Blog Uptown - Marketing Digital

O poder da Landing Page como ferramenta de Inbound Marketing

O que são Landing Pages? Como utilizar as Páginas de Captura da melhor forma para transformar visitantes em leads? Encontre neste artigo a resposta para essas perguntas, além de 05 dicas fundamentais para o sucesso da sua Landing Page. 

Uma das principais ferramentas e grande aliada do marketing digital, principalmente das estratégias de Inbound Marketing, é a chamada Landing Page (LP) ou Página de Captura. Se a sua empresa busca uma maneira simples e prática de conquistar novos leads através da web, essas páginas podem ser até mais eficientes do que o seu próprio site. Antes de pontuar seus benefícios e dar dicas de como fazer Landing Page de forma eficaz, vamos entender a definição desta ferramenta.

 

O que são Landing Pages?

Como a próprio termo expressa, Página de Captura é uma página desenvolvida com o objetivo de “capturar” leads, ou seja, chamar a atenção de visitantes para incentivá-los a fazer alguma ação que você deseja e, assim, convertê-los em leads ou até em clientes. Sim, a Landing Page tem um claro e único objetivo: a conversão. 

Todos os elementos que compõem uma Landing Page são estrategicamente pensados para não distrair o usuário. No momento em que “aterrissa” nesta página, a ideia é que ele só saia dela quando deixar os seus dados por puro e espontâneo interesse, em troca de alguma proposta de valor ofertada por sua empresa.

Se comparada a um site normal, as Landing Pages têm um número reduzido de elementos, com poucos links (ou nenhum) que possam direcionar o usuário para outra local antes dele executar a ação desejada. Esses são alguns dos motivos pelos quais as Páginas de Captura tendem a ter altas taxas de conversão, principalmente quando comparadas a outras ações digitais. 

 

Alguns tipos de Landing Pages

  • Lançamento/Divulgação de produto (Preencha e garanta o seu)
  • Divulgar promoções exclusivas (Preencha e ganhe desconto)
  • Envio de materiais relevantes (Preencha e baixe nosso e-book)
  • Inscrição para evento ou cursos (Preencha e garanta sua vaga)
  • Lista de espera (Preencha e receba informações sobre novas coleções)
  • Agendar visitas (Preencha e agenda uma visita)
  • Entre outras possibilidades. O céu é o limite!

 

Como fazer Landing Page? 05 passos principais

Muito legal. Já sei o conceito, já sei o que precisa ser feito, mas e agora? Preciso contratar programadores especializados neste tipo de ferramenta? Preciso esperar quanto tempo para minha Landing Page ir para o ar? Calma! É mais fácil do que você imagina. Hoje, com a evolução do mundo digital, surgiram maneiras simples de criar LPs, seja por conta própria ou através de uma agência de marketing digital. 

 

Uma dessas opções, que inclusive recomendamos, é oferecida pela RD Station, que possui diversos planos para gestão de inbound marketing, incluindo a criação fácil e intuitiva de Landing Pages, deixando o seu trabalho muito mais produtivo. E melhor, no momento em que você clicar em “finalizar”, a sua Página de Captura já estará no ar, pronta para ser explorada da melhor forma com o objetivo de conquistar muitos e muitos leads.

Sabendo que qualquer um pode criar uma LP, agora você deve estar se perguntando: mas qual os elementos essenciais para desenvolver Landing Pages que convertem? Vamos responder agora!

 

1. Títulos

Principal elemento de uma Landing Page, o título tem a função primordial de despertar o interesse informando de forma direta o objetivo dessa página e, assim, incentivar o usuário a permanecer nela. Se os títulos não cumprirem essa “norma”, na mesma velocidade que o visitante entrou na sua página ele a abandonará. Se achar que apenas um título não é suficiente para a sua LP, utilizar também um subtítulo pode ser uma ótima alternativa.

 

2. Imagem chamativa

Diante da pressa que consumimos informação hoje em dia, uma imagem chamativa e bem elaborada pode ser determinante para despertar o interesse de alguém sobre certo assunto ou produto. O mesmo vale para as Landing Pages. Utilize imagens que remetam ao tema e/ou ilustrem a sua oferta. O genérico aqui muitas vezes é seu inimigo. 

 

 

3. Conteúdo de descrição

Se o usuário foi impactado pelo título e imagem da LP, agora sim ele buscará mais informações sobre a sua oferta antes de fornecer qualquer dado e executar a ação desejada. O papel do conteúdo de descrição é justamente aguçar ainda mais o interesse e esclarecer possíveis dúvidas. Dê preferência para textos curtos e objetivos, com variedade de cores, tamanhos e formatações, utilize ícones, tópicos, entre outros elementos que deixem a leitura mais fluida e agradável. 

 

4. Botões de CTA (Call to Action)

Toda Landing Page deve conter botões de Call to Action (CTAs) visíveis, chamativos e que informem exatamente o objetivo do clique. Opte por cores que se destaquem na arte, por textos curtos e, de preferência, no imperativo. Exemplos: BAIXE AGORA O NOSSO E-BOOK; INSCREVA-SE CLICANDO AQUI; GARANTA JÁ A SUA VAGA!.

 

 

5. Formulários

Chegamos ao elemento que mais te interessa, o formulário. Afinal, a função da sua Landing Page é dar todos os incentivos necessários para o visitante preencher o formulário e converter-se em um lead ou cliente. Para introduzir o formulário, crie um texto destacado e objetivo que explique o motivo de seu preenchimento. Um formulário pode ter inúmeros campos conforme a sua necessidade. Estude bem ela! Quanto mais informações sobre o lead, mais fácil será trabalhar uma abordagem com ele mais para frente. 

