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Como fazer SEO? Os 10 erros mais comuns na hora de otimizar o seu site.

Mas afinal, para que serve o SEO? Quais passos devem ser seguidos para ter sucesso nessa estratégia? Existem erros que se cometidos serão prejudiciais ao negócio? Neste artigo explicaremos melhor sobre o tema e mostraremos como fazer SEO sem cometer erros. 

De fato já se tornou rotineiro na jornada de compra que o cliente faça buscas na internet para comparar valores, diferenciais e vantagens. Isso significa que sua marca precisa ter visibilidade no ambiente web para estar dentro do mercado e possuir vantagem competitiva. O SEO auxilia nessa questão.

Mas você sabe o que é e como fazer SEO? SEO (Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Motores de Buscas) é a sigla utilizada para falar de otimização de páginas visando destaque nas buscas orgânicas. É uma das estratégias de marketing digital que auxilia na visibilidade “natural” do seu negócio em buscadores como o Google, com técnicas e mecanismos que visam melhorar as posições das URLs de um site nos resultados de busca, sem que haja necessidade de investimento adicional com links patrocinados.

Vale ressaltar que é necessário ter atenção ao desenvolver qualquer ação de SEO, pois, além de precisar ser relevante, ela não pode ferir as diretrizes do Google. Abordaremos a seguir os erros mais comuns cometidos em SEO, que muitas vezes, mesmo que simples, acabam prejudicando toda uma estratégia digital. 

 

1 – Conteúdo sem qualidade 

Páginas com conteúdo de baixa qualidade, pouco relevantes e sem originalidade não agregam benefício nenhum à busca do usuário. Vamos combinar que não há nada pior que entrar num site buscando uma informação e dar de cara com conteúdos ruins, duplicados ou irrelevantes, não é? Preze sempre pela qualidade. Invista um tempo para produzir conteúdos que eduquem ou informem seu público-alvo sobre algo que seja do interesse dele. 

O Google, por exemplo, visa sempre a melhor experiência do usuário. Para isso, considera diversos fatores antes de divulgar os resultados das buscas. Um deles é a relevância dos conteúdos. Se sou uma agência de arquitetura de varejo, o meu site deve conter textos, imagens e elementos que tenham relação com esse tema. Evite também textos mal escritos, com muitos erros ortográficos e de concordância. Ah, e jamais copie textos de outros sites, mesmo que a sua página fale de um mesmo tema. Seja original! Os buscadores reconhecem textos copiados e dão preferência para “quem chegou primeiro”.

 

2 – Excesso ou ausência de Palavras-Chave

As palavras-chave são os termos que as pessoas utilizam para fazer uma pesquisa em um buscador. Utilizar termos relacionados ao seu negócio nos conteúdos do seu site é um passo fundamental para quem quer saber como fazer SEO. Com a ausência de palavras-chave, você dificilmente alcançará boas posições nas páginas de busca. Mas cuidado! Não basta encher o conteúdo de uma página de palavras-chaves e está tudo resolvido. Os “robôs” dos buscadores identificam excesso de termos iguais em um mesmo texto. Quando o mesmo termo é repetido diversas vezes, a posição do seu site pode ser prejudicada, pois entende-se que há uma manipulação dos mecanismos utilizados nas buscas para aumentar a visualização. 

Utilize as diversas ferramentas disponíveis para otimizar sua estratégia de palavras-chave e tornar seu conteúdo mais atrativo para as pessoas certas. Google Trends, UbberSuggest e o próprio planejador de palavras-chaves do Google Ads são ótimas opções.

 

3 – Desprezar linkagem interna 

Criar links que direcionem seu leitor para outras páginas do seu site é uma maneira excelente de ganhar visibilidade e tornar seu conteúdo mais relevante. Ignorar esse tipo de ação do SEO pode te fazer perder muitas oportunidades de aproximação com o usuário. A dica é utilizar termos pertinentes ao assunto que abordará na página redirecionada. Cuidado apenas com os exageros para não ser considerado um “Web spam”, ok?

 

4 – Desconsiderar o formato responsivo

Não ter um site responsivo pode prejudicar muito o número de acessos ao seu conteúdo. Atualmente, os usuários acessam as plataformas por diversos dispositivos, como celulares, tablets e desktops. É muito importante que seu site esteja visível e com fácil navegação para qualquer um deles. O Google considera a experiência do usuário para ranquear os resultados das buscas orgânicas. Ter um site otimizado para mobile e desktop é uma ótima oportunidade para sair à frente da concorrência. 

 

 

5 – Ter um site lento 

Vale lembrar que o SEO envolve conteúdo, mas também aborda a parte técnica do seu site. Um site lento pode prejudicar a navegação do usuário que, possivelmente, o abandonará por conta da experiência ruim. É necessário ter muita atenção nesse ponto, pois o algoritmo dos buscadores costuma dar prioridade para sites com maior velocidade. Dê preferência a arquivos de imagens leves, textos em HTML e layouts práticos e responsivos. 

Existe uma ferramenta chamada PageSpeedInsights que pode te auxiliar no aprimoramento da sua página. Trata-se de uma ferramenta do Google que permite testes de velocidade de páginas destino e envia diversas sugestões de melhorias. Vale uma visita! 

 

 

6 – Não utilizar corretamente a Tittle Tag e a Descripton

A Tittle Tag representa o título da sua webpage. O título azul que aparece nos resultados de busca do Google, sabe? Para uma boa colocação na estratégia de SEO, essa função deve ser chamativa e relevante para o conteúdo que será mostrado após o clique. Seja criativo e pense bem na composição das palavras para atrair o usuário. Conseguir usar palavras-chave na title tag também é um ótimo caminho para o SEO.

 

Nos resultados de busca, a Description é aquele texto que aparece logo abaixo da Title Tag, que descreve resumidamente o que a pessoa encontrará naquela página de destino. Elabore um texto que chame o usuário para a ação de forma sucinta e agradável. Palavras-chave também são bem-vindas aqui.

 

 

7 – Não utilizar corretamente o Search Console

O Search Console é uma ferramenta do Google que te atualiza com diversos relatórios que auxiliam na otimização SEO do seu site. São informações como a taxa de CTR, a posição nas buscas com determinadas palavras-chave, relatórios de páginas de erro, etc. Vale a pena utilizar. 

 

8 – Fazer uso errado de imagens 

Usar imagens é muito importante para enriquecer seu conteúdo. Além de tornar o texto mais atrativo, o uso de imagens corretas pode auxiliar na compreensão do usuário.

Uma dica: Não se esqueça de preencher o alt text para que os mecanismos de busca entendam o que sua imagem quer passar e auxiliem na visibilidade da sua página. O Alt Text serve para descrever imagens, gráficos, entre outros, no código do seu site, apesar de não ficar visível na sua página, ajuda a explicar o contexto do seu conteúdo.

 

9 – Usar URLs complicadas

Está aqui um dos erros mais comuns nas estratégias de SEO. Muitas URLs contêm códigos ou números que não deixam claro do que se trata a página de destino. Isso também prejudica a posição do site nos buscadores.

As URLs precisam ser bem estruturadas, objetivas e com palavras relevantes. Assim, os mecanismos de rankeamento serão capazes de compreender o conteúdo e sua página ficará bem colocada nas buscas. Evite URLs muito longas.

 

10 – Menosprezar o SEO local

Por último, mas não menos importante, falaremos sobre o SEO local. Caso você administre um restaurante, salão de cabeleireiro, por exemplo, é muito interessante que atraia clientes da sua região. Essa modalidade serve para isso e, portanto, não deve ser ignorada. Quando bem utilizada, poderá proporcionar maior visibilidade para a sua marca e novas oportunidades de negócio. Uma dica é que, caso ainda não tenha, crie uma ficha no Google Meu Negócio. Assim, fica muito mais simples de atrair um público próximo a você. Se quer entender melhor essa ferramenta do Google, clique aqui e leia nosso artigo sobre o tema.

 

 

O que achou dessas dicas de como fazer SEO? São muitos detalhes para assimilar, mas a Uptown pode te ajudar em toda a sua estratégia digital e otimização de conteúdos. Vamos conversar? =)