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Vantagens do Marketing Digital

05 motivos para aplicar Marketing Digital ao seu negócio.

Marketing digital funciona? Por que estar na internet é importante para o meu negócio? O que é Inbound Marketing?  Chegou a hora de esclarecer todas as dúvidas e entender a importância do marketing digital no cenário atual.

Para que fique claro o que é marketing digital, é necessário apresentar alguns números para entendermos o contexto em que ele está inserido. Para isso, vamos analisar a pesquisa Relatório Digital 2019 fornecida pela Datareportal em parceria com a Hootsuite. Você sabia que 57% de toda a população mundial está na internet? São aproximadamente 4,48 bilhões de pessoas usufruindo das infinitas ofertas do mundo digital. Só no Brasil, são mais de 149 milhões de usuários. Ainda em âmbito nacional, 140 milhões desses usuários navegam nas mídias sociais, sendo que 130 milhões as utilizam através do smartphone. Mais impressionante é saber que 85% dos internautas acessam a internet todos os dias. Sim, TODOS OS DIAS. E se prepare! A tendência é que esses números subam a cada hora, a cada mês, a cada ano… O MUNDO JÁ É DIGITAL e, por isso, as empresas não têm mais como fugir dessa nova realidade. Agora, com esse cenário em mente, vamos compreender melhor o termo Marketing Digital. 

Resumidamente, a função do marketing nos negócios dos mais variados segmentos é oferecer para potenciais clientes o produto ou serviço certo, na hora certa, no lugar certo, com o objetivo de transformá-los em clientes efetivos por muito tempo e, é claro, gerar receita para a empresa. Mas e se o lugar certo for a famosa world wide web? Avaliando os números apresentados, não tem mais como fugir. As pessoas estão na internet, seja por computadores, tablets ou smartphones, acessam diariamente as redes sociais, se mantêm informadas com muito mais rapidez e procuram na web soluções que resolvam problemas dos mais variados tipos. E a sua empresa pode ser uma delas! O marketing digital nada mais é do que aplicar o conceito do marketing dentro do ambiente virtual! Isso se torna possível através de diversas tecnologias e ferramentas disponíveis para atingir  os objetivos de um negócio, como aumento no número de vendas ou visibilidade. O mercado já percebeu a importância do marketing digital e tem investido cada vez mais em plataformas como o Google Ads (ou Adwords, como era conhecido), redes sociais como Facebook e Instagram (entre outras), sem contar a percepção de um crescimento considerável na criação de conteúdos relevantes para sites, blogs, e-books, etc… 

Sendo o mais claro possível, para não perder espaço, as empresas devem atentar-se com muito carinho ao universo digital, capiche? Agora que você já entendeu todo o cenário, é preciso ter em mente que o marketing digital dispõe de algumas particularidades que o torna cada vez mais atrativo para negócios de diversos segmentos. Chegou a hora de descobrir quais as vantagens do marketing digital.

 

Vantagens do Marketing Digital

Antes de listar as vantagens do marketing digital, vale informar que o texto possui termos muito utilizados por profissionais da área. Para que não perca nenhuma informação importante, preparamos um glossário completo com os principais termos usados no marketing digital. Clique aqui para conferir. 

01 – Inbound Marketing faz parte do marketing digital.

Vamos começar entendendo o conceito de Inbound Marketing. Quando a internet ainda não existia, as principais mídias utilizadas para fazer publicidade eram basicamente aquelas consideradas de massa. Aparecer no comercial da novela das nove, em um anúncio de página dupla da revista ou fazer um spot de rádio era considerado um excelente investimento. Através de mídias como essas, os profissionais de marketing buscam atingir o maior número de pessoas instigando o desejo de adquirirem os seus produtos, mesmo não sabendo exatamente quem estão impactando. Com a chegada da internet, e consecutivamente do Marketing Digital, novas formas de chegar a potenciais clientes surgiram, como banners em portais e e-mails marketing. Todos esses tipos de publicidade são conhecidos como Outbound Marketing, uma comunicação que vai da empresa para o consumidor. A empresa inicia a conversa. 

