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Como escolher um ponto comercial? 07 dicas indispensáveis antes de definir o local da sua loja.

Se você já decidiu que vai abrir uma loja ou franquia, mas ainda não sabe muito bem como escolher um ponto comercial ideal, leia este artigo para descobrir.

Existem inúmeros fatores para o sucesso de um estabelecimento comercial, como um bom atendimento, uma fachada que desperte interesse em conhecer o local, limpeza, organização, produtos ou serviços de qualidade… Daria para listar por horas os pontos de atenção para uma loja física se destacar diante da concorrência. 

No entanto, temos um fator em especial que, se não planejado com cautela desde o início, antes mesmo de começar a pensar nos demais, pode comprometer muito o seu investimento e transformar o sonho de ter uma loja perfeita em uma dor de cabeça das mais doloridas: o local.

Mas como escolher um ponto comercial? Essa é uma pergunta-chave para donos de estabelecimentos, gerentes de trade marketing e outros profissionais do ramo. A escolha do local pode ser determinante para o êxito de qualquer negócio, independentemente se estamos falando de uma loja de bairro ou uma grande rede de franquias com uma marca conhecida. 

É claro que não existe uma resposta definitiva, até porque, como mencionado no início, sempre há um conjunto de fatores para considerar. Você pode estar no melhor ponto comercial do mundo, mas o cliente não voltará se seu atendimento for ruim, por exemplo.

Muitos lojistas também se guiam bastante pela intuição. “Algo me diz que se eu abrir a loja neste local vai ser um sucesso”. Bom, às vezes dá certo, mas estamos aqui para tentar diminuir ao máximo a possibilidade de erro. Por isso, preparamos 07 dicas importantes antes de escolher um ponto para o seu negócio. Com certeza vai te ajudar!

01 – Conheça o perfil do seu público

Essa é uma lição de casa que toda a empresa deveria saber de cor e salteado antes de lançar um produto, uma campanha e também uma loja. Conhecer o seu público-alvo é importante porque o seu estabelecimento comercial precisa estar onde o consumidor ideal está. Parece óbvio, mas muitas empresas não dão a devida atenção. 

Sendo bem direto, se a sua loja vende artigos infantis, seria ideal ela estar localizada em uma região com alto número de crianças. Se vende itens de luxo, em um local com pessoas de alto poder aquisitivo, e assim por diante.

Sempre é bom estudar a fundo o perfil do consumidor das regiões antes de alugar um ponto, mas aqui vai uma dica específica para quem quer abrir uma franquia ou loja de alguma rede: busque avaliar o perfil dos clientes dos outros estabelecimentos de mesma bandeira que a sua (idade, gênero, renda, comportamento…), especialmente aquelas com maior faturamento.

02 – A sua loja precisa ter visibilidade 

Você estudou bastante como escolher um ponto comercial onde o seu público está e já definiu a região onde abrirá a loja. Muito bem! Agora você precisa pensar em outro fator bem relevante. A visibilidade do imóvel que você vai comprar ou alugar. Quanto maior a visibilidade da fachada do seu estabelecimento, mais chances de atrair pessoas para dentro dele. 

  • Atente-se aos obstáculos: Evite imóveis que tenham obstáculos na frente que podem atrapalhar a visualização das pessoas, como árvores, postes, fiações, pontos de ônibus…
  • Evite recuos: Especialmente para negócios que dependem do fluxo de pessoas, da compra por impulso ou conveniência, dê preferência para imóveis no mesmo nível da rua, sem grandes recuos. Caso não tenha jeito, uma opção interessante para amenizar o problema é a instalação de um totem. 

03 – Fácil acesso e posicionamento

De nada adianta abrir uma loja no local certo e com grande visibilidade, se ela for de difícil acesso. Sempre observe bastante o fluxo dos carros e dos pedestres nas vias e calçadas. Tente estar onde as pessoas circulam. Se a sua loja tiver estacionamento próprio, estacionamentos próximos ou ruas fáceis de parar um veículo, por exemplo, você já sai na frente. Se o seu negócio está localizado em uma via de trânsito rápido e não possui locais de fácil acesso para parar, uma pessoa interessada em conhecê-la pode desistir facilmente. 

Também se atente à posição do seu imóvel. Esquinas são bem-vindas porque sua loja pode ser visualizada por duas vias diferentes, mas principalmente esquinas onde a circulação é intensa de ambos os lados. Pesquisas de campo são sempre muito úteis para verificar esse tipo de questão. 

04 – Polos geradores de tráfego

Você sabe o que são polos geradores de tráfego? Não? E se eu te contar que eles são grandes aliados na hora de definir como escolher um ponto comercial? Como o próprio nome já diz, são estabelecimentos que por si só geram uma grande circulação de pessoas. Consequentemente, eles potencializam o fluxo de possíveis consumidores nos bairros onde estão localizados. Os exemplos mais evidentes são shoppings centers, supermercados, universidades, bancos, grandes redes de farmácias, entre outros. Por isso, se o seu tipo de negócio exige um local com alta circulação de pessoas, dê preferência para bairros e ruas onde existem polos geradores de tráfego.

05 – Negócios complementares

Outra super dica é estar próximo de estabelecimentos comerciais que tenham a ver com o seu negócio, pois podem ajudá-lo indiretamente a alcançar o sucesso. Vamos a um exemplo prático. Se você quer abrir uma loja de roupas femininas, que tal estar próximo de salões de beleza, redes de calçados para mulheres, lojas de maquiagem, etc? Essa aposta vale para qualquer tipo de negócio. Basta listar empresas de sucesso que podem ser complementares ao seu próprio negócio e tentar estar o mais próximo possível delas.

06 – Análise da concorrência

Esta é uma questão delicada, mas fundamental na hora de abrir uma loja. Digo isso porque uma das principais dúvidas de todo lojista em relação a como escolher um ponto comercial é se deve ou não estar próximo a um concorrente. A resposta pode não agradar, só que é a mais pura verdade. Depende! Antes de definir, avalie muito as possibilidades e o estilo do seu negócio. 

Se a sua loja se favorece da comparação, ou seja, o cliente quer experimentar opções antes de definir uma compra, neste caso pode ser interessante estar próximo à concorrência, ainda mais se você confia no potencial do seu produto ou serviço. É muito comum restaurantes e redes de fast food, por exemplo, optarem por uma localização próxima a concorrentes. Lojas de móveis, em que os clientes gostam de comparar preços, qualidade e variedade, muitas vezes também seguem essa estratégia. 

Agora, se determinada região já tem um concorrente muito bem estabelecido, que já domina a clientela naquele bairro e dificilmente vai perder mercado pela compra por comparação, então talvez vale muito mais a pena você ficar longe dele. Neste caso, procurar outras regiões com potencial, mas ainda inexploradas pelo seu tipo de negócio, pode ser a melhor solução.

07 – Atenção para outros fatores

Se você quer saber como escolher um ponto comercial, além dos seis tópicos listados acima, não deixe de avaliar também esses outros fatores:

  • Pesquise sobre o potencial de crescimento da região
  • Pondere se o custo do imóvel cabe no seu orçamento
  • Avalie o local presencialmente. Faça pesquisa de campo quantas vezes for preciso.
  • Considere contratar uma empresa especializada em ponto de venda para te ajudar nesta escolha difícil e determinante.

Você já está mais tranquilo para tomar a decisão de como escolher um ponto comercial? Esperamos que sim! Nós, da Uptown, podemos ajudar na escolha do imóvel, com projetos de arquitetura para sua loja se destacar, entre outros serviços em busca da loja perfeita! Vamos conversar?