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Drive to Store: entenda como canais digitais podem auxiliar na sua estratégia de vendas no varejo

Já pensou em potencializar as vendas no varejo? Sabia que os canais digitais podem auxiliar na sua estratégia de vendas? Continue a leitura deste artigo para conhecer um pouco sobre o termo Drive to Store e entender os seus benefícios. 

A competitividade do mercado atual já não é novidade, mas a questão é: como se adaptar e ter estratégias originais para atender novos consumidores? Bom, a integração do online com o offline é um bom passo para fortalecer sua estratégia de vendas. Isso porque o consumidor atual é mais exigente e bem informado, passa muito mais tempo conectado, porém ainda assim não deixa de ter contato com pontos físicos durante sua rotina. 

É basicamente esse o objetivo da estratégia Drive to Store, usar a tecnologia a favor de empresas para proporcionar uma boa experiência online e atrair o cliente à loja física. Então. Por que não ter o digital como aliado? Vamos entender melhor o conceito a seguir.

 

Afinal, o que é Drive to Store? 

Traduzindo para o português claro, Drive to Store significa “Dirija-se até a loja”, o que já explica bem o objetivo dessa estratégia de vendas. De forma bem simplificada, são ações tomadas no mundo online, através de tecnologias para atrair e incentivar potenciais clientes a viverem uma experiência com a sua marca em um ponto físico. Uma visita à loja física ou ao showroom (local para exposição de mostruários) pode de certa forma encantar o seu cliente e tornar a jornada de compra mais efetiva. Afinal, apesar de toda a cultura online, o contato humano ainda faz toda a diferença, não é? 

 

Como trabalhar o Drive to Store como estratégia de vendas?

Vamos analisar o cenário atual. De fato o mundo digital tem sido muito efetivo nas estratégias de vendas, mas até que ponto as pessoas vivem no ambiente web? Claro que é muito cômodo pesquisar produtos pela internet, comparar preços, mas nada tira a experiência da loja física, do contato com o produto ou serviço, das abordagens humanas das marcas. A experiência completa é o que diferencia empresas e atrai consumidores fiéis de fato. Existem alguns pontos principais a serem abordados nessa estratégia. São eles: 

 

1- Incentive o cliente

As pessoas no geral agem melhor quando têm algum tipo de “recompensa” para realizarem tarefas. Por isso, incentivar o seu cliente é uma regra básica para estratégia de vendas efetivas, como o Drive to Store. Como exemplo prático dessa estratégia de incentivo, podemos mencionar canais digitais, como redes sociais, para interação com o público-alvo. 

Oferecer vouchers caso esses potenciais clientes direcionem suas compras à loja física é uma boa opção, até mesmo para mensuração de resultados, ou algum tipo de vantagem caso o cliente interaja com informações/sugestões relevantes para a marca no ponto físico. 

Essas são apenas algumas ideias. O importante é estimular seu consumidor de alguma forma para que ele dê o próximo passo. Entenda quais são as redes que seu público mais acessa e quais são os conteúdos mais aceitos para otimizar constantemente sua estratégia.  

2- Proporcione comodidade e conveniência

O consumidor atual não gosta muito de perder tempo. Então, facilite a vida dele! Se o objetivo dessa estratégia de vendas é ligar o físico e o virtual, proporcione uma boa experiência ao seu cliente e mostre os melhores caminhos para que ele se desloque até a sua loja. Utilize aplicativos como o Google Maps, por exemplo, para que não haja dificuldades durante a jornada. 

3- Seja relevante e ofereça uma experiência completa e assertiva

Este ponto é simples de entender. Quanto mais relevantes suas mensagens no digital forem para o seu público, melhores serão os seus resultados. A tecnologia auxilia nisso. Utilize os dados que sua empresa armazena para estudar o comportamento do seu consumidor e oferecer soluções rápidas e efetivas. Talvez num ponto físico você consiga suprir necessidades que no online não funcionam. Estruture a jornada do online para a loja física de um modo que valha a pena para o seu cliente. As vantagens são muitas e, em breve, explicaremos o motivo. 

Por fim, ofereça uma experiência completa, boa do início ao fim, seja no online ou no offline. Mostre que ambos funcionam com efetividade dentro da sua empresa e que mais importante que o seu produto é que o seu cliente tenha uma experiência personalizada. A personalização de experiências é a chave para que o seu consumidor perceba a diferenciação e agregue valor ao seu negócio. Entregue satisfação e com certeza você terá consumidores mais felizes e fiéis. 



Como saber se a integração com o online tem gerado resultados na loja física

Para saber se sua estratégia de vendas Drive to Store está sendo efetiva é simples. Primeiro observe o fluxo de pessoas/vendas na sua loja. Aumentou? Então já é um bom sinal. Mas existem outros métodos para obter métricas reais, como os vouchers que falamos anteriormente. Determine códigos específicos de vouchers para cada campanha ativa. Assim será mais simples mensurar quais e quantos foram utilizados. 

Existem algumas tecnologias mais avançadas que, claro, exigem um investimento maior, mas vale a pena mencionar. É o caso dos aplicativos de geolocalização, por exemplo. Esses aplicativos permitem monitorar a quantidade de clientes nas proximidades, o que dá margem para novas estratégias de incentivo, de atração e de vendas. Um dos exemplos é notificar o consumidor através de mensagens sobre promoções ativas no ponto de venda.  

São muitas as estratégias detalhistas que podem ser adotadas para mensuração de resultados. O importante é que você estude a que melhor cabe no seu orçamento e se esforce para proporcionar uma experiência de compra completa ao seu cliente. 

 

Vamos aos benefícios dessa estratégia de vendas? 

A adoção do Drive to Store gera oportunidade de vendas. Imagine que quando um cliente vai até a loja física, seu vendedor pode interagir com ele, explicar sobre produtos ou oferecer produtos complementares que talvez ele nem soubesse que precisava. O contato humano ainda muda toda a experiência de compras. Além de gerar novos negócios, se o cliente for bem atendido no espaço físico, também será um passo a mais para que ele interaja com o seu conteúdo digital, o que gera credibilidade para a sua marca. 

Pensando em vantagens tecnológicas, a inteligência artificial pode auxiliar sua estratégia de vendas. Já mencionamos anteriormente que existem dados que agem a seu favor, que te ajudam a mapear o comportamento do seu público. Faça análises de preferências e construa melhores jornadas de compras tanto no online quanto no offline.  Personalize soluções e ofereça canais ágeis e eficientes para se tornar um facilitador no cotidiano do seu cliente. Isso será um fator decisivo na hora de fidelizá-lo. 

A ideia do Drive to Store como estratégia de vendas não é direcionar o cliente a um só canal, mas sim fazer com que ele utilize todos os canais disponíveis de forma simultânea em função de uma melhor experiência com a marca. Clientes satisfeitos geram melhores resultados. Não se esqueça!

 

Já virou expert na estratégia de vendas Drive to Store ou ainda precisa de uma ajudinha? Caso queira colaborar com algum ponto ou tirar dúvidas, fale conosco!  Será um prazer te atender =)