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Descubra o que é Régua de Relacionamento para fortalecer a comunicação com seus clientes

Você sabe o que é régua de relacionamento? Já aplicou essa estratégia para se aproximar dos consumidores? Se ainda não, foca neste artigo para não perder mais tempo.

A primeira coisa para entender é que relacionamento entre marca e clientes não acontece de uma hora para a outra. Isso deve ser construído em longo prazo e estabelecido em todas as fases de jornada do cliente. Desde as primeiras interações do consumidor com o seu negócio, durante a compra e o pós-venda, você deve se fazer presente e manter a relação aquecida para conquistar um cliente fiel, que comprará por diversas vezes da sua empresa. 

Mas como fazer isso? Bom, não existe uma receita, mas a régua de relacionamento pode ser uma ação interessante para construir um diálogo efetivo com os consumidores.


O que é Régua de Relacionamento? 

A régua de relacionamento é uma estratégia estruturada com ações de marketing e serve para construir um relacionamento de longo prazo com o consumidor. A régua de relacionamento padroniza comunicações e conteúdos que conduzem os consumidores a avançarem em sua jornada num funil de vendas, além de manter o consumidor próximo à sua marca, o que trará satisfação e, possivelmente, fidelidade. 

Para ser efetivo, o processo de relacionamento deve ser bem definido, pensando claramente nos interesses de cada Persona. Dessa forma, você evitará possíveis erros futuros. É claro que na maioria dos casos os objetivos das empresas são focados em vendas, porém, existem formas inteligentes de fazer isso acontecer, além de disparar e-mails e comunicações constantes que digam apenas “Compre”. Saiba oferecer conteúdos relevantes que liguem esse cliente à sua empresa. 

A régua auxiliará neste caminho prevendo as fases que o cliente percorre e, assim, você saberá exatamente que conteúdo oferecer em cada etapa. Lembre-se! Quanto mais próximo do cliente sua empresa estiver, maiores são as chances de compra e recompra. 

 

04 passos para montar uma régua de relacionamento

Agora que você já entendeu o que é régua de relacionamento, aprenda a estruturar a sua:

1- Conheça sua Persona 

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de analisar seu público-alvo antes de desenvolver uma régua de relacionamento. Preste atenção em quem são as pessoas que se interessam pela sua marca para entender o tipo de comunicação ideal para impactá-las. Defina linguagens e conteúdos que estejam presentes no cotidiano do seu público e que despertem interesse de relacionamento com a sua marca. Já tem um público-alvo e uma Persona bem definida? Ótimo, você está pronto para dar o próximo passo na régua de relacionamento com os seus consumidores. 

2- Estruture a jornada do seu cliente 

Pense na jornada de compra do seu cliente e em como deseja guiá-lo em suas ações durante cada etapa. Seu conteúdo deve ser planejado com base nisso. Vamos a um exemplo de descoberta de sintoma, problema e solução:

  • Sintomas: Dores e necessidades do potencial cliente. Numa primeira etapa, os motivos ainda são desconhecidos por ele, então seu conteúdo deve ser baseado em informações, mas falaremos disso em outro tópico.  
  • Causa ou problema: É quando o consumidor identifica as causas das suas dores ou necessidades e começa a buscar soluções, o que nos leva ao próximo ponto.
  • Solução: O lead encontra na sua marca a solução para o que ele busca e percebe como seu produto ou serviço será útil para ele.
  • Aquisição: E por fim, temos uma etapa de aquisição, onde o cliente opta por fechar negócio com a sua marca pela confiança e pelo relacionamento criado desde o primeiro contato dele com a sua empresa. 

Identifique cada ponto de contato, do início ao fim, para saber que tipo de conteúdo planejar para gerar um bom relacionamento. 

3- Crie fluxos de nutrição

Para fazer com que um cliente indeciso avance numa jornada de compra, é importante que você nutra e eduque esse consumidor com conteúdos relevantes que mostrem a importância do seu produto ou serviço. Ajude seu público a entender suas possíveis necessidades e como sua marca pode ajudá-lo com isso. Esses fluxos de nutrição normalmente são feitos via e-mail com estratégias planejadas e conteúdos específicos para cada etapa da jornada de compra, juntamente com propósito de fazê-lo avançar num funil de vendas.  

