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padronização de franquias

O que você precisa saber para começar uma padronização de franquias e outros tipos de estabelecimentos comerciais.

Qual a importância da padronização de franquias? Como deixar a sua loja padronizada? Por que fazer um manual de padronização? Tire todas as suas dúvidas neste artigo.

Mencionamos em um artigo neste blog por que a padronização de franquias, lojas, revendas, distribuidores exclusivos, entre outros, é fator-chave para a publicidade de empresas que trabalham com mais de um ponto de venda (pode servir como um ótimo complemento para você – leia aqui). Seja uma padaria com 03 pontos em bairros próximos ou uma grande marca de pneus com mais de 100 centros automotivos espalhados pelo país, quando o cliente tem a garantia de que os produtos, serviços, atendimento e visual de uma rede é igual em todos os locais aumentam consideravelmente as chances dele adquirir confiança na marca e se transformar em um cliente fiel aonde quer que esteja, o que ressalta a importância da padronização de franquias. Claro que tudo dependerá da qualidade do serviço oferecido nas primeiras visitas, mas a preocupação com padronização de franquias e outros tipos de comércio é um grande passo para o sucesso.

Mas no que pensar para fazer uma padronização de franquias eficiente? Fique tranquilo, vamos ajudá-lo a responder essa pergunta de maneira clara e simples. Existem 05 pontos fundamentais que você deve ficar atento para seus estabelecimentos comerciais seguirem um mesmo padrão em todos os aspectos. Vamos conhecê-los!

 

01 – Padronização de fachadas (externa)

Comece sua padronização pela área externa do estabelecimento, aquela responsável por chamar a atenção de potenciais clientes e incentivá-los a entrarem no local. Pensar em uma fachada padronizada, com as mesmas cores, acabamentos e tamanhos de elementos, faz toda a diferença na hora de criar consistência e uma identidade fortalecida em qualquer região. Caso alguma loja possua totens e/ou bandeiras, saiba que eles também devem ser considerados para uma eficiente padronização externa. O ideal é que sigam o mesmo conceito/identidade estabelecido. Ah, e não se esqueça de manter sempre limpa e bem conservada a fachada do estabelecimento, pois locais que mantêm um aspecto de novo geram mais confiança e aumentam as expectativas do cliente em relação à qualidade dos produtos e de um serviço bem feito. 

padronização de franquias

A contratação de uma equipe de arquitetura corporativa é uma ótima solução para executar projetos prevendo a padronização de fachadas para redes de varejo, franquias, revendas, entre outros. Além de especialistas, o suporte profissional garante uma correta e criativa aplicação do padrão pré-definido em estabelecimentos de todos os tipos (fachadas grandes ou pequenas, de esquina ou não…).

 

02 – Padronização interna

Agora que sua fachada está linda e padronizada, chegou a vez de pensar no interior do estabelecimento. Quando falamos em padronização de franquias, tão importante quanto pensar no exterior da loja é entender que o visual da área interna também deve conversar com a identidade da sua marca. O cliente precisa sentir-se confortável, seguro e manter a confiança que o fez entrar no estabelecimento pela primeira vez, seja na loja do seu bairro ou em outro estado. Para uma eficaz padronização interna de franquias e outros tipos de estabelecimentos comerciais, todas as suas lojas devem se preocupar em padronizar e conservar a pintura das paredes e piso, sinalização indicativa, marcações de segurança, mobiliário, equipamentos, iluminação, sala de espera, showroom… Sim, tudo isso deve ser considerado!

padronização de franquias-2

03 – Padronização da comunicação

O trabalho de arquitetura, tanto externo quanto interno, já foi bem executado. É a vez de pensar na parte de comunicação. Não é interessante para uma rede de franquias, por exemplo, que cada franqueado comunique sobre produtos e serviços ao seu bel-prazer ou exponha produtos conforme gostos pessoais. Além da inevitável bagunça, isso irá confundir o cliente e pode impedi-lo de fixar a sua marca na mente. A comunicação é um dos principais elementos para desenvolver identidade de marca e deve ser considerada quando falamos em padronização de franquias. O mundo ideal é quando o cliente bate o olho em qualquer comunicação, independentemente do formato e veículo onde esteja exposta, e identifique de imediato quem está por trás dela. 

