Blog Uptown - Marketing Digital

O que é Storytelling e como utilizá-lo na estratégia de marketing de conteúdo

Está precisando de uma estratégia de marketing de conteúdo? Então o Storytelling pode ajudar muito e vamos te dizer o porquê! 

Storytelling é uma estratégia de marketing de conteúdo muito utilizada em persuasão. Isso porque são histórias contadas em narrativas mais envolventes e atrativas utilizando recursos diferenciados de escrita e audiovisuais. É uma ótima maneira de promover seu negócio de forma sutil e agradar seu público-alvo naturalmente, aumentando suas chances de vendas. A seguir explicaremos um pouco melhor como funciona.  

 

Mas afinal, o que é Storytelling?

Podemos resumir como a arte de contar histórias. Traduzindo para o português, “Story” significa história e “telling”, contar. É trazer suas ideias ao público de forma criativa, contando histórias com sons, imagens e linguagem envolventes. Uma boa maneira de fazer isso é dizer e demonstrar em seus conteúdos como seus produtos e serviços podem fazer parte das ações cotidianas do seu público-alvo. Dessa maneira, seu negócio se promove de forma sutil e seu cliente não se sente diretamente impactado com uma estratégia agressiva de vendas. 

Por possuir caráter extremamente persuasivo, essa estratégia de marketing de conteúdo acaba despertando maior interesse das pessoas pela sua marca, tornando-a cativante, além de estreitar relações com os consumidores através de narrativas criativas e adaptadas às Personas

 

A estratégia na prática

Como explicamos acima, essa estratégia de marketing de conteúdo precisa contar boas histórias. Criatividade, boa escrita e habilidade de adaptação a cada público-alvo são três pontos essenciais. 

Os conteúdos devem ser capazes de entreter e convencer os consumidores através de aspectos cognitivos e emocionais. Para isso, alguns pontos devem ser pensados na construção de um storytelling: 

  • Títulos bem produzidos (a retenção do público começa aí);
  • Recursos visuais (imagens, sons e vídeos);
  • Utilização de diálogos reais ou entre personagens que tenham algum tipo de ligação com o seu público-alvo para que haja interação e identificação com os conteúdos;
  • Utilização de recursos linguísticos que despertem emoções;
  • Produzir histórias que tenham início, meio e fim bem estruturados;
  • Trazer um problema ou conflito que seja solucionado durante ou ao final do enredo;
  • Produzir histórias criativas e autênticas.

 

Estratégia de marketing de conteúdo: Storytelling seria a bola da vez? 

Pense em si mesmo como cliente. É muito mais agradável receber conteúdos com os quais você se identifica e de forma leve do que receber diversos anúncios com estratégias de vendas repetitivas e agressivas, não é? O envolvimento com a marca que lhe proporciona criatividade enquanto demonstra produtos e serviços acaba se tornando muito mais natural e certamente mais eficiente. Isso não é diferente com os seus consumidores. 

Essa estratégia de marketing de conteúdo encanta por trazer uma narrativa interessante, mas nada invasiva. Um conteúdo leve é benéfico para os receptores e mais eficiente no aumento das vendas mesmo que de maneira indireta. Então sim, tornou-se um ponto fundamental para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo. É diferente e inovador, quebra o conceito de propagandas comuns e cria conexão com o leitor, então, por que não investir? 

 

A importância de construir um bom Storytelling para sua estratégia de marketing de conteúdo

Vendas realizadas de empresas para consumidores normalmente exigem apelo emocional. O processo de compra precisa despertar interesse para ser concretizado. Por isso, o objetivo do Storytelling é gerar gatilhos mentais aos receptores dos seus conteúdos durante o contato com a marca. Quando você conhece as Personas relacionadas ao seu negócio, fica muito mais simples contar histórias envolventes e criar vínculo com este público, o que trará maiores chances de vendas e tornará seu investimento muito mais assertivo também. 

Grandes marcas reconhecidas no mercado (Coca-Cola, Google, Itaú, etc) já utilizam essa estratégia de marketing de conteúdo por conta dos excelentes resultados. Lembre-se, pessoas engajadas com a sua marca auxiliam no crescimento do seu negócio!

 

Por que o Storytelling funciona? 

  1. Histórias podem ser traduzidas em jornadas para o seu público. Com um conteúdo criativo e bem estruturado, você consegue envolver seu consumidor, criar uma conexão e fazer parte da jornada de experiência dele. 
  2. Traz identificação para o receptor da mensagem. Uma história eficiente faz com que o público se envolva com o enredo. Faz com que se identifique com o personagem principal e até se imagine na narrativa. 
  3. Boas histórias despertam boas emoções. Uma história bem estruturada para cada Persona acionará o lado emocional desses receptores. Trará memórias e sentimentos e, com toda certeza, mais reconhecimento à sua marca. 
  4. É muito mais fácil transmitir mensagens, mesmo que atreladas a vendas de produtos, quando estão ligadas a histórias. A comunicação se torna menos invasiva e mais eficaz. 

Para finalizarmos esse tema de estratégia de marketing de conteúdo, vale ressaltar que o cérebro humano possui mais facilidade e maior receptividade em reter histórias do que dados numéricos, por exemplo. Isso ocorre porque quando contamos histórias, podemos estimular o cérebro em partes que se relacionam à visão, audição, gostos e preferências, o que fará o cliente interagir diretamente e se identificar com o conteúdo produzido pela sua marca. Essa estratégia tende a aproximar marca e consumidor

Em resumo, quanto melhores forem suas histórias, melhores serão os seus resultados finais, tanto em vendas, lucros ou reconhecimento da marca no mercado. E então, vale a pena, não é?

 

E aí, já aprendeu a criar histórias que vendem seu produto? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre Storytelling, entre em contato com a Uptown e vamos bater um papo!