Parece óbvio, mas nunca crie um formulário sem nenhum campo que permita um futuro contato com o lead, como um formulário apenas solicitando NOME e CARGO. Recomendamos que os campos MÍNIMOS de um formulário sejam:

  • Nome e sobrenome
  • E-mail


O número do celular/telefone também é uma informação de ouro, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a passá-lo em um primeiro momento. Sabia que existe uma excelente forma para motivar visitantes a darem informações pessoais como essa? Confira essa e outras dicas sobre Landing Pages a seguir.

 

 

05 dicas essenciais para o sucesso da sua Landing Page

1. Formulário de acordo com a oferta

Essa é uma dica de extrema importância porque muitas empresas têm dificuldades em captar leads através das Landing Pages justamente por não prestarem atenção na relação “formulário x oferta”. Tenha isso muito claro na sua cabeça! A quantidade de campos do seu formulário deve ser diretamente proporcional à qualidade do que você está oferecendo. Sabe por quê? 

Por exemplo, se você oferecer algum material relevante exclusivo ou um desconto imperdível, que o internauta só encontrará se preencher o seu formulário, a chance dele passar muito mais dados pessoais cresce substancialmente. O oposto também é verdadeiro. 

Não vá criar um formulário robusto, repleto de campos a serem preenchidos, se a sua oferta não tiver um alto valor agregado. Neste caso, o visitante pode pensar que não vale a pena passar essa quantidade de informação por um material tão genérico. Avalie muito bem a sua oferta e o que mais pode instigar o interesse do seu potencial cliente antes de criar o formulário da sua Landing Page.

 

2. Embora pareça, a LP não é o seu site

Outro equívoco bastante comum entre empresas é utilizar as LPs como se fossem uma extensão do seu site institucional, ou seja, escrever textos longos sobre o histórico da empresa, divulgar produtos e serviços que não têm a ver com o objetivo específico da Página de Captura, colocar links que direcionam para outras URLs, e por aí vai. Esse tipo de estratégia muitas vezes mais atrapalha do que ajuda porque pode desviar a atenção do visitante, fazê-lo “esquecer” por que de fato entrou ali e abandonar a página sem preencher o formulário. Lembre-se! A Página de Captura deve focar em um único objetivo. 

 

3. Otimização de SEO também vale para LPs

Embora não esteja hospedada dentro do site da empresa, além de possuir uma URL própria, a Landing Page também funciona como a página de um site quando pensamos em SEO. Por isso, é importante que sua estrutura e conteúdos sejam planejados para atender às melhores práticas de otimização de conteúdos, principalmente se você planeja anunciá-la em buscadores como o Google (saiba o que é SEO e outros termos do marketing digital clicando aqui). A otimização de SEO na Página de Captura impactará positivamente no seu desempenho e alcance. Aí vão algumas dicas:

  • Utilizar palavras-chaves relevantes para o negócio no conteúdo da LP
  • Palavras-chave no título e subtítulo quando possível
  • Colocar o título e subtítulo como H1 e H2, respectivamente
  • Renomear imagens
  • Deixar a URL agradável para leitura (se possível também com palavras-chave)

Pode parecer complexo, mas hoje as próprias ferramentas de criação de Landing Pages, como a da RD Station, permitem fazer todas essas ações de forma rápida e intuitiva. Não precisa ser um programador para isso. 

 

4. Funil do Inbound Marketing x Landing Pages

Não é uma regra, apenas um toque. A quantidade de conteúdo precisa acompanhar a intenção da Landing Page. Quando pensamos em topo de funil, estamos falando de ações que visam principalmente atrair usuários, transformá-los em leads para, futuramente, trabalhá-los até se tornarem clientes. Neste caso, opte por Landing Pages com menos informações, que vão direto ao ponto, já que o objetivo é conquistar o maior número de leads possível. 

Se a sua intenção com a Landing Page é uma estratégia mais agressiva de “pular” etapas diretamente para o fundo de funil, ou seja, conquistar clientes para efetuarem uma compra ou contratarem um serviço, neste caso vale estruturar a LP com mais conteúdos informativos, vídeos, depoimentos e o que considerar relevante para tirar todas as dúvidas do seu potencial cliente ali mesmo. Talvez essa LP tenha menor alcance, mas maior poder de capturar leads qualificados, realmente interessados na sua oferta e mais propícios a se tornarem clientes em curto prazo. 

 

5. Página de agradecimento

Após o lead preencher o seu formulário e clicar no botão do CTA, é muito interessante que você direcione-o para um outro tipo de Landing Page, a chamada Página de Agradecimento. Como o nome diz, é uma página para agradecer o lead pelo contato, mas não só isso. Ela também pode ser aproveitada para convidá-lo a executar uma ação extra, como visitar um site, se inscrever para algum curso, etc… As ferramentas de criação de LP também permitem criar páginas de agradecimento sem dificuldades. 

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre landing pages e as principais dicas para conquistar diversos leads através desta importante ferramenta do marketing digital. Está esperando o que para colocar sua página de captura no ar e oferecer para o seu futuro cliente o que ele precisa. Todos ficam felizes! 

A Landing Page que utilizamos como exemplo neste post foi feita pela Uptown para divulgar o nosso serviço de Arquitetura de Varejo. Caso queira visualizá-la melhor, basta clicar aqui.

 

Que tal começar uma estratégia de inbound marketing utilizando Landing Pages? A Uptown conhece o caminho. Vamos conversar? =)