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Como fazer marketing digital? Primeiro precisamos falar de Personas!

Qual a diferença entre público-alvo e Persona? Por que as Personas são tão importantes para trabalhar com marketing digital? Como definir Personas para minha estratégia de inbound marketing? Descubra agora neste artigo. 

Acredito que todo profissional de marketing e vendas já está mais do que familiarizado com o termo público-alvo. É muito difícil iniciar um negócio, ter sucesso em qualquer estratégia de marketing, sem conhecer minimamente sobre o perfil do cliente que buscamos impactar com as nossas ações. O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com características em comum que estimulam a adquirir determinado produto ou serviço. Através de muita pesquisa de mercado, em conjunto com o histórico do negócio, uma empresa consegue encontrar o seu público-alvo. 

Para definir um público-alvo, leva-se em conta principalmente aspectos demográficos, geográficos, socioeconômicos, profissão, comportamentos gerais de consumo, entre outros. Quanto mais informação a empresa obter, mais chance de sucesso em qualquer estratégia de marketing que venha a executar.

Resumindo, o conceito de público-alvo remete a um perfil mais amplo e normalmente é utilizado em estratégias de outbound marketing. Quando entramos para o universo digital, o assunto começa a mudar de figura. Especificamente em ações de inbound marketing, definir um público-alvo não é suficiente. Para trabalhar com marketing digital, precisamos falar de Personas.

 

Público-alvo x Personas: principais diferenças

Para iniciar uma estratégia de Topo de Funil no marketing digital, ou seja, aquela que visa atrair usuários e transformá-los em leads, é fundamental conhecer com muito mais profundidade o perfil da pessoa que você deseja impactar. Isso porque não me interessa atrair um vasto número de usuários para o meu site, por exemplo, se a maioria destes não encontra nos meus produtos e serviços uma solução que resolverá algum de seus problemas. É exatamente por isso que nas estratégias para web trabalhamos com o conceito de Persona ao invés de público-alvo. 

As Personas exigem um conhecimento mais intenso sobre o tipo de cliente que queremos impactar, muito além do gênero, idade, renda e profissão. Para defini-las, é necessário muita pesquisa visando entender mais a fundo comportamentos, hábitos pessoais e de trabalho e até perfis psicológicos. Só assim conseguimos descobrir qual o CLIENTE IDEAL. Como no público-alvo, quanto mais dados coletados mais chance de sucesso. Conseguindo essa informação de um milhão de dólares, estamos com meio caminho andado, já que uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de personalizar a comunicação para trabalhar com nichos bem mais segmentados, aumentando consideravelmente a chance de estimular o usuário a fazer determinada ação que a sua empresa precisa, como preencher um cadastro, baixar um material ou efetuar uma compra. 

Quando falamos em Personas, a estratégia mais comum, e mais eficaz, é dividir o seu cliente ideal em grupos representados por um personagem bem definido, com nome e sobrenome. Assim fica mais fácil direcionar ações digitais específicas para cada um deles. Veja a seguir um exemplo que ilustra muito bem as diferenças entre público-alvo e Persona:

persona_vs_publicoalvo (1)

 

Como encontrar a Persona que melhor representa o seu negócio?

No ambiente democrático oferecido pelo marketing digital, onde empresas de todos os tipos e tamanhos podem conquistar o seu espaço, o conceito de Persona torna-se ainda mais importante. Isso porque trabalhar com marketing digital para empresas pequenas, por exemplo, que necessitam que cada centavo investido valha muito a pena, é necessário elaborar uma estratégia que impactará exatamente o nicho mais propenso a comprar o seu produto. O que é melhor: atrair 10 mil novos usuários para o meu e-commerce para apenas 1 mil deles comprarem o meu produto ou atrair 5 mil novos usuários para 3 mil deles comprarem? Se sua estratégia é vender, parece claro que a segunda situação vale bem mais a pena. Quando trabalhamos com as Personas o segundo cenário fica muito mais factível. 

Agora que você já entendeu a importância das Personas é hora de saber por onde começar. Qualquer empresa pode mapear Personas desde que a famosa preguiça fique de lado. Por quê? Pelo simples fato de que é fundamental fazer muita, mas muita pesquisa, estudar tendências e pontos em comum, combinar dados reais com seu conhecimento sobre o mercado e o seu próprio negócio, e por aí vai. Dedicar um tempo para encontrar o cliente ideal renderá muitos frutos no futuro, pode ter certeza! E por favor, nada de achismos! O mercado carece de videntes para fazer adivinhações e especulações. Se você não tem esse dom sobrenatural, ter base fundamentada para encontrar suas Personas é o único caminho. 

E qual o objetivo de tanta coleta de dados e pesquisas? Conseguir responder diversas perguntas sobre a sua Persona, que darão substância aos profissionais especializados para preparar um planejamento de marketing digital que compense cada investimento. Mas quais perguntas preciso responder para descobrir quem a minha Persona? Abaixo alguns exemplos para começar: 

  • Quem é ela(e)? 
  • Onde ela(e) mora? 
  • Onde ela(e) trabalha?
  • Ela(e) é casada? Tem filhos? Cachorro?
  • Qual o cargo que ocupa?
  • Ela(e) está feliz neste cargo ou ainda tem aspirações profissionais? Caso sim, quais?
  • O que gosta de fazer no tempo livre?
  • O que mais valoriza?
  • Tem algum problema ou algo que ainda deseja conquistar na vida pessoal e/ou profissional? 
  • Como se imagina daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? 
  • Por onde se informa sobre seus assuntos de interesse?
  • E seus hábitos de compra? Ela(e) tem familiaridade com tecnologias? Gosta de comprar pela internet? 
  • Como a minha empresa pode ajudá-la(o) a melhorar um pouco mais a sua vida?

Poderia ficar um dia inteiro pensando em várias outras questões para entender quem é a minha Persona. Aqui entra em jogo a criatividade de cada um e o entendimento sobre o que é de fato relevante saber sobre ela. Se você conseguir as respostas para todas essas perguntas de forma bem completa, você está preparado para começar a trabalhar com marketing digital, a definir as melhores estratégias de inbound marketing para identificar as dores e solucionar os problemas do seu cliente. 

Já entendeu a importância das Personas para o marketing digital, mas quer ajuda para começar? A Uptown é uma agência de marketing digital com profissionais preparados para auxiliar o cliente com o planejamento de marketing digital, gerenciamento de redes sociais, criação de anúncios no Google, mensuração de resultados em tempo real e muito mais! Vamos conversar? =)

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