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06 dicas de como utilizar o WhatsApp Business para melhorar o seu negócio

Você sabe como utilizar o WhatsApp Business? Já tentou atender clientes com a ferramenta? Conhece todas as funcionalidades? Se não, vamos nos aprofundar no assunto já! 

Que o WhatsApp é um sucesso no Brasil não é novidade, porém, quando falamos do mundo corporativo, muitos ainda não aprenderam a usar o app de mensagens a seu favor. O WhatsApp Business veio para otimizar o atendimento e facilitar processos para que você não perca nenhuma oportunidade de venda. Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar o WhatsAApp Business ou precisa se aprofundar sobre os recursos da ferramenta, continue a leitura. 

 

O que é o WhatsApp Business

Antes das dicas de como utilizar o WhatsApp Business, vamos entender sua função. Assim como o app de troca de mensagens que a maioria já está habituado (WhatsApp Messenger), o Business é um aplicativo desenvolvido especialmente para empresas para aprimorar e otimizar o relacionamento com clientes. O aplicativo é totalmente gratuito para download e conta com ferramentas que o WhatsApp convencional não oferece, como por exemplo as respostas automáticas. Isso torna o contato mais ágil. 

Além disso, o WhatsApp Business também se identifica como conta comercial durante o contato, o que passa mais seriedade ao usuário que interage com a marca. De forma geral, o aplicativo tem por objetivo aproximar pessoas de diversas localidades e otimizar processos.

 

Funcionalidades do WhatsApp Business

Como dito anteriormente, com o app Business o usuário consegue diferir uma conta pessoal de uma comercial e isso traz credibilidade durante a interação com a marca. O WhatsApp Business permite que a empresa crie um perfil comercial com informações relevantes ao consumidor, como descrição do negócio e principais atividades, horário de atendimento, endereço, e-mail para contato, etc. Permite inserção de etiquetas em clientes para identificar oportunidades ou apenas para diferenciá-los em suas etapas de compra. 

O aplicativo também está disponível em versão web, assim, os colaboradores da empresa podem utilizá-lo em computadores e tornar o processo ainda mais ágil. Outra função muito importante são as mensagens instantâneas e automáticas. Nelas você pode identificar as necessidades do cliente já num primeiro contato e interagir de forma assertiva, claro, se souber fazer as perguntas certas na automatização.

Há a possibilidade de notificar ausência também. Como informamos sobre horário de atendimento, a ferramenta permite indicar os horários de retorno dos encarregados a responder as mensagens, o que dará posicionamento e tranquilidade ao cliente. 

São infinitas possibilidades se você souber como utilizar o WhatsApp Business a seu favor. 

 

Vantagens do WhatsApp Business

  • Integração de canais: É muito importante que você tenha multicanais disponíveis para atender seu cliente. Essa é a primeira razão para utilizar o aplicativo de mensagens. Afinal, se o seu cliente não puder recorrer à sua loja física, o WhatsApp será um ótimo ponto de contato para propor soluções. 
  • Conveniência: Como citamos acima, nem sempre seu cliente consegue (ou prefere) ir à loja física. Muitos são aptos a resolverem suas necessidades com poucos cliques. O WhatsApp Business pode proporcionar muita comodidade sem muitas preocupações, além de tornar sua marca muito mais acessível. 
  • Preço: O aplicativo de mensagens é totalmente gratuito, ou seja, você oferece um canal a mais de comunicação aos seus clientes sem precisar de grandes investimentos. É claro que terá custos com internet e profissionais bem qualificados para atenderem a demanda que o app necessita, mas tudo isso só agregará valor ao seu negócio. 
  • Soluções personalizadas e melhores resultados: Atendimento é o ponto chave de qualquer negócio. Quem não gosta de ser bem atendido e ter uma solução para as suas necessidades? Bom, se você souber aproveitar a ferramenta, marcar e filtrar seus clientes por interesses (como citamos as etiquetas no início do texto), você conseguirá oferecer soluções muito mais personalizadas e fará com que o usuário se sinta satisfeito com a sua marca. 

Existem muitas outras vantagens para o seu negócio. Lembre-se que citamos apenas algumas delas.

 

06 dicas de como utilizar o WhatsApp Business para melhorar o seu negócio

1. Backup

Em primeiro lugar, ative o backup automático. Assim, caso tenha algum problema com o seu aparelho, a ferramenta não perderá os dados das conversas com os clientes. 

2. Inclua etiquetas nos seus contatos e construa um mini CRM no WhatsApp Business

Esse é um dos recursos mais atrativos do app. Estude as interações com o seu cliente e categorize seus contatos para otimizar seu atendimento e saber o estágio de compra de cada usuário. Você tem a opção de criar até 20 etiquetas personalizadas, como por exemplo cliente frequente, novo cliente, pagamento pendente, pedido finalizado ou até mesmo em leads frios, mornos ou quentes. Tudo vai depender do seu tipo de negócio e das informações que são importantes registrar. A parte bacana das etiquetas é que você consegue filtrar contatos através delas. No Android, você também consegue criar listas de transmissão utilizando a segmentação das etiquetas. 

3. Deixe o WhatsApp disponível em seu site

Adicione um botão de redirecionamento e se mostre acessível ao público. Com essa ação você atende mais rápido aos usuários visitantes e recebe as informações de contato por e-mail. Lembre-se, dados levam a insights e podem otimizar o seu negócio. 

4. Incentive clientes ou leads a te adicionarem como contato na agenda

Muitos não sabem, mas se uma pessoa não salva seu contato não conseguirá ver seus status (com promoções e informações importantes) e nem receberá suas mensagens caso as dispare por uma lista de transmissão. Por isso, incentive seus clientes a salvarem seu número Business. Instrua-os a ficarem por dentro das novidades do seu negócio via status e não perca mais oportunidades de vendas ou de relacionamento. 

5. WhatsApp Web e extensão WA Web Plus

Se você prefere utilizar o WhatsApp no seu computador por ter mais agilidade, mas precisa do celular para publicar status, por exemplo, saiba que existe uma extensão (WA Web Plus) que permite que você utilize esses recursos pelo PC. 

6. Respostas rápidas

Além das respostas automáticas, você consegue dar respostas rápidas aos seus clientes. Você pode pré-configurar até 50 respostas, como mensagens de boas-vindas, informação sobre rastreio dos pedidos, confirmações de pedidos ou pagamentos, cardápios, dados bancários, etc. Tudo vai depender da sua necessidade e das respostas mais demandadas no seu negócio. Basta digitar “/” para visualizar suas opções padronizadas. Acredite, isso otimiza muito o seu tempo e trará satisfação aos seus clientes que serão atendidos num prazo bem menor. 

 

E aí, curtiu? Se ficou com alguma dúvida ou tiver outras dicas de como utilizar o WhatsApp Business para compartilhar, entre em contato conosco!