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Descubra por que a arquitetura de varejo também é uma excelente publicidade.

O que a arquitetura de varejo tem a ver com publicidade? Como um ponto de venda pode beneficiar-se com a padronização física? O que a sua empresa precisa saber para iniciar um projeto de arquitetura? Saiba agora.

Estou pela primeira vez em uma cidade do interior, não conheço nada do local, a bateria do meu celular acabou e, para piorar, o meu carro está fazendo um barulho muito estranho. Daqui a pouco precisarei pegar a estrada novamente. E agora? Quando pensava ser a pessoa mais azarada do mundo, milagrosamente vejo a 200 metros dois centros automotivos, um do lado do outro. O estabelecimento “A” possui uma fachada suja e desgastada, assim como o seu interior, que conta, ainda, com equipamentos de aspecto antigo e desorganizados. Já o estabelecimento “B” tem uma fachada chamativa, bela, muito limpa e um evidente cuidado com sua arquitetura: pintura, disposição dos equipamentos e sinalização interna. Tudo ali parece novo! Em qual dos centros automotivos deixarei o meu veículo? A escolha parece óbvia, não é mesmo? 

Se preocupar com o visual, com a arquitetura do seu estabelecimento, em especial daqueles que recebem potenciais clientes todos os dias, é uma das melhores formas de publicidade para um negócio. Afinal, é um ponto de contato direto entre cliente e sua marca. A primeira impressão é a que fica! Por isso é tão importante manter a aparência externa e interna de uma loja, empresa ou qualquer estabelecimento comercial sempre impecável, limpa e organizada. Principalmente em locais onde o cliente passará um certo tempo (um centro automotivo, por exemplo), é necessário fazê-lo sentir-se em casa naquele período, desenvolvendo um relacionamento positivo entre ele e a marca através de um ambiente confortável e funcional. Essa experiência só é transmitida através de um cuidado adequado com a arquitetura da loja, que pode impactar diretamente na conclusão de uma venda ou prestação de serviço e, consequentemente, na fidelização de um cliente. Para facilitar esse processo, contar com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados em arquitetura de varejo, projetos corporativos em geral, padronização de fachadas, padronização interna, entre outros serviços, certamente irá ajudá-lo a sair na frente da concorrência. 

 

Padronização de franquias e pontos de venda

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos em padronização? Talvez organização, uniformidade e coerência sejam boas respostas. Por que é tão importante que uma rede de franquias, distribuidores exclusivos, revendas parceiras ou lojas com a mesma marca tenham visual semelhante, o mesmo tipo de atendimento e as mesmas regras de exposição de produtos? A resposta é simples: CONFIANÇA e FIDELIZAÇÃO. 

Voltando ao exemplo do início, vamos imaginar que o estabelecimento “B”, aquele que deixei o meu carro para consertar, tenha feito um excelente serviço, me deixou aguardando em uma sala de espera climatizada e confortável, teve profissionais uniformizados que tiraram todas as minhas dúvidas e cobrou um preço justo. Saí de lá extremamente satisfeito. Seis meses depois, fui visitar outra cidade desconhecida e novamente o meu veículo precisou de reparo. Antes do desespero bater, encontrei um centro automotivo com a mesma fachada, pintura, limpeza e organização do estabelecimento que resolveu o meu problema da última vez. Não pensarei duas vezes. Um lugar igualzinho àquela deve ter o mesmo serviço, conforto e qualidade. Entendeu a importância da padronização de franquias e pontos de venda? 

O mesmo visual remeteu à experiência positiva do passado, despertou a confiança em deixar o carro no local e, provavelmente, se nada errado acontecer, foi responsável por fidelizar mais um cliente. Caso precise novamente de um serviço parecido, ele não hesitará em deixar o veículo em qualquer centro automotivo que carregue aquela marca, seja aonde for. 

 

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05 principais etapas de um projeto de arquitetura de varejo

Agora que você já sabe os benefícios da arquitetura de varejo e a importância da padronização física para diversos estabelecimentos, é hora de entender como os profissionais especializados em arquitetura para estabelecimentos comerciais podem ajudá-lo a tornar o seu negócio uma referência neste quesito. Antes vale pontuar que a arquitetura de varejo pode trabalhar com diversos projetos além de padronização de fachadas e padronização interna. Muitos clientes contratam arquitetos do ramo para elaborar projetos de showroom, recepção, fábricas, escritórios, displays de produto, projetos personalizados, entre outros. São inúmeras as possibilidades. 

Listo agora alguns dos principais passos para entender como funciona o trabalho dos arquitetos quando são contratados para executar o projeto de uma empresa. É claro que cada projeto é um projeto, e alguns pontos podem variar de acordo com a necessidade. 

 

1- Reuniões e briefing

O primeiro passo é saber qual a necessidade do cliente, quais os valores e atributos da marca que devem ser explorados no projeto, se há alguma restrição e qual o budget disponível. Saber quanto o cliente está disposto a investir é essencial para o arquiteto prever o tipo de material e serviços que pode considerar.

 

2- Levantamentos prediais

Seja para fazer uma padronização de fachada ou um projeto de maior proporção, é muito importante que o arquiteto, através de uma equipe própria de arquitetura ou de um parceiro terceirizado, faça o levantamento predial do local antes de iniciar os trabalhos. Trata-se de uma análise presencial para tirar todas as medidas, identificar possíveis limitações e oportunidades. Após isso, o profissional responsável pelo levantamento predial passa as informações para o arquiteto executar o projeto. 

 

3- Execução do projeto de arquitetura

Com as informações em mãos, é hora do arquiteto colocar toda a sua experiência e criatividade em jogo, sempre com base na identidade de marca do cliente e no que foi acordado previamente no briefing. Esta é a fase de criação do projeto de arquitetura, plantas, representações 2Ds, 3Ds… Tudo para o cliente visualizar pela primeira vez no papel como ficará a obra finalizada.

 

4- Projeto executivo

Após aprovação do cliente, chegou a vez do projeto executivo, que nada mais é do que um guia detalhado do projeto para os responsáveis por sua execução entregarem a obra exatamente como foi aprovada. Nesta etapa são destrinchados todos os aspectos técnicos do projeto, como medidas, descrição completa dos materiais, quantitativos e outras informações complementares para sua perfeita execução. 

Vale salientar que todo projeto deve ser previamente autorizado pela Prefeitura da cidade onde será realizado, cabendo ao cliente aprová-lo junto aos órgãos competentes. Caso haja alguma modificação a ser feita após essa consulta, o arquiteto responsável adequará o projeto executivo às diretrizes determinadas. 

 

5- Gerenciamento

Quando as obras iniciarem, o arquiteto fica à disposição do cliente para sanar eventuais dúvidas de seus fornecedores, fazer adaptações de última hora e, caso acordado previamente, fazer visitas regulares no local a fim de gerenciar as obras e verificar se tudo está sendo feito conforme o combinado.

O que você está esperando para fazer um projeto de arquitetura para o seu estabelecimento atrair inúmeros clientes? A arquitetura de varejo é sim uma forma de fazer publicidade, de fixar a sua marca na mente do cliente e proporcionar experiências únicas para ele. Se bem planejada e executada, pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. 

Do levantamento predial até a execução do projeto, a Uptown é uma agência de trade marketing que conta com uma equipe de arquitetura especializada em atrair potenciais clientes para dentro do seu estabelecimento comercial. Confira alguns de nossos trabalhos clicando aqui

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