4- Pense bem no conteúdo oferecido

Por fim, pensando em nutrir a jornada do seu cliente, pense bem nos conteúdos. Eles serão os seus pontos de contato com seu público em potencial. Leve em conta pontos que trarão um bom relacionamento com esse consumidor. O objetivo é que ele se torne um cliente de longa data e promotor da sua marca. Podemos citar alguns pontos interessantes a serem abordados na régua de relacionamento:

  • Contato para agradecer registro e desejar boas-vindas: Enviar uma mensagem de boas-vindas ou de agradecimento caso o usuário se inscreva em sua newsletter, por exemplo, pode ser bem visto e é uma boa maneira de iniciar um relacionamento com os seus consumidores. Escreva numa linguagem que seja atrativa para o seu público. Nem sempre precisa ser 100% formal, tudo vai depender do seu segmento.
  • E-mail sobre produtos vistos ou carrinho abandonado: Se o usuário navegou pelo seu site, visualizou produtos/serviços ou chegou a colocar algum item no carrinho virtual, mas não finalizou a compra, enviar um e-mail convidando o destinatário a retomar o processo pode ser uma boa oportunidade de venda. Lembre-se sempre de personalizar a linguagem e o conteúdo.  
  • Novas ofertas: Claro que as vendas também aparecerão nos seus conteúdos, mas devem ser segmentadas para atingirem o consumidor no momento certo. Estude clientes que abrem mais seus e-mails quando o assunto é promoção. Isso indica que estão mais propensos a comprar quando recebem esse tipo de conteúdo e você pode colocá-los numa lista de disparos de e-mails separada e personalizada. 
  • Pós-venda: Confirmar a efetividade do pedido ou enviar código de rastreamento são etapas básicas do relacionamento. Deixe sempre um canal aberto para que o cliente possa entrar em contato. Mostre interesse pela compra dele, verifique se deu tudo certo e se a experiência de compra foi boa. Envie conteúdos personalizados. Essas interações fortalecem muito o relacionamento com o público. 
  • Feedback sobre o processo e sobre o atendimento: Peça feedback sobre todo o processo, inclusive sobre o atendimento prestado pelos colaboradores. Ouvir seu cliente é uma ótima maneira de resolver possíveis problemas e otimizar suas estratégias para fortalecer sua marca. 
  • E-mail de aniversário: Mostre que seu cliente é único e que sua marca se lembrou do dia dele. É uma excelente estratégia de aproximação e com certeza gerará muito valor ao seu negócio. Envie um e-mail desejando felicidades ou até mesmo um cupom personalizado de desconto. Marque presença nessa data. 
  • Remarketing: Invista em comunicações que anunciem produtos relacionados às últimas compras do seu cliente. Isso aumentará as chances de novos pedidos. Quando perceber que o cliente está inativo por algum tempo, busque lembrá-lo da sua marca com novas ofertas ou conteúdos relevantes. Essa estratégia fará toda a diferença nos resultados. 
  • Marque presença em datas comemorativas: No Dia do Consumidor, por exemplo, envie conteúdos parabenizando e dizendo que é um prazer ter aquele cliente próximo à sua marca. Na Black Friday, ofereça condições especiais. As comunicações serão essenciais para alertar o público sobre as propostas do seu negócio.

 

Essas são apenas algumas dicas do que pode ser feito numa régua de relacionamento. Tudo pode variar de acordo com o seu negócio e com cada etapa da jornada do cliente. O importante é que se planeje com antecedência para não gerar desconforto aos seus consumidores com bombardeios de conteúdos em horas irrelevantes. 

Vale ressaltar que o foco de toda comunicação é o cliente, a confiança e satisfação dos seus consumidores. Se esforce ao máximo para entregar conteúdos personalizados que gerarão impactos persuasivos e levarão a relacionamentos efetivos e duradouros entre marca e consumidor. 

 

Curtiu saber o que é régua de comunicação e como aplicá-la no seu negócio? Se ainda precisar de uma ajudinha, estaremos disponíveis para atendê-lo, ok?