiculados no YouTube. Busque produzir conteúdos relevantes e interativos para atrair os usuários certos para o canal. Isso aumenta as chances de reconhecimento da sua empresa. 

Lembrando que existem outros canais digitais onde seus anúncios podem ser veiculados. Citamos apenas alguns para que você entenda melhor sobre a mídia digital paga e comece a se aventurar neste vasto universo, ok? 

 

 

Entendendo sobre métricas: 

Quando você utiliza mídia digital paga, existem alguns indicadores a serem avaliados para que suas campanhas sejam sempre otimizadas e não percam a efetividade com o público. As metas variam de acordo com cada empresa, mas algumas análises são indispensáveis. Falaremos a seguir sobre as principais métricas desse processo. 

 

 

Principais métricas de mídia paga: 

Existem inúmeras métricas para avaliar e otimizar seu conteúdo, vamos conhecer algumas:

  • Custo por Clique (CPC): Com essa métrica você consegue avaliar a performance do seu anúncio e calcular o custo de cada clique que sua página recebe. 
  • Custo por Lead (CPL): Esse é um número que deve ser avaliado com cuidado, de acordo com o ticket médio de cada cliente. O investimento por lead nunca pode ser maior que o ticket médio. 
  • Taxa de Clique (CTR): Essa métrica mostrará a efetividade do seu anúncio, quantas pessoas clicaram e se ele está sendo atrativo ao público ou não.

 

 

Métricas de mídia paga em redes sociais:

As principais analisadas são: 

  • O engajamento do seu público, a quantidade de pessoas que interagem com o seu conteúdo, clicam, comentam, compartilham com amigos, quem realmente dá relevância à sua marca. Esse número deve ser avaliado constantemente para entender os conteúdos preferidos do seu público e manter uma boa estratégia de marketing.

 

  • O alcance mostra quantas pessoas estão visualizando seus conteúdos, quantas estão recebendo suas postagens. É uma métrica extremamente relevante nas redes sociais.  

 

  • O número de seguidores mostra as pessoas que têm interesse pelo seu conteúdo e acaba atraindo mais atenção para a sua página, mas lembre-se que nem todos os seguidores interagem com as suas postagens. Trabalhe pelo engajamento. 

 

Para ter sucesso nas redes sociais e na mídia digital paga, esses itens devem ser analisados e otimizados sempre que possível. Observe o comportamento do seu público e adapte seus conteúdos para atingir melhores resultados. 

Existem muitas estratégias de marketing que auxiliam no potencial de crescimento da sua marca, mídia paga é uma delas. 

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