Blog Uptown - Marketing Digital

Por que ter um blog é fundamental para atrair e se relacionar com potenciais clientes.

Por que ter um blog? Quais os benefícios disso? Como implementar na minha empresa? Os custos são altos? Abordaremos estes e outros pontos neste artigo, então, separa um minutinho aí para não perder a leitura!

Que o mundo mudou por conta da tecnologia já não é novidade para ninguém. Neste blog falamos algumas vezes que para não perder mercado, as organizações precisam se adaptar aos novos hábitos do consumidor e às constantes demandas do marketing digital que vêm com eles, e uma delas é justamente o blog. Mas por que ter um Blog no meu site? Com um mundo conectado e com tantos dados disponíveis, a informação é extremamente preciosa. Do ponto de vista dos negócios empresariais, a influência dos blogs pode ser promissora para os que se propõe a entregar informação relevante ao seu público-alvo através de conteúdos e, com isso, ser visto como autoridade nos assuntos que se propõem a escrever.

Quando pensamos em resultados das estratégias de marketing digital, o uso do blog já se tornou indispensável. Não importa o porte da sua empresa, essa ferramenta é muito importante para que seu plano de comunicação na web seja efetivo.

O blog pode ser usado para fins informativos, para aumentar suas vendas ou simplesmente para criar relacionamento com o cliente e fortalecer a presença digital da sua marca. Lembre-se, quanto mais visto você é, mais será lembrado. Atuar em diversos canais é essencial para você ser encontrado pelo potencial cliente no ambiente digital e obter bons resultados.

 

Mas o que é um Blog?

Bom, antes de entender por que ter um blog, vamos explicar sobre a ferramenta.
Os blogs são páginas da web concentradas em conteúdos relevantes oferecidos para determinados públicos-alvo. Tudo vai depender da atuação de mercado e da finalidade proposta.

O formato desses conteúdos pode ser estruturado em textos, vídeos, áudios ou imagens, mas nada impede que você utilize mais de um formato. Imagine que os blogs funcionam como uma prateleira virtual, onde cada usuário pesquisa e escolhe o que deseja ler.

Como já mencionado, cada blog possui uma finalidade e um público específico. Existem blogs que falam de beleza e funcionam como projetos pessoais. Outros que falam sobre marketing digital, focados em estratégias empresariais, como esse blog da Uptown, por exemplo. Depende muito do seu segmento e objetivo.

O blog é uma maneira de ganhar autoridade no mercado. As pessoas acabam interagindo com o seu conteúdo e apreciam cada informação relevante ofertada naquele espaço. É uma forma de estreitar o relacionamento, esclarecendo as dúvidas do seu público sobre suas especialidades no mercado, além de trazer confiança para um potencial cliente.

 

Por que ter um blog ajuda nas minhas estratégias de marketing?

Tudo se resume a destaque! Quem se posiciona bem na internet ganha espaço e mercado.
Como citamos acima, os blogs permitem que as organizações estreitem os canais de relacionamento com os consumidores, possibilitam interações informativas, e isso gera audiência.

Os blogs também são excelentes ferramentas em uma estratégia de otimização de conteúdos para buscados, o famoso SEO. Sabe por quê? Se bem otimizados, os blogs acabam trazendo um tráfego orgânico maior, ou seja, as pessoas encontram o seu site quando estão buscando por algo que sua empresa pode oferecer, sem necessidade que você pague por anúncios para isso. Imagine que uma pessoa digite no Google “como fazer marketing digital” e encontre nos resultados de busca um artigo do blog da Uptown que fala justamente sobre esse tema. Que baita propaganda, não? Se seus conteúdos forem relevantes, falarem sobre tendências de mercado e realmente tirarem dúvidas, o usuário provavelmente navegará por outras abas do seu site, tornando maiores as chances de interação com a sua marca, de captação de novos leads e, consequentemente, de efetuar novas vendas. O blog é um processo importante na jornada de compra, uma ferramenta muito utilizada no Inbound Marketing.

Em resumo, o blog é importante para envolver clientes de uma forma mais pessoal. É um método de entrada para construção duradoura de relacionamento, transformando potenciais clientes em clientes fiéis.

 

Conheça 05 Vantagens de criar um blog

Agora que você já entendeu por que ter um blog, te mostraremos as vantagens da ferramenta.