Com a rápida evolução da internet e da tecnologia como um todo, houve um crescimento absurdo de usuários buscando informações, comprando produtos e interagindo uns com os outros através do ambiente virtual. Neste cenário, hoje o outbound marketing ainda é muito utilizado, funciona, mas já não é suficiente. É aí que entra o Inbound Marketing, no qual a prioridade não é mais ser visto, mas sim ser encontrado. Compreender esse ponto é muito importante! Agora é o consumidor quem inicia a conversa. Sabe quando procuramos por “agência de marketing digital” no Google e aparece uma lista de sites de agências que oferecem esse serviço? Esse é um ótimo exemplo de como o Inbound Marketing funciona, mas apenas uma das possibilidades oferecidas por ele.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing está dentro de um bom planejamento de marketing digital e tem vantagens perceptíveis se comparado ao outbound marketing. Algumas delas são: 

  1. Possibilidade de personalizar a comunicação para nichos menores, com desejos e necessidades mais específicos;
  2. Mais chances de atrair potenciais clientes, uma vez que o usuário encontrará o seu negócio no momento exato em que está procurando sanar um problema que você pode solucionar;
  3. Toda ação de Inbound Marketing é mensurável.

02 – No marketing digital, o público-alvo é muito mais segmentado.

Se veiculamos um comercial na TV, temos a garantia que milhões de pessoas serão impactadas por ele, ou seja, o alcance será grande. Mas você consegue saber com segurança se o perfil do público que você está buscando foi atingido pelo comercial ou se alguém comprou o seu produto por causa dele? Difícil responder, não é mesmo? E se te disser que as ações de marketing digital aumentam consideravelmente a chance da sua empresa atingir o cliente ideal? Isso porque conseguimos dirigir ações de inbound marketing especificamente para o público que queremos atingir. Podemos filtrá-lo não só por gênero e faixa etária, mas também por região e assuntos de interesse.

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Também, através de uma eficiente estratégia de SEO (otimização de conteúdos para melhorar a busca orgânica) conseguimos direcionar para o nosso site, por exemplo, usuários que estão procurando por termos de pesquisa que têm relação com o nosso negócio. Até por isso, quando falamos de marketing digital, não trabalhamos apenas com o conceito de público-alvo, mas também de Personas, um termo utilizado para definir perfis de potenciais clientes de forma muito mais detalhada e assertiva (clique aqui para entender melhor esse e outros termos de marketing digital). A possibilidade de atingir a pessoa certa aumenta as chances de fechar um negócio. O marketing digital proporciona isso para a sua empresa e diminui a sua preocupação, uma vez que é possível garantir que o dinheiro investido nas ações de marketing está sendo utilizado para atingir o público certo. 

03 – O marketing digital é uma ótima opção até com baixo investimento.

Uma das maiores dificuldades de pequenas e médias empresas ao divulgar produtos e serviços é o budget limitado para investir em publicidade e marketing. Um comercial na TV ou um anúncio em revista são veículos que exigem um investimento extremamente alto, o que acaba limitando os espaços publicitários para empresas maiores. O marketing digital é democrático, pois permite que empresas de todos os portes invistam de forma personalizada, se adaptando à necessidade, ao budget e ao tamanho do negócio. Você investe a quantia que quiser! Em ações de Inbound Marketing, por exemplo, não necessariamente quem investe mais dinheiro alcança melhores resultados, já que outras variáveis como relevância e qualidade de conteúdo também influenciam bastante. A concorrência pela atenção do usuário acaba sendo mais justa no ambiente virtual. 

Com um investimento bem menor, se comparado aos meios de comunicação mais tradicionais, uma empresa conseguiria anunciar no Google e em mídias sociais, programar seus anúncios para aparecer apenas para usuários mais propícios a se tornarem clientes e melhor, o pagamento da maioria dos anúncios online é feito por clique (CPC), ou seja, a empresa só paga se o usuário clicar no seu anúncio. O Google, por exemplo, utiliza essa métrica para faturar. Além disso, você não precisa parar uma ação caso enfrente uma dificuldade financeira em determinado mês. É possível readequar os investimentos de forma rápida, segura e quando quiser. 

