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ACM, lona, letra caixa… Conheça os materiais mais usados em fachadas comerciais.

Fachadas em ACM, lona, adesivo? Quais os materiais mais comuns para a comunicação externa de lojas? Quais materiais para fachadas comerciais devo escolher para o meu projeto? Leia este artigo para entender melhor sobre o tema.

 

 

Quando pensamos em padronização de franquias, revendas e outros tipos de redes com lojas físicas, ou até no projeto arquitetônico de uma nova loja, um dos principais pontos de atenção está relacionado à fachada do estabelecimento. Como será a comunicação externa que atrairá os clientes para dentro do meu negócio? Parece uma tarefa fácil. Basta pintar a frente da minha loja com uma cor chamativa, aplicar o meu logotipo, telefone, uma frase de efeito e pronto! Mas você sabe como fazer isso? O mercado oferece diversas soluções de materiais para fachadas comerciais, cada um com características bem particulares que devem ser avaliadas com muita cautela antes de iniciar qualquer obra. 

A intenção desse artigo é apresentar alguns dos mais populares materiais utilizados nas fachadas de bancos, concessionárias, farmácias, redes de alimentos, clínicas, entre outros tipos de negócio, e deixá-lo mais seguro na hora de fazer qualquer escolha. Está pronto? Vamos listá-los agora.

 

 

Fachadas em ACM

O ACM é um dos materiais mais utilizados para confeccionar a comunicação externa de estabelecimentos comerciais, principalmente em projetos de franquias, distribuidores exclusivos e revendedores, por seu efeito estético e durabilidade. Abreviação da sigla em inglês Aluminum Composite Material, o ACM é composto por lâminas de alumínio e polietileno, que trazem um visual moderno e profissional aos projetos de fachadas comerciais. O investimento com ACM é maior se comparado aos demais materiais dessa lista por ser um item mais resistente e que exige mais trabalho na produção e instalação. Por isso, é necessário sempre avaliar a sua necessidade e o seu bolso antes de escolher o material. As principais vantagens do ACM são:

Durabilidade e resistência: Se comparadas a outros materiais como a lona, fachadas em ACM são muito mais resistentes ao desgaste proporcionado pelas intempéries, chegando a uma vida útil de aproximadamente 5 anos se nada fora do comum acontecer (dependendo da característica do projeto e material utilizado a vida útil do ACM pode até ser maior).

Versatilidade: O ACM pode ser fabricado em diversas cores, além de ser um material prático e fácil de manipular, conferindo inúmeras possibilidades criativas ao seu projeto.

Estética: Além de ser um material resistente às ações do tempo, o ACM por si só já se destaca por sua modernidade e aparência, além de funcionar muito bem com LED, texturas diferenciadas, letras-caixa e até com aplicação de adesivos. Outro detalhe importante é a facilidade na limpeza das fachadas em ACM, amenizando consideravelmente a dificuldade em deixar sua comunicação visual externa sempre brilhando e conservada. 

 

 

Fachadas em lona

Muitos estabelecimentos, em especial os de pequeno porte, optam pela lona para sua comunicação visual externa. A lona é um material popular entre os lojistas muito por conta do menor investimento se comparada ao ACM. Além disso, as baixas restrições em relação à arte que será impressa ou adesivada é uma das principais vantagens da lona, já que o processo de impressão digital entrega com fidelidade as cores, elementos e imagens desejados. 


O material também é durável, mas não tanto quanto o ACM, podendo chegar a uma vida útil de 1 a 2 anos em condições normais de conservação. Uma arte impressa está mais suscetível ao desgaste gerado pela ação dos raios solares e das chuvas. Até por isso, as lonas são mais utilizadas para comunicação de ambientes internos na forma de banners, painéis, backdrops, etc…

 

 

Adesivos para fachadas externas

Os adesivos aplicados em fachadas externas também são bastante utilizados em estabelecimentos comerciais por sua versatilidade e belo acabamento. Normalmente os adesivos são aplicados sobre superfícies planas, como em painéis de ACM, placas de vidro e até em lonas. O tipo de adesivo a ser escolhido dependerá da arte escolhida para o projeto. Os mais comuns são:

Adesivos com impressão digital: Se a arte escolhida para a comunicação externa da fachada possui imagens e grafismos com muitos efeitos, detalhes e cores variadas, a melhor opção será utilizar um adesivo com impressão digital para obter exatamente o resultado buscado. Mas lembre-se! O processo de impressão digital exige manutenção rígida, uma vez que desgasta mais rápido em locais com alta exposição aos raios solares e outras variações climáticas. Sem aplicação de verniz especial ou laminações protetoras, os adesivos com impressão digital têm vida útil de aproximadamente 1 ano. 

