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Como fazer um Showroom através da arquitetura de varejo pode melhorar a experiência do cliente 

Sua marca já tem familiaridade com Showroom? Como vocês têm trabalhado a proximidade e experiência de compra com os clientes? Quer dicas de como fazer um Showroom para sua loja? Bom, nesses pontos a arquitetura de varejo pode te ajudar, e MUITO! Saiba como lendo este artigo.

A primeira impressão é sempre a que fica! Aplicando este ditado no varejo, precisamos ressaltar a importância de proporcionar a MELHOR jornada de compra para os nossos clientes. Mas como a arquitetura de varejo faz esse tipo de ação? Coloque-se no lugar do cliente. Desde o estacionamento de um comércio inicia-se a jornada. O primeiro contato do consumidor será visual, com os elementos, estado de conservação e cores da sua fachada. A partir daí começam as percepções relacionadas à sua marca.

Ao entrar na loja, o que irá atraí-lo? Você possui uma boa vitrine para que seu cliente interaja? Existe algum layout que valorize seus produtos? É importante que seu cliente consiga visualizar o produto em sua utilização, por isso, saber como fazer um showroom é tão importante, um forte aliado da equipe comercial que, de alguma forma, fará com que potenciais consumidores se sintam entusiasmados, facilitando a jornada de venda. 

A arquitetura de varejo trabalha de uma maneira eficiente na exposição de produtos, separando por setores, de forma que fique coerente com toda a comunicação visual interna do seu estabelecimento. O cliente deve sentir-se confortável para analisar seu showroom do início ao fim. A seguir, entenderemos melhor o que é um showroom e como essa estratégia de arquitetura de varejo pode melhorar os resultados das suas vendas. 

 

Showroom: experiências e sensações

O ato de comprar pode sim estar relacionado à visão e contato com uma vitrine bem estruturada, que proporciona sensações e acaba se transformando em uma experiência para o consumidor. O Showroom é uma boa prática para que isso aconteça. 

Showroom é um termo conhecido dentro da arquitetura de varejo para expor os melhores produtos de uma marca de forma atrativa para posicioná-la no mercado. É um espaço projetado para oferecer experiências personalizadas a cada um dos seus clientes, levando o usuário a criar relações mais emocionais com os produtos ofertados através de ambientes e estímulos visuais que representem o seu negócio. 

O objetivo de um Showroom é proporcionar uma ideia real de usabilidade do produto, para que o consumidor não sinta que fará algo por impulso e concretize uma compra consciente e confiante. 

 

O trabalho da arquitetura de varejo na construção de um Showroom

O foco da arquitetura de varejo é envolver o cliente e valorizar o ambiente da loja. Na construção de um showroom, os produtos devem ser expostos de maneira eficiente e funcional, pensando que além da estética e do encantamento visual, o cliente deve sentir emoções que o levem a refletir sobre os benefícios de adquirir os produtos em exposição. 

Na hora de pensar em como fazer um showroom ideal, o arquiteto deve focar em detalhes que estejam de acordo com as preferências do público-alvo em potencial. Por exemplo, se seu negócio está posicionado no segmento automotivo, os itens em exposição devem se harmonizar com elementos que representam essa cultura. 

Para que seu showroom seja atrativo e proporcione uma melhor experiência de compra, estudar a iluminação também é imprescindível, pensando nas preferências e comportamentos do consumidor, é claro. Foque em aspectos que quer valorizar, e os profissionais de arquitetura de varejo trabalharão para te entregar o melhor cenário. 

Pensando em tudo isso para um showroom, dependendo do segmento do seu negócio, você também pode envolver outros tipos de estímulos aos sentidos humanos, como aromas para desenvolver sensações olfativas ou sons que estimulam o sistema auditivo, sempre objetivando despertar o interesse do seu consumidor para que ele tenha uma excelente experiência na jornada de compra.

Para aumentar o reconhecimento da sua marca, a sugestão é que divulgue seus showrooms com novos produtos, de maneira que as pessoas queiram conhecer o seu ponto de venda. Isso gerará novas oportunidades de negócio e com certeza seu investimento em arquitetura de varejo não será em vão! 

