Qual a importância da padronização de franquias? Como deixar a sua loja padronizada? Por que fazer um manual de padronização? Tire todas as suas dúvidas neste artigo.
Mencionamos em um artigo neste blog por que a padronização de franquias, lojas, revendas, distribuidores exclusivos, entre outros, é fator-chave para a publicidade de empresas que trabalham com mais de um ponto de venda (pode servir como um ótimo complemento para você – leia aqui). Seja uma padaria com 03 pontos em bairros próximos ou uma grande marca de pneus com mais de 100 centros automotivos espalhados pelo país, quando o cliente tem a garantia de que os produtos, serviços, atendimento e visual de uma rede é igual em todos os locais aumentam consideravelmente as chances dele adquirir confiança na marca e se transformar em um cliente fiel aonde quer que esteja, o que ressalta a importância da padronização de franquias. Claro que tudo dependerá da qualidade do serviço oferecido nas primeiras visitas, mas a preocupação com padronização de franquias e outros tipos de comércio é um grande passo para o sucesso.
Mas no que pensar para fazer uma padronização de franquias eficiente? Fique tranquilo, vamos ajudá-lo a responder essa pergunta de maneira clara e simples. Existem 05 pontos fundamentais que você deve ficar atento para seus estabelecimentos comerciais seguirem um mesmo padrão em todos os aspectos. Vamos conhecê-los!
01 – Padronização de fachadas (externa)
Comece sua padronização pela área externa do estabelecimento, aquela responsável por chamar a atenção de potenciais clientes e incentivá-los a entrarem no local. Pensar em uma fachada padronizada, com as mesmas cores, acabamentos e tamanhos de elementos, faz toda a diferença na hora de criar consistência e uma identidade fortalecida em qualquer região. Caso alguma loja possua totens e/ou bandeiras, saiba que eles também devem ser considerados para uma eficiente padronização externa. O ideal é que sigam o mesmo conceito/identidade estabelecido. Ah, e não se esqueça de manter sempre limpa e bem conservada a fachada do estabelecimento, pois locais que mantêm um aspecto de novo geram mais confiança e aumentam as expectativas do cliente em relação à qualidade dos produtos e de um serviço bem feito.
A contratação de uma equipe de arquitetura corporativa é uma ótima solução para executar projetos prevendo a padronização de fachadas para redes de varejo, franquias, revendas, entre outros. Além de especialistas, o suporte profissional garante uma correta e criativa aplicação do padrão pré-definido em estabelecimentos de todos os tipos (fachadas grandes ou pequenas, de esquina ou não…).
02 – Padronização interna
Agora que sua fachada está linda e padronizada, chegou a vez de pensar no interior do estabelecimento. Quando falamos em padronização de franquias, tão importante quanto pensar no exterior da loja é entender que o visual da área interna também deve conversar com a identidade da sua marca. O cliente precisa sentir-se confortável, seguro e manter a confiança que o fez entrar no estabelecimento pela primeira vez, seja na loja do seu bairro ou em outro estado. Para uma eficaz padronização interna de franquias e outros tipos de estabelecimentos comerciais, todas as suas lojas devem se preocupar em padronizar e conservar a pintura das paredes e piso, sinalização indicativa, marcações de segurança, mobiliário, equipamentos, iluminação, sala de espera, showroom… Sim, tudo isso deve ser considerado!
03 – Padronização da comunicação
O trabalho de arquitetura, tanto externo quanto interno, já foi bem executado. É a vez de pensar na parte de comunicação. Não é interessante para uma rede de franquias, por exemplo, que cada franqueado comunique sobre produtos e serviços ao seu bel-prazer ou exponha produtos conforme gostos pessoais. Além da inevitável bagunça, isso irá confundir o cliente e pode impedi-lo de fixar a sua marca na mente. A comunicação é um dos principais elementos para desenvolver identidade de marca e deve ser considerada quando falamos em padronização de franquias. O mundo ideal é quando o cliente bate o olho em qualquer comunicação, independentemente do formato e veículo onde esteja exposta, e identifique de imediato quem está por trás dela.