padronização de franquias comunicacao

Os lojistas que compartilham uma bandeira devem contar com os mesmos tipos de banners, displays, prateleiras, papelaria, materiais de merchandising e tudo o que têm direito. Muitas empresas já disponibilizam para seus franqueados, revendas, distribuidores e pontos de venda em geral um enxoval completo de comunicação para utilizarem em seus estabelecimentos. Essa é uma iniciativa que funciona tanto para garantir a padronização quanto para estreitar o relacionamento entre empresa e lojista. Precisa de ajuda? Procure uma agência de trade marketing que tem em sua equipe profissionais de comunicação e arquitetura trabalhando em conjunto. 

 

04 – Padronização de atendimento

Engana-se quem acha que padronizar estabelecimentos comerciais diz respeito apenas aos aspectos estéticos. A expectativa de um cliente que busca fazer determinado serviço em lojas com a mesma bandeira também é encontrar o mesmo tipo de atendimento, atenção e abordagem comercial obtidos em uma experiência passada. Os colaboradores são fundamentais neste processo. Em primeiro lugar, profissionais uniformizados, de fácil identificação e com a higiene pessoal em dia tendem a transmitir mais confiança porque demonstram autoridade no assunto, aumentando, assim, a credibilidade da marca. Agora de nada adianta se, quando o cliente precisa de ajuda, o profissional passa a sensação de não conhecer sobre o que está falando ou apresenta informações destoantes em relação a outras franquias da mesma marca. 

padronização de franquias atendimento

Como muitas vezes estamos lidando com pessoas de diferentes origens e culturas, padronizar o tipo de atendimento é um desafio complexo, ainda mais para marcas com centenas de lojas no país. Porém, existem formas muito eficazes para padronização de atendimento. Uma das principais delas é o treinamento. Através de aulas presenciais, vídeo-aulas, testes, apostilas personalizadas, programas de incentivo, entre outras ferramentas, a empresa pode capacitar o seu funcionário a fim de alinhar discursos, desenvolver conhecimento sobre seus produtos/serviços, aprimorar habilidades para atendimento telefônico, pós-venda e muito mais! 

 

05 – Manual de Padronização de franquias 

Mas como garantir uma perfeita padronização se tenho mais de 200 lojas espalhadas pelo país e é muito difícil monitorar a ação de cada uma delas? Existem algumas formas para facilitar esse tipo de controle. Para uma efetiva padronização de franquias, uma das mais simples e eficazes estratégias é a criação de uma Manual de Padronização (ou Guideline), que nada mais é do que um material online ou impresso, normalmente segmentado por categorias, que indica todas as diretrizes para auxiliar os franqueados como deve ser feita a padronização de seu estabelecimento. 

Normalmente a própria agência de trade marketing contratada para executar os projetos de arquitetura e merchandising desenvolve um manual de padronização completo para a sua empresa distribuir às lojas parceiras. O conteúdo deste material pode ser mais enxuto ou bem detalhado, tudo vai depender da complexidade e necessidade de cada empresa. Abaixo listamos algumas possibilidades de itens para compor um manual de padronização:

  1. Padronização de fachadas, totens e bandeiras
  2. Aplicação de logotipos e tipografias
  3. Cores, acabamentos e pintura em geral – Pisos e paredes
  4. Sinalização Interna
  5. Showroom
  6. Displays de produto
  7. Mobiliários – Atendimento, escritório, sala de espera, área kids…
  8. Pintura de equipamentos
  9. Papelaria em geral – Cartão de visita, timbrados, envelopes…
  10. Adesivação de veículos
  11. Uniformes

padronização de franquias atendimento manual

Agora você está mais do que preparado para iniciar uma estratégia de padronização de franquias e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Vamos começar? De projetos de arquitetura a criação de materiais para merchandising e manuais completos de padronização, a Uptown é uma agência de trade marketing que conta com uma equipe de arquitetura e publicidade especializada em fazer o seu negócio prosperar através de uma padronização consistente e duradoura. Confira alguns de nossos trabalhos clicando aqui.

Ficou alguma dúvida? Será um prazer ajudar.

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