 

04 dicas práticas de como fazer um showroom

Em primeiro lugar, o investimento neste tipo de espaço é justamente para apresentar um portfólio de produtos, seja de qualquer segmento, desde que os responsáveis trabalhem isso de forma atrativa, produzindo o melhor cenário de exposição. Como mencionamos acima, um showroom deve fazer com que o cliente se veja na experiência de utilização do produto exposto. 

Um exemplo muito prático, para que você entenda o papel que o showroom desempenha, são lojas de cama, mesa e banho. Normalmente há uma exposição de colchas bonitas atreladas a camas grandes e travesseiros, que passam a sensação de beleza e conforto ao ambiente. Ali mesmo, dentro do ponto de venda, você já consegue se visualizar utilizando os produtos, ou se pega pensando na disposição de espaço da sua casa para acomodá-los. É basicamente dessa forma que a arquitetura trabalha no varejo. Vejamos um pouco mais a seguir:

 

 

  • Experimento de produtos

 

Com um mundo tão digital, nem sempre o cliente consegue ter um contato físico com o produto antes de finalizar a compra. Por isso, ter um showroom pode sim ser uma vantagem competitiva de mercado. Oferecer uma boa visualização e experimentação dentro do seu ponto de venda é mais um motivo para que o cliente se sinta numa situação de uso e seja induzido a finalizar a compra.

 

 

  • Criar relacionamento com o consumidor 

 

Quando você observa um cliente pelo seu showroom já dá para ter uma ideia do seu comportamento e preferências. É uma oportunidade única para conversar com esses consumidores e aprimorar suas estratégias de vendas. Uma equipe comercial precisa ser cordial e gentil, tentar entender quais são as necessidades daquele usuário, o que o levou até aquele ponto de venda e entender o motivo dele acreditar que os produtos expostos são a solução que ele busca. Desde esse contato, ele provavelmente já acredita no potencial da sua marca. Potencialize isso e ofereça soluções personalizadas. 

Quando você ajuda um cliente e proporciona conforto dentro do seu showroom, uma vez que o relacionamento está fluindo, você gera novas oportunidades de vendas para produtos complementares aos que ele esteja procurando.

 

 

  • Apresentar um conceito e melhorar a experiência do consumidor

 

É claro que o seu showroom deve ter coerência com toda a comunicação padronizada da sua marca, mas o objetivo da arquitetura de varejo neste caso em específico é gerar uma experiência memorável, tanto na disposição dos produtos, quanto nos experimentos e até mesmo no desenvolvimento de relacionamento com o seu cliente. 

Você deve mostrar ao consumidor que sua marca se importa com a sua presença e que fará o possível para que ele se sinta confortável e encontre a solução para o que deseja. Trabalhando esses pontos e tendo um atendimento de excelência dentro do seu ponto de venda, você com certeza terá clientes mais felizes e fiéis.

 

 

  • Aumentar o potencial de vendas

 

A arquitetura de varejo planeja muito bem os showrooms dentro de um ponto de venda, além de encantar os clientes com produtos muito bem organizados visualmente. Busca projetar ambientes onde o consumidor encontre o que deseja de forma fácil. Pensando em potencial de vendas, os arquitetos envolvidos trabalham também para que produtos complementares aos do showroom fiquem expostos de forma bem próxima, o que pode induzir os clientes a comprarem mais com menor tempo de busca. 

A arquitetura de varejo permite uma série de ações para que seu negócio ganhe mais espaço no mercado. Hoje, explicamos apenas dicas e práticas de como fazer um showroom encantador. Seja qual for o seu segmento de atuação, a arquitetura motiva clientes a manterem um relacionamento com a sua marca através do envolvimento com ambientes internos e externos do seu estabelecimento comercial, fábrica, empresa, escritório… Vale muito a pena investir.

Agora queremos saber, você já interagiu com um showroom? Sentiu alguma das sensações que citamos? Se sim, você já sabe que essa estratégia funciona bem! Se você deseja uma explicação mais detalhada de como fazer um showroom ou de um orçamento, fale com a gente. Será um prazer atendê-lo =)