Os lojistas que compartilham uma bandeira devem contar com os mesmos tipos de banners, displays, prateleiras, papelaria, materiais de merchandising e tudo o que têm direito. Muitas empresas já disponibilizam para seus franqueados, revendas, distribuidores e pontos de venda em geral um enxoval completo de comunicação para utilizarem em seus estabelecimentos. Essa é uma iniciativa que funciona tanto para garantir a padronização quanto para estreitar o relacionamento entre empresa e lojista. Precisa de ajuda? Procure uma agência de trade marketing que tem em sua equipe profissionais de comunicação e arquitetura trabalhando em conjunto.
04 – Padronização de atendimento
Engana-se quem acha que padronizar estabelecimentos comerciais diz respeito apenas aos aspectos estéticos. A expectativa de um cliente que busca fazer determinado serviço em lojas com a mesma bandeira também é encontrar o mesmo tipo de atendimento, atenção e abordagem comercial obtidos em uma experiência passada. Os colaboradores são fundamentais neste processo. Em primeiro lugar, profissionais uniformizados, de fácil identificação e com a higiene pessoal em dia tendem a transmitir mais confiança porque demonstram autoridade no assunto, aumentando, assim, a credibilidade da marca. Agora de nada adianta se, quando o cliente precisa de ajuda, o profissional passa a sensação de não conhecer sobre o que está falando ou apresenta informações destoantes em relação a outras franquias da mesma marca.
Como muitas vezes estamos lidando com pessoas de diferentes origens e culturas, padronizar o tipo de atendimento é um desafio complexo, ainda mais para marcas com centenas de lojas no país. Porém, existem formas muito eficazes para padronização de atendimento. Uma das principais delas é o treinamento. Através de aulas presenciais, vídeo-aulas, testes, apostilas personalizadas, programas de incentivo, entre outras ferramentas, a empresa pode capacitar o seu funcionário a fim de alinhar discursos, desenvolver conhecimento sobre seus produtos/serviços, aprimorar habilidades para atendimento telefônico, pós-venda e muito mais!
05 – Manual de Padronização de franquias
Mas como garantir uma perfeita padronização se tenho mais de 200 lojas espalhadas pelo país e é muito difícil monitorar a ação de cada uma delas? Existem algumas formas para facilitar esse tipo de controle. Para uma efetiva padronização de franquias, uma das mais simples e eficazes estratégias é a criação de uma Manual de Padronização (ou Guideline), que nada mais é do que um material online ou impresso, normalmente segmentado por categorias, que indica todas as diretrizes para auxiliar os franqueados como deve ser feita a padronização de seu estabelecimento.
Normalmente a própria agência de trade marketing contratada para executar os projetos de arquitetura e merchandising desenvolve um manual de padronização completo para a sua empresa distribuir às lojas parceiras. O conteúdo deste material pode ser mais enxuto ou bem detalhado, tudo vai depender da complexidade e necessidade de cada empresa. Abaixo listamos algumas possibilidades de itens para compor um manual de padronização:
- Padronização de fachadas, totens e bandeiras
- Aplicação de logotipos e tipografias
- Cores, acabamentos e pintura em geral – Pisos e paredes
- Sinalização Interna
- Showroom
- Displays de produto
- Mobiliários – Atendimento, escritório, sala de espera, área kids…
- Pintura de equipamentos
- Papelaria em geral – Cartão de visita, timbrados, envelopes…
- Adesivação de veículos
- Uniformes
Agora você está mais do que preparado para iniciar uma estratégia de padronização de franquias e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Vamos começar? De projetos de arquitetura a criação de materiais para merchandising e manuais completos de padronização, a Uptown é uma agência de trade marketing que conta com uma equipe de arquitetura e publicidade especializada em fazer o seu negócio prosperar através de uma padronização consistente e duradoura. Confira alguns de nossos trabalhos clicando aqui.