Adesivos em recorte: Em artes que não possuem tanta variação de tons e efeitos, compostas por cores sólidas, uma excelente opção é o adesivo vinílico em recorte, ou seja, o formato do seu logotipo, da sua tipografia, é recortado diretamente no adesivo já produzido na cor desejada (existem diversas opções de cores). A vantagem é que essa técnica dá mais durabilidade ao material, uma vez que exclui a necessidade da impressão digital. Os adesivos em recorte são mais resistentes às ações do tempo do que adesivos impressos, mas também precisam de atenção especial com manutenção e limpeza. Eles também sofrem com desgaste ao longo do tempo.

 

 

Letra Caixa

Quer dar requinte e deixar a comunicação externa da sua loja mais chamativa? A letra caixa ou letra bloco é muito utilizada nas fachadas dos estabelecimentos justamente com esse objetivo. São letras individuais que podem ser fixadas diretamente na parede ou através de suportes especiais, inclusive com a possibilidade de instalação de fontes de luz, dando ainda mais destaque às fachadas das lojas em qualquer hora do dia. 


Se você busca durabilidade superior para o nome de sua marca, dos produtos oferecidos ou seus contatos, a letra caixa se sobressai aos adesivos, pinturas e impressão digital, uma vez que é produzida com materiais mais resistentes às intempéries e que necessitam de menos manutenção. A única “desvantagem” se comparada às alternativas citadas está no maior investimento. As letras bloco mais comuns no mercado são confeccionadas de:

  • Aço inox escovado ou polido
  • Aço galvanizado
  • Alumínio
  • Latão polido
  • Acrílico
  • PVC expandido

 

 

Pintura

Apesar de não parecer nenhuma novidade, as características da pintura também devem ser consideradas antes de iniciar o projeto da sua fachada. Considerando custo-benefício, a pintura é um item básico em quase todo projeto e está no topo da lista de escolhas dos lojistas pelo baixo investimento, tanto com material quanto com mão de obra, compensando a necessidade de manutenção regular por conta dos desgastes corriqueiros provenientes das intempéries. Se você quer a sua loja sempre bela e conservada, faça retoques na pintura sempre que ela estiver suja e com claros sinais de desgaste. Uma boa sugestão é optar por tintas acrílicas, pois possuem capacidade de impermeabilização, ideal para pinturas de ambientes externos.

 

 

Alguns pontos de atenção

Cores dos materiais: Na impressão digital, adesivo recorte e até no ACM, as cores escolhidas podem influenciar diretamente na durabilidade do material. Um exemplo são as cores com mais pigmentação magenta, como o vermelho, que “queimam” ao longo do tempo quando muito expostas aos raios solares, danificando a coloração original da arte (ex: o vermelho vai ficando rosa). Neste caso, a vida útil do material pode diminuir consideravelmente. 

Lei Cidade Limpa: Independentemente do material utilizado, não se esqueça de conferir se a sua cidade possui algum tipo de lei restritiva antes de executar o seu projeto de fachada, evitando dores de cabeça futuras. Quer entender um pouco mais sobre esse tipo de lei? Clique aqui.

Auxílio de uma agência de arquitetura de varejo: Agora você já conhece alguns dos materiais para fachadas comerciais mais utilizados nos projetos de arquitetura de varejo. Entendeu como cada item tem suas particularidades e que a escolha depende do tipo de projeto que você pretende executar? Não existe escolha certa ou errada, apenas aquela que se adequa melhor ao seu momento. Os prós e contras devem ser colocados na balança para ajudá-lo a compreender qual o melhor custo-benefício para o seu negócio. Precisa de ajuda para fazer esse tipo de análise? 

 

A Uptown é uma agência de arquitetura de varejo especialista em especificar os melhores materiais para fachadas de lojas de acordo com a necessidade e o budget do cliente. Vamos conversar? =)