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Mas afinal, você sabe o que é Newsletter? 

Entenda neste artigo o que é Newsletter e algumas dicas essenciais para produzir um conteúdo relevante e alcançar ótimos resultados.

Quando pensamos em relacionamento com o consumidor, a Newsletter é um dos pontos mais importantes. Isso porque ela funciona como um boletim informativo, com assuntos ligados aos interesses do público-alvo. Para entender melhor o que é Newsletter e produzir conteúdos para agregar valor ao seu negócio, vamos nos aprofundar mais no tema agora. 

 

O que é Newsletter?

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É uma comunicação informativa criada de acordo com os interesses do público-alvo da empresa, normalmente veiculada via e-mail. Até por isso muita gente confunde com e-mail marketing, mas calma lá! São coisas bem diferentes. A Newsletter precisa de uma periodicidade, uma linha visual e um conteúdo atrativo para que não vá direto para a caixa de spam dos receptores. Para entender o que é Newsletter basta ter como ideia clara que essa comunicação tem foco na produção de conteúdo relevante e não em uma estratégia de vendas mais agressiva. Outro ponto interessante é que os conteúdos nunca chegam para pessoas aleatórias. Os usuários só recebem porque optaram por isso ao preencherem algum tipo de formulário online, provavelmente por se identificarem com a marca e se interessarem pelos conteúdos informativos que a empresa desenvolve. 

Muitas vezes esse material torna-se mais eficiente do que o e-mail marketing quando o objetivo é proximidade com o consumidor, justamente por ser entregue a pessoas que realmente estão dispostas a interagir. Portanto, o trabalho das empresas é otimizar conteúdos para suprir as expectativas do seu público e, consequentemente, obter melhores resultados.

 

Qual é a periodicidade indicada?

Agora que você já sabe o que é Newsletter, vamos entender a periodicidade ideal para enviar esse tipo de material. Bom, imagine que quando você envia conteúdos com certa frequência aos seus potenciais clientes, a régua de relacionamento se estreita ainda mais. Isso porque seus conteúdos se tornam um “hábito”, e o receptor acaba esperando por eles.

O indicado é que você organize um calendário com as pautas e faça envios semanalmente ou quinzenalmente. Você também pode realizar uma pesquisa com o seu público para saber as preferências sobre temas e frequências. Dados sobre o consumidor nunca são demais! 

 

Importância da Newsletter

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  • Te dá autoridade e relevância no mercado

Quando você produz um bom conteúdo e entende o que é Newsletter, suas informações passam a ser relevantes e se tornam uma fonte confiável e influenciável para o leitor, o que gerará reconhecimento no seu mercado de atuação. 

 

  • Melhores taxas de conversão

Com uma Newsletter sua marca também consegue preparar o lead nas etapas do funil, influenciar o comportamento de compra e aumentar significativamente as chances de conversões e vendas. 

 

  • Relacionamento eficaz com o cliente

Além de produzir conteúdos interessantes, lembre-se sempre de falar da sua empresa. Isso trará um bom relacionamento e mostrará a presença da sua marca ao consumidor. Quando o relacionamento é constante, as chances do usuário procurar sua marca quando precisar de algum serviço que você já tenha mencionado nas newsletters são muito maiores. Sejamos sinceros, o reconhecimento sempre é bom, não é? 

 

Dicas para construir uma boa Newsletter

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Já explicamos o que é Newsletter, então, vamos seguir para algumas dicas de como alcançar bons resultados com essa estratégia de marketing de conteúdo: 

  • A primeira e mais importante é conhecer bem o público com quem vai se comunicar. Pense em assuntos que sejam relevantes para esses usuários para gerar uma audiência qualificada.
  • Com base nos dados do seu público, procure ser útil para o leitor e resolva as dores com seus conteúdos. Crie mensagens com soluções para que o seu público-alvo saiba que pode contar com a sua marca.
  • Como já falamos, tenha periodicidade constante. Faça-se lembrar.
  • Construa conteúdos com base em dados, realmente verdadeiros, relevantes e informativos. Nada de conteúdos rasos, ok?
  • Incentive o feedback. Só assim você saberá como otimizar sua estratégia para se aproximar mais do público.
  • Preze pelo bom visual dos seus e-mails. Conteúdos são o foco, mas o visual também atrai. Não deixe de pensar em cada detalhe para manter sua estratégia sempre dinâmica e agradar seus receptores.
  • Utilize os dados para definir o melhor horário de disparo dos e-mails. A taxa de abertura com certeza será maior.
  • Não abuse na quantidade de envios. Tenha constância, mas sem exageros para não se tornar cansativo ao receptor.
  • Personalize informações e remetente. Faça com que o leitor se sinta único para a sua marca. 

 

Como saber se a Newsletter está rendendo resultados

O passo mais importante é sempre avaliar as métricas dos e-mails disparados. Os dados auxiliarão na otimização da sua estratégia de conteúdo, mostrando os horários de melhor performance e de maiores taxas de abertura. Avalie os dados constantemente para mensurar também o retorno sobre o seu investimento. 

Com essas estatísticas, o recomendado é que você também realize testes com frequência. O famoso Teste A/B é super válido nessa situação. Com isso, você terá  informações sobre preferências de templates e conteúdos do seu público-alvo e saberá que está enviando e-mails qualificados que gerarão resultados efetivos. 

 

E aí, aprendeu o que é Newsletter? Curtiu esse conteúdo? Quer saber o que mais o marketing pode fazer pela sua marca? Entre em contato conosco!