1- O custo de criação e implementação é relativamente baixo

Com conteúdos relevantes, é possível criar um blog e engajar novos usuários sem alto investimento. Existem atualmente algumas ferramentas gratuitas para quem está iniciando. O importante é que você tenha em seu time um bom profissional de conteúdo, que entenda detalhadamente o seu segmento de mercado para poder criar estratégias e atrair novos potenciais clientes. A divulgação desta plataforma informativa também pode ser feita de forma gratuita inicialmente, caso já atue em redes sociais. Vale ressaltar que, obviamente, investindo em patrocínio e impulsionamento os seus resultados serão ainda melhores e terá mais visitantes em outras páginas do seu site. Como frisamos no texto, informação relevante faz toda a diferença em um mercado competitivo e ajuda marcas a se sobressair.

2- Aumenta o tráfego e a sua visibilidade

Após criar um blog, é necessário pensar nas maneiras de divulgação da ferramenta. Existem diversas formas e plataformas que podem ser utilizadas para aumentar sua visibilidade digital, como redes sociais e SEO para aumentar seus resultados em buscas orgânicas. Você pode utilizar um e-mail marketing para divulgar seus conteúdos ou contar com o apoio do Google ADS para aumentar o tráfego de usuários no seu site.

O melhor de tudo é que existem diversas opções, pagas ou não, para que você seja reconhecido no mercado por agregar valor aos usuários, por fornecer informações relevantes e de forma única. É uma ação que gera retorno. Você entrega, mas promove sua marca através de interação e relacionamento.

3- Relacionamento com clientes

E aproveitando o fim do último trecho, entramos na terceira vantagem. Já deixamos claro que o blog é uma ótima ferramenta para estreitar laços e fortalecer o relacionamento entre clientes e organização. O blog te ajuda a construir relacionamentos mais duradouros que guiam a jornada do seu cliente (claro que isso deve estar alinhado com outras estratégias de marketing).

Lembre-se que clientes próximos e satisfeitos são ótimos promotores e defensores de marca. É muito lucrativo ter clientes que falam bem da sua marca, que interagem, compartilham seus conteúdos. Pessoas tendem a confiar mais em opiniões do que em anúncios, então vale muito a pena, não acha?

4- Melhora o posicionamento da sua empresa no mercado

Pessoas só compram ou interagem com aquilo que confiam, mas como ter essa autoridade no mercado e promover confiança para o consumidor? Sim, utilizando o seu blog.
Explique sobre o setor, sobre o mercado que sua empresa atende e tem propriedade. Tire dúvidas e se mostre disponível para falar sobre seus serviços e produtos. Quando você mostra conhecimento, sua marca passa a ter autoridade no mercado.

Quanto mais conteúdos relevantes você produzir, mais os usuários estarão atentos ao seu site e à sua marca para que possam suprir as necessidades de conhecimento. Consequentemente, quando esses usuários precisarem de produtos ou serviços presentes na sua área de atuação, as chances de se tornarem potenciais clientes são enormes, pois já te conhecem.

5- Aumento nas vendas

Vamos para um dos maiores objetivos financeiros das empresas: o aumento das vendas.

Mas como um blog pode ajudar nisso? É simples. Os blogs devem ser estruturados para acompanhar a jornada do cliente. Dessa forma, você pode oferecer seus produtos ou serviços na hora certa por meio de links com ações que orientam os usuários, os famosos (CTAs). Isso torna o processo de compra mais fácil. O usuário que acessa seu blog, se interessa pelo seu conteúdo e interage com a sua marca, estará mais suscetível a fazer negócio quando precisar suprir alguma necessidade, mesmo que isso não aconteça num primeiro momento. O relacionamento com o blog é contínuo, e o contato desse potencial cliente com a empresa se torna mais duradouro e efetivo.

 

O blog auxilia no sucesso do seu negócio

Por que ter um blog? Já ficou bem claro a essa altura que essa ferramenta só auxilia no sucesso do seu negócio, não é mesmo? Basicamente um site que conta com um blog integrado aumenta as chances de visibilidade dos seus produtos e serviços, potencializando assim a divulgação de uma marca. Se você ainda não tem um blog ou se não sabe como estruturar um, fique tranquilo, existem muitas empresas que podem te auxiliar nisso. A Uptown é uma delas.

 

Curtiu o conteúdo? Quer atrair mais visitantes para o seu site? Entre em contato conosco!