O maior investimento do marketing digital é justamente o tempo de dedicação. Por isso, é muito recomendado procurar a ajuda de uma agência de marketing digital para elaborar um eficiente planejamento de Inbound Marketing, gerenciamento de redes sociais e monitoramentos diários. 

04 – É possível mensurar todos os resultados no marketing digital.

De forma rápida e precisa, as ações de Marketing digital são facilmente mensuradas. É possível medir a qualquer hora do dia se o seu investimento em marketing digital está dando resultado, quais ações são mais eficientes, quantos leads determinado anúncio gerou para o seu negócio, se o tráfego do seu site aumentou, calcular com precisão o retorno sobre investimento, monitorar dados, ajustar campanhas, fazer experimentações em tempo real e muitas outras possibilidades de mensuração. Chega de achismos, suposições e temor ao apresentar resultados para o chefe. Os relatórios gerados são fáceis de entender e explicar. 

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E como gerar relatórios de marketing digital? Existem ferramentas diversas que permitem análises completas de ações digitais, as web analytcs, e algumas são gratuitas. 

05 – Marketing digital permite monitorar até dados do concorrente.

Uma das vantagens que mais atrai empresas para o investimento em marketing digital é a facilidade de mapear as diversas ações que estão sendo realizadas no ambiente virtual, ou seja, através dele torna-se viável acompanhar por onde seu concorrente anda e como ele tem se comunicado com seu público. Vamos pensar no cenário offline. Mensurar a quantidade de visitas recebidas por um concorrente ou como ele está se comunicando dentro de sua loja parece algo bem complicado, certo? Com o marketing digital, é possível mensurar, de maneira bem eficiente, a fatia do cenário que a concorrência ocupa. E não estamos falando sobre invadir a privacidade de qualquer negócio, apenas sobre a análise de dados públicos.

Esse conceito pode ser melhor compreendido se pensarmos da seguinte maneira: o ambiente digital trabalha com a geração de dados. Cada ação exercida por um usuário dentro da internet gera um dado, desde cliques, preenchimento de formulários, acesso em páginas específicas… Tudo ajuda a mapear e definir em que persona cada usuário se enquadra, e sempre que uma empresa investe em marketing digital ela faz o uso dessas personas para filtrar seu investimento (assim como falamos no ponto 02).

Acontece que esses nichos podem ser rastreados, uma vez que temos possibilidade de navegar por sites concorrentes, redes sociais, entre outros canais de comunicação. Somando esses fatores, chegaremos à seguinte conclusão: se tenho acesso ao conteúdo de um concorrente, posso usar esse mesmo conteúdo para descobrir com qual nicho e público-alvo (que também temos acesso) ele tem se comunicado. Mas como fazemos isso na prática? Utilizando como exemplo o Google Ads, podemos simplesmente analisar, além do site, anúncios concorrentes e disputar através dos famosos leilões de palavras-chave a atenção do público-alvo desse concorrente, o que pode fornecer um incrível norte para uma análise mais profunda de suas estratégias

Existem algumas ferramentas de marketing digital, pagas e gratuitas, que ajudam muito nesse processo e fornecem outras estratégias que permitem um mapeamento claro sobre concorrentes. O mais adequado é contar com um profissional da área para que esse estudo de concorrência, através do marketing digital, seja assertivo e viável financeiramente.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketing digital, está pronto para aplicá-lo ao seu negócio? Precisa de ajuda para começar? A Uptown é uma agência de marketing digital com profissionais preparados para auxiliar o cliente com o planejamento de marketing digital, gerenciamento de redes sociais, criação de anúncios no Google, mensuração de resultados em tempo real e muito mais! Vamos conversar? =)

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