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A sua empresa precisa de um sistema CRM. Vamos te provar!

Atualmente muito se fala sobre CRM, mas você sabe o que significa o termo? Sabe para que serve um sistema CRM e por que é tão utilizado nas empresas? Se ainda não, leia este artigo.

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management. Em português, o termo é utilizado para tratar o relacionamento com o cliente. O sistema CRM tem como objetivo centralizar as necessidades do cliente e antecipá-las para propor soluções efetivas. Ok, agora que você entendeu o termo, vamos nos aprofundar no assunto.

 

O que é sistema CRM?

Como citado acima, em português, o termo significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. É exatamente essa a função do sistema CRM. Essa solução tecnológica veio para aproximar clientes e empresas, automatizando funções que trabalham contatos personalizados com os consumidores da marca. As informações e dados concentrados em um só lugar facilitam esse processo de relacionamento e, na prática, o sistema impacta diretamente em diversos setores do negócio, como marketing, vendas, entre outros.

 

Mas como funciona exatamente o sistema CRM?

Sabemos que é muito difícil acompanhar cada cliente de forma personalizada, entender suas necessidades e oferecer soluções eficazes. Podemos dizer então que o sistema CRM é um grande facilitador para o seu negócio. 

Ele basicamente reúne informações de prospects e clientes, mostrando o comportamento de compra, preferências de canais de comunicação ou outras interações desses consumidores com a sua marca. Dessa forma, fica mais simples extrair relatórios, segmentar grupos, criar personas, otimizar estratégias e personalizar comunicações e soluções. 

Existem diversas ferramentas hoje em dia que desempenham esse papel, como RD Station, Pipedrive, HubSpot, Salesforce, entre outras. Basta que você analise seu negócio para entender qual delas se adequa melhor às suas necessidades e aos seus custos. 

 

Principais aplicações de um CRM

  • Análise de métricas e indicadores: O CRM reúne diversas informações de clientes e prospects, o que permite uma análise mais profunda do público-alvo. 
  • Estratégia: Os dados reunidos pelo sistema CRM podem direcionar estratégias mais assertivas para o seu negócio.
  • Operacional: Áreas como SAC, suporte, pós-venda, entre outras, podem utilizar o CRM para o atendimento personalizado do cliente, mas também para receberem e registrarem feedbacks que auxiliem nos processos de otimização da empresa. 
  • Colaboração: Com o CRM todas as áreas da empresa conseguem ter as mesmas informações dos clientes. O que auxilia numa estratégia centrada no cliente (Customer Centric). Quando as áreas conversam entre si, a comunicação fica mais assertiva e todos os pontos de comunicação se padronizam.

 

Importância do sistema CRM

O CRM traz uma visão ampla do negócio, facilita o relacionamento entre marca e consumidor e permite acompanhamentos detalhados de jornadas e comportamentos de consumo. Dentro desse sistema, todos os passos do seu cliente podem ser registrados para que uma equipe qualificada realize análises, otimize suas estratégias e, consequentemente, melhore seus resultados. O CRM organiza dados, poupa tempo por conta das automatizações e centraliza as informações do cliente de forma padronizada para que todas as áreas da empresa consigam falar a mesma linguagem. 

Se você perde muito tempo procurando e organizando dados, se seu relacionamento com os leads ainda é muito genérico, se os relatórios não possuem a precisão que a empresa necessita ou se até mesmo houve diminuição de novos negócios, sinal de alerta, você precisa de um CRM.

 

05 benefícios do sistema CRM para a sua empresa

Já mencionamos a importância do CRM, o avanço tecnológico, ganho de tempo e automatização de tarefas manuais que o sistema proporciona dentro das organizações. Mas, além desses, quais outros benefícios o CRM traz para que o investimento em softwares seja recompensado? Veja 05 deles a seguir:

1. Visão ampla e aumento de produtividade: Por garantir uma centralização de dados, todos os colaboradores da empresa possuem as mesmas informações, o que facilita a análise de áreas e a otimização de tomadas de decisões num todo. Além disso, o CRM automatiza processos, o que permite que o time assuma outras funções e otimize as horas de trabalho.

2. Planejamento estratégico: Para definir recursos e obter bons resultados, toda organização precisa de um planejamento estratégico. O CRM pode ser um grande aliado, já que armazena interações, históricos de contatos e compras com o cliente (assim, você pode definir comportamentos e personas), além de mostrar desempenho de diversas áreas da empresa. Todos esses dados servem para otimização e tomadas de decisão mais assertivas. 

3. Análises precisas: O CRM estrutura dados específicos e precisos. Você consegue verificar o desempenho dos times, entender quantas conversões de leads foram feitas por colaborador… O sistema te entrega todas as informações para que o relacionamento do seu negócio com o cliente seja muito mais efetivo. 

4. Aumento de vendas: Se o CRM reúne dados, melhora as estratégias e te ajuda a traçar perfis e preferências, obviamente ele impacta nas vendas e lucros também. Esse sistema auxilia na decisão de canais de comunicação, traz relatórios que podem direcionar melhor suas vendas e, por fim, fidelizar consumidores. 

5. Sua marca se fortalece no mercado: Como sua marca é vista no mercado pelos seus parceiros, consumidores ou concorrentes? Com o sistema CRM, tendo perfis de clientes traçados, dados específicos, processos organizados e estratégias otimizadas, sua empresa conseguirá acompanhar os consumidores e trazer soluções eficazes, o que com certeza trará melhores resultados e trará um novo posicionamento para sua marca no mercado 

 

Conclusão

Ficou claro o quanto um sistema CRM pode auxiliar no sucesso de uma empresa, não é? Bom, como citamos anteriormente, existem diversos softwares disponíveis no mercado para auxiliá-lo em processos internos. Softwares que reúnem dados e relatórios que conseguem melhorar a assertividade de decisões, antecipar necessidades dos consumidores e até mesmo aumentar a efetividade de novos negócios. A maioria dos CRMs funciona com sistema de nuvem, o que permite acesso de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. É uma maneira simples de integrar todas as áreas da empresa em um objetivo: melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados da organização. Bem eficaz, não acha?

A Uptown conta com profissionais de marketing digital capacitados para implementar um sistema CRM na sua empresa, criar fluxos de automação para facilitar a captação de leads e o trabalho da sua equipe, e oferecer treinamentos para seu time de vendas e marketing usar essas ferramentas da melhor forma.